Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Como aprendemos? - Teoria de Vigotsky | HypeScience

Teoria de Vigotsky
Devido, principalmente ao caráter multidisciplinar de sua formação acadêmica, Lev Semyonovitch Vigotsky (1896-1934) enfocou em seus estudos o desenvolvimento da espécie humana e do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, numa concepção integrada de conhecimentos.
As origens do pensamento abstrato e da vida consciente estavam fundamentadas na interação do indivíduo com o grupo social, e nas características histórico-sociais da espécie humana, denominando sua teoria, por esta razão, de “Teoria Histórico-Cultural”.
Segundo a Teoria de Vigotsky, deve-se analisar no mundo interior dos indivíduos o reflexo do mundo exterior, a partir da interação entre sujeito e a sociedade. O ponto de partida de toda a transformação que ocorre no indivíduo, no curso de seu desenvolvimento, reside na Sociedade, no domínio de seus aspectos culturais e históricos.
O entendimento da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, apoia-se na necessária compreensão do conceito de zona de desenvolvimento proximal.
Quando o sucesso na realização de determinada tarefa depender do auxílio de outro, o aprendiz está revelando o seu nível de desenvolvimento proximal ou potencial, que já apresenta aspectos parcialmente desenvolvidos de intuições, noções e conceitos.
A Psicologia busca, de forma geral, avaliar o nível de desenvolvimento real do indivíduo, ou seja, aquele que caracteriza a possibilidade de uma atuação autônoma e independente. Um bom exemplo desta abordagem está na análise dos testes que objetivam a mensuração em escalas, do nível de desenvolvimento do indivíduo. São testes que simplesmente consideram os erros e acertos em um determinado contingente de questões, sem considerar o processo empregado para se obter o resultado de cada questão.

HOJE É DIA DE BATE-PAPO LOGO MAIS A PARTIR DAS 20:30 HS!!!

HOJE É SEGUNDA-FEIRA DIA DO NOSSO BATE-PAPO SEMANAL,
 LOGO MAIS A PARTIR DAS 20:30 hs

NOSSOS AMIGOS (AS) GUERREIROS (AS) VÃO ESTAR
 NO NOSSO CHAT PARA TIRAR SUAS DUVIDAS, PASSAR INFORMAÇÕES
E CONTAR SUAS EXPERIÊNCIAS 

VENHA BATER-PAPO COM ESSES 
AMIGOS QUE TEM OS MESMOS PROBLEMAS.

TODOS JUNTOS NO MESMO BARCO VAMOS TRANSFORMAR O PARKINSON EM COISA DO PASSADO, 
MAS PARA ISSO ACONTECER É PRECISO PARTICIPAR.
TODOS COM MÃOS TREMULAS, MAS QUERENDO AJUDAR
É MUITO SIMPLES PARTICIPAR, BASTA CLICAR AQUI

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS DO BLOGUE - IDEALISMO!!!


                                                           
Idealismo
Durante longos e longos anos de minha vida caminhei, perseverante, através de tortuosas vias, tentando atingir o topo de uma montanha. Meu olhar estava sempre voltado para o alto. Fechava os olhos e minha visão espiritual sempre refletia aquele objetivo.
Muitas vezes os pés sangravam, os obstáculos eram tantos e tão dolorosos que meu olhar se voltava para baixo, sentindo-me invadido pelo desânimo e depressão.

Os olhos custavam a secar diante de tantas dificuldades, mas, apesar das lágrimas e do abatimento momentâneo, o olhar sempre retomava o alto, voltado à esperança e à fé no Pai.

Lá sempre foi meu objetivo. Era para lá que eu me dirigia. Era como se eu tivesse sido criado para aquilo; andar, andar, subir aquela montanha com o topo todo enevado.

Um dia lá cheguei. Meus cabelos e barbas estavam tão encanecidos tal o topo da montanha. Meus olhos brilhavam de alegria. Enfim havia conseguido meu intento.

Que bom, meu Deus, vitória, vitória, me sentia o maior vitorioso do mundo... Olhei ao redor... Olhei novamente... Meu Deus! Não havia ninguém, ninguém com quem comemorar. Ninguém.

Durante todo meu caminho, naquela senda dolorosa, mas perseverante, eu havia me perdido em meu ideal, havia me segregado.

Havia esquecido de mim mesmo e esquecido de todos.
Não façam como eu, unam-se sempre como fazem todas as semanas para trabalharem juntos e atingirem juntos o ideal.
Ninguém consegue nada sozinho.
Ninguém sabe mais que ninguém.
A união faz a força.

Que Deus nos ilumine!