Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 1 de setembro de 2008





OS DIREITOS DOS PARKINSONIANOS

CONCLUSÃO


No artigo anterior trouxe aos Leitores informações básicas sobre a ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON, e destaquei que ela, entre suas relevantes atividades, edita uma revista chamada "BEIJA-FLOR", destinada a "levar informações, notícias, dicas e esclarecimentos importantes para os Parkinsonianos, familiares e interessados sobre o tema". Em seu número 57 (Ano 22= 2007) a revista "BEIJA-FLOR" trouxe como matéria de capa sob título" Direitos do Parkinsoniano", assunto com o qual se ocupa da página 12 à página 15, tratando dos que denomina "Direitos Legais e Sociais", da "Saúde-Tratamento e Medicamentos", dos "Direitos Perante a Previdência Social" e outros temas jurídicos e para-jurídicos. Fiz uma seleção de três trechos da referida matéria na revista em questão e trago aqui na Coluna com o objetivo de divulgar aspectos estratégicos deste relevante tema da Saúde Pública.

Fonte: O Popular SC
Cientistas desvendam o mecanismo
pelo qual o cérebro bloqueia as
lembranças indesejáveis.
Paula Neiva

Qual é o processo físico que nos leva a esquecer experiências traumáticas, como os detalhes de um acidente, de uma briga ou as circunstâncias mais vívidas de uma morte? Um estudo publicado pela revista científica americana Science tenta dar uma resposta a essa questão que intriga os neurologistas.


MATÉRIA COMPLETA DA VEJA

Compulsivos
Estudo da University of Pennsylvania

O tratamento com agonistas de dopamina, usados no tratamento de doentes com Parkinson, triplica o risco de desenvolvimento de distúrbios compulsivos, conclui um estudo da University of Pennsylvania, nos EUA.

MATÉRIA COMPLETA DA SAÚDE NA INTERNET


alternativas para seu bem-estar
Saúde natural
POR LILIAN HIRATA lilianhirata@simbolo.com.br

CONTROLE O ESTRESSE
Você está sempre a ponto de explodir, sente muito cansaço e se irrita por qualquer motivo? Então, já passou da hora de tomar as rédeas da situação.

MATÉRIA COMPLETA DA REVISTA VIVA SAÚDE


HOJE ESTAREMOS A POSTOS NO AMIGOGAMP



HOJE A PARTIR DAS 20:00HS.
UM BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO.



TEMA : DIREITOS DOS PARKINSONIANOS.

TIRE SUAS DUVIDAS FAÇA VALER SEUS DIREITOS.


ESPERAMOS POR VOCÊ

i-dosers: as drogas digitais são capazes de levar a um vício perigoso?

André Machado
RIO - É possível chegar a estados alterados da mente usando efeitos sonoros digitais? Esta foi a pergunta que se espalhou recentemente pela rede quando um artigo publicado pelo jornal "USA Today" alertou os pais para o perigo de os filhos se "drogarem" digitalmente, usando sites que oferecem "doses" de estimuladores sonoros para o cérebro.

programa i-doser / Foto: Reprodução

Os sons binaurais são assim denominados porque, ao ouvi-los num fone estéreo, o cérebro produziria neles uma espécie de pulsação de baixa freqüência. Na verdade, são dois tons em freqüências próximas, mas diferentes. Descobertos pelo americano Heinrich Dove no século retrasado, esses sons só ganharam notoriedade na década de 70, graças a um artigo publicado na "Scientific American", que dizia serem as batidas binaurais interessantes pontos de partida para a pesquisa neurológica. Elas explicariam, por exemplo, a capacidade dos animais de localizarem e selecionarem ruídos específicos, o que ajudaria na sua sobrevivência na natureza. Também ajudariam a pré-diagnosticar doenças, não só as ligadas ao aparelho auditivo, mas aquelas mais complexas, como o mal de Parkinson.

Matéria da Globo Online