Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Adolescente tem tumores após tratamento com células-tronco
Este é o primeiro caso registrado de turmor benigno cerebral derivado do transplante de células-tronco neurais

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009 - MADRI - Um adolescente que sofre de uma rara doença genética desenvolveu tumores de caráter benigno no cérebro e na medula espinhal, após passar por tratamento com células-tronco embrionárias, em um caso inédito.

Os pesquisadores do Cheeba Medical Center, em Israel, que acompanharam este estranho caso, documentam nesta terça-feira, 17, na revista PLoS Medicine os efeitos do tratamento celular regenerativo neste adolescente.

Ele sofre de uma doença hereditária chamada Ataxia Telangiectasia e se submeteu em 2001, aos nove anos de idade, a um tratamento regenerativo em um hospital de Moscou, no qual por diversas vezes células-tronco germinais neurais foram injetadas em seu cérebro e em seus fluidos.

A Ataxia Telangiectasia é uma complexa patologia, causada por uma mutação em dois genes chamados ATM, e se caracteriza pela degeneração da região do cérebro que controla o movimento e a fala.

Após reclamar de recorrentes dores de cabeça, em 2005, os médicos o submeteram a uma ressonância magnética, que revelou crescimentos celulares anormais no cérebro e na medula espinhal.

Em 2006, eles retiraram a massa da medula, que posteriormente analisaram no laboratório; nela encontraram células de neurônios e da glia que formavam um tumor glioneuronal.

Além disso, havia células com cromossomos XX (pertencente ao sexo feminino) e XY (relativo ao sexo masculino) com cópias saudáveis do gene ATM.

Os pesquisadores descobriram que esse tumor derivou de células-tronco embrionárias de dois indivíduos que não eram o paciente.

Embora as massas do cérebro, que seguem crescendo lentamente, não tenham sido examinadas, os numerosos locais em que os tumores foram encontrados indicam que eles provavelmente apareceram de forma independente, a partir das células transplantadas em diferentes localizações.

A lentidão do crescimento dos tumores e a aparência bem diferenciada das células sugerem que eles são relativamente benignos.

A equipe médica explica que a proliferação dos tumores neste paciente pode ter ocorrido devido ao fato de o sistema imunológico dos doentes de Ataxia Telangiectasia ser normalmente danificado. Normalmente, este sistema atua para abortar o crescimento das células tumorais.

Este é o primeiro exemplo de tumor cerebral derivado do transplante de células-tronco neurais. Por isso os pesquisadores, que expressaram sua preocupação, pedem que se aprofunde na pesquisa dos tratamentos com células-tronco germinais e que se acompanhem os pacientes que já se submeteram a este tipo de tratamento.

Os transplantes com células-tronco são recomendados em tratamentos para determinadas doenças neurodegenerativas. As células-tronco podem substituir os neurônios e as células da glia danificadas ou mortas.

Trata-se de dois tipos de células muito especializadas do cérebro e da medula espinhal que compõem o sistema nervoso e que não se reproduzem.

As células-tronco embrionárias não são diferenciadas, se replicam de forma indefinida e têm o potencial de se transformar em células muito especializadas, características indicadas para sua utilização em diversos tratamentos. Fonte: Estadão.

Pesquisa derruba suposto papel protetor da nicotina contra Alzheimer

Análises tinham indicado efeito benéfico da substância sobre neurônios.
No entanto, molécula acaba atrapalhando conexões entre células nervosas.

Luis Fernando Correia

Há alguns anos um trabalho cientifico defendeu a tese de que a nicotina poderia ter um efeito benéfico no cérebro dos pacientes com doença de Alzheimer. A esperança de encontrar algo de bom no hábito de fumar caiu por terra com a constatação de que, na verdade, os fumantes têm um risco aumentado de sofrer de demência com o avançar da idade.

Fonte : G1 Ciência e Saúde

PESQUISA REVELA: EXERCÍCIO FÍSICO RECUPERA ESTRUTURAS CEREBRAIS DANIFICADAS POR AVC

A expectativa de vida está aumentando em todo o mundo, mas é importante que se chegue lá com boa qualidade de vida.

Para isso é necessário cuidar do corpo. Um planejamento motor, associado a exercícios físicos, pode ser benéfico para a saúde do cérebro, uma vez que melhora a plasticidade cerebral, que é a capacidade de reorganização de estruturas danificadas. Em geral, esses danos são causados por lesões - entre as quais, o AVC (acidente vascular cerebral).

Pesquisa realizada recentemente pelo Laboratório de Neuroimagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), analisou os efeitos que os exercícios físicos podem causar no sistema nervoso central. O estudo revelou resultados sobre as alterações estruturais que ocorrem em uma das áreas mais complexas do corpo humano pela prática de atividade física e justificaria a prática de esportes na reabilitação de pacientes portadores de doenças neurodegenerativas - Mal de Alzheimer ou Mal de Parkinson.

Fonte : Portal Nacional