Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Nova descoberta vai mudar os livros didáticos: vasos linfáticos no cérebro? | MeuCérebro

Em uma descoberta impressionante que derruba décadas de ensino de livros didáticos, os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Virginia determina que o cérebro está diretamente ligado ao sistema imunológico por canais que se pensava inexistentes. O fato de que tais canais de ligação poderiam ter escapado à detecção quando o sistema linfático foi extensamente mapeado por todo o corpo já é surpreendente por si só. Contudo, o verdadeiro significado da descoberta reside nos efeitos que o estudo poderia ter sobre o tratamento de doenças neurológicas, como o autismo, a doença de Alzheimer e a esclerose múltipla.
“Agora, ao invés de perguntar ‘como é que vamos estudar a resposta imune do cérebro?’ ou ‘por que pacientes com esclerose múltipla têm os ataques do sistema imunológico?’, poderemos abordar isso mecanicamente. O cérebro é como qualquer outro tecido ligado ao sistema imunológico periférico, no caso dele, através dos vasos linfáticos das meninges”, disse Jonathan Kipnis, professor do Departamento de Neurociências UVA e diretor do projeto Brain Imunnology and Glia (BIG). “Isso muda completamente a maneira como percebemos a interação neuro-imune. Antes, algo intangível que não podia ser estudado. Agora, podemos fazer perguntas mecanicistas a respeito.”

A nova descoberta vai mudar os livros didáticos


Fonte : Nova descoberta vai mudar os livros didáticos: vasos linfáticos no cérebro? | MeuCérebro

VIII CONGRESSO DAS ASSOCIAÇÕES PARKINSON DO BRASIL!!!

VIII Congresso das Associações Parkinson do Brasil

Prezados(as) Companheiros(as) das Associações Parkinson do Brasil!

Temos o prazer de informar-lhes que estamos com nosso site atualizados para receber as inscrições para o               Congresso.
      O congresso será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2015.
      Ficamos a disposição de todos(as) para quaisquer informações.
      Grande abraço a todos (as)

Marcia S. Farah Reis
Presidente – Grupo Lótus
Associação Parkinson da Baixada Santista

BOM DIA AMIGOS DO BLOG - VIDA EFÊMERA!!!

Vida Efêmera
Se pudéssemos ter consciência do quanto nossa vida é efêmera, talvez pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades que temos de ser e de fazer os outros felizes. Muitas flores são colhidas cedo demais. Algumas, mesmo ainda em botão.
Há sementes que nunca brotam e há aquelas flores que vivem a vida inteira até que, pétala por pétala, tranqüilas, vividas, se entregam ao vento. Mas a gente não sabe adivinhar. A gente não sabe por quanto tempo estará enfeitando esse Éden e tampouco aquelas flores que foram plantadas ao nosso redor.
E descuidamos. Cuidamos pouco. De nós, dos outros. Nos entristecemos por coisas pequenas e perdemos minutos e horas preciosos. Perdemos dias, às vezes anos. Nos calamos quando deveríamos falar; falamos demais quando deveríamos ficar em silêncio.
Não damos o abraço que tanto nossa alma pede porque algo em nós impede essa aproximação. Não damos um beijo carinhoso "porque não estamos acostumados com isso" e não dizemos que gostamos porque achamos que o outro sabe automaticamente o que sentimos. E passa a noite e chega o dia, o sol nasce e adormece e continuamos os mesmos, fechados em nós. Reclamamos do que não temos, ou achamos que não temos suficiente.
Cobramos. Dos outros. Da vida. De nós mesmos. Nos consumimos. Costumamos comparar nossas vidas com as daqueles que possuem mais que a gente. E se experimentássemos comparar com aqueles que possuem menos? Isso faria uma grande diferença. E o tempo passa... Passamos pela vida, não vivemos. Sobrevivemos, porque não sabemos fazer outra coisa.
Até que, inesperadamente, acordamos e olhamos pra trás. E então nos perguntamos: E agora? Agora, hoje, ainda é tempo de reconstruir alguma coisa, de dar o abraço amigo, de dizer uma palavra carinhosa, de agradecer pelo que temos.   Nunca se é velho demais ou jovem demais para amar, dizer uma palavra gentil ou fazer um gesto carinhoso.
Não olhe para trás. O que passou, passou. O que perdemos, perdemos.  Olhe para frente! Ainda é tempo de apreciar as flores que estão inteiras ao nosso redor. Ainda é tempo de voltar-se para Deus e agradecer pela vida, que mesmo efêmera, ainda está em nós.  Pense!... Não o perca mais!...