Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 19 de maio de 2009

Divaldo Franco e Alma Gêmea, Carma, Sofrimento parte 1/3

"Contra o câncer: alho, chá verde e cúrcuma"

David Servan-Schreiber, neurologista francês autor do best seller 'Anticâncer', defende a alimentação como uma forma de prevenção da doença e fala sobre as descobertas das últimas pesquisas sobre o assunto
Letícia Sorg
Divulgação
ÉPOCA – O que podemos fazer para prevenir o câncer?
David Servan-Schreiber -
O peso da alimentação é de 4 em 10 na prevenção do câncer. O do tabaco, 3 em 10 e o dos exercícios, 1,5 ou 2. E esses fatores são cumulativos. Se você seguir todos eles, vai reduzir em 60 a 70% suas chances de ter câncer. Um estudo recente que postei em meu blog (www.anticancerbook.com) mostrou que comer a quantidade suficiente de vegetais reduz em 73% a chance de uma mulher que tem o gene de propensão ao câncer de mama desenvolver a doença. A alimentação também parece ajudar homens que têm um gene que aumenta drasticamente a chance de desenvolver um tipo agressivo de câncer de próstata. Se eles comerem peixe duas vezes por semana, vão ter o mesmo risco que os outros homens.

Fonte :
Época - saúde&bem estar

INFARTO com diagnóstico ultraprecoce

Eis a promessa de um novo teste que está chegando aos prontos-socorros brasileiros. Por meio dele é possível saber com grande precisão a verdadeira causa de dores no peito que levam muita gente ao hospital

por FÁBIO DE OLIVEIRA I design THIAGO LYRA I infográfico EDER REDDER

Um misto de pavor e desconforto e que desconforto! Assim pode-se resumir uma das cenas mais rotineiras nas salas de emergência dos hospitais: o indivíduo chega ali acometido por uma baita dor no peito, um dos sinais clássicos de infarto. Mas nem sempre o mal-estar é sinônimo de tamanha encrenca. "Até espasmos nos vasos sangüíneos podem provocar dores torácicas", revela o cardiologista Ricardo Pavanello, do Hospital do Coração, em São Paulo. "Às vezes, por um excesso de zelo, vários pacientes com o sintoma acabam internados sem uma razão precisa."

No entanto, um novo teste sangüíneo promete esclarecer dúvidas, evitando estadias hospitalares desnecessárias. Batizado de IMA, sigla em inglês para albumina modificada pela isquemia, ele revela se essa proteína apresenta algum tipo de alteração, sinal de um processo isquêmico, ou seja, de um bloqueio na passagem de sangue pelo vaso por trás da dor. "O teste, que possui 75% de acurácia, tem sido útil para o diagnóstico precoce do infarto, sinalizando a isquemia antes da morte do músculo cardíaco", diz o cardiologista Evandro Tinoco, do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, que está avaliando o método.

Fonte : SAÚDE é vital