Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 5 de março de 2014

Risco de ter enfarte ou AVC cresce após 'explosões' de raiva « Pílulas Pílulas

O risco de sofrer um enfarte ou um acidente vascular cerebral (AVC) aumenta nas duas primeiras horas após uma ‘explosão’ de raiva, na comparação com situações em que não há descontrole emocional. É o que afirmam pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com base em uma revisão sistemática de nove estudos e metanálise.
Os resultados foram publicados nesta terça-feira, dia 3, na revista científica European Heart Journal, e levaram em conta mais de 6 mil eventos cardiovasculares.
De acordo com o trabalho, risco de uma pessoa sofrer um enfarte do miocárdio ou síndrome coronariana aguda nas duas horas subsequentes a um rompante de fúria aumentoa quase cinco vezes, na comparação com momentos em que o voluntário não está emocionalmente abalado. Também foi constatada uma probabilidade três vezes maior de ter um acidente vascular cerebral nessas condições.
Amostra
Os pesquisadores analisaram estudos realizados entre janeiro de 1966 e junho 2013; todos eles tratavam das relações entre a raiva e os episódios cardiovasculares.
Os nove estudos escolhidos somavam, juntos, 4.546 casos de enfarte, 462 casos de síndrome coronariana aguda, 590 casos de acidente vascular cerebral isquêmico, 215 casos de acidente vascular cerebral hemorrágico e 306 casos de arritmia.
Agravante
O risco cardiovascular após um ataque de fúria é maior para pessoas que já tenham histórico de doenças cardíacas, ressaltou a principal autora do estudo, Elizabeth Mostofsky, de Harvard.
“Embora o risco de sofrer um evento cardiovascular agudo após uma explosão única de raiva seja relativamente baixo, o risco pode ser cumulativo para pessoas com episódios frequentes de fúria. Isto é particularmente importante para indivíduos que têm maior risco devido a outras condições subjacentes, como é o caso de pessoas que já sofreram enfarte ou derrame, bem como no caso daquelas que são diabéticas”, escreveu Elizabeth.
Considerando pessoas que tenham um rompante de cólera por mês, a probabilidade de sofrer uma parada cardíaca para voluntários de baixo risco cardíaco é de um a cada 10 mil indivíduos. Para aqueles com alto risco cardiovascular (que apresentem um histórico de doenças desse tipo, por exemplo), o risco aumenta para quatro a cada 10 mil.
Causas
Mais estudos são necessários para entender por que a ira pode afetar de forma tão importante o coração, escreveram os pesquisadores. Segundo eles, ainda não é possível dizer que a raiva cause diretamente os eventos cardiovasculares. Mas o estudo deixou claro, argumentam, que há algum tipo de relação entre os dois elementos.
Eles dizem que os resultados são bastante consistentes nos nove estudos analisados, embora os trabalhos tenham sido conduzidos ao longo de um período de mais de 18 anos – e realizados em diferentes países, com grupos variados de pessoas.
Fonte : Risco de ter enfarte ou AVC cresce após 'explosões' de raiva « Pílulas Pílulas

Estudo revela pílula para a prevenção do HIV - internacional - geral - Estadão

Pesquisas recentes mostram alternativas para a prevenção do HIV. Uma droga experimental foi testada em macacos e protegeu totalmente os animais da contaminação, de acordo com dois estudos apresentados em uma conferência sobre AIDs, nessa terça-feira.
"Essa é a maior inovação no campo de prevenção do HIV que eu ouvi recentemente", disse Robert Grant, especialista em HIV do Instituto Gladstone, uma fundação afiliada a universidade da Califórnia.
Na pesquisa revelada nessa terça-feira, cientistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças deram doses da droga experimental, feita pelo GlaxoSmithKline PLC, para seis macacos, durante quatro semanas. Outros seis macacos receberam doses fictícias. Todos foram expostos ao vírus duas vezes por semana, durante 11 semanas.

Os animais que receberam a falsa pílula foram rapidamente infectados, mas os macacos que tiveram a droga foram protegidos, revelou o líder do estudo, Gerardo Garcia-Lerma.

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS - Chico Xavier na voz de Moacir Franco!!!