Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Dia Nacional do Parkinson: Apesar de não ter cura, doença de Gil Gomes pode ser tratada!!!

Tremores nas mãos e pernas, rigidez dos músculos, lentidão nos movimentos, desequilíbrio e descoordenação são alguns dos principais sintomas de quem sofre de mal de Parkinson. Apesar de ser degenerativa e não ter cura, no Dia Nacional do Parkisoniano, comemorado nesta sexta-feira (4), especialistas explicam que é possível tratar e levar uma vida normal. Só no Brasil, mais de 200 mil pessoas sofrem com esta doença. Em quantidade de casos, ela só perde para o Alzheimer.
Na maioria dos casos, a pessoa começa a manifestar os primeiros sintomas a partir dos 50 anos de idade, conforme explica o neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Segundo Flávio Sallem. A doença é neurodegenerativa, já que leva à diminuição da dopamina, que é um neurotransmissor responsável pelo sistema motor e movimentos voluntários.
— Na verdade, a doença começa anos antes dos sintomas motores aparecerem, o que torna o diagnóstico ainda mais difícil. Mas somente conseguimos descobrir a doença quando o tremor e a lentidão aparecem.
Ao contrário do que muitos imaginam o mal de Parkinson não atinge apenas pessoas idosas. Existem casos em que disfunções no DNA em adolescentes e adultos provocam a doença. Um exemplo é o do ator Michael J. Fox, do filme De Volta para o Futuro, que foi diagnosticado com a doença aos 37 anos.

DIA INTERNACIONAL DE PARKINSON DA ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON - ABP!!!


BOA TARDE AMIGOS - Mario Quintana - O Tempo (VOZ)!!!