Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ALIMENTOS FUNCIONAIS 3

PORQUE É DIFÍCIL RESISTIR À TENTAÇÃO DOS DOCES?


Possivelmente não há um ser humano que nunca tenha tido a curiosidade de saber por que é tão difícil resistir a uma bela sobremesa ou mesmo a um 'inofensivo' bombom. Os chocólatras que o digam! Consumir alimentos doces nos dá grande prazer, já que mais do que deliciar o paladar, uma guloseima alivia a ansiedade, a tristeza e nos dá a sensação de 'plena satisfação'.
 

Tudo isso acontece porque quando comemos alimentos açucarados nosso cérebro libera a serotonina, substância que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas.

Essa substância é responsável por melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar. Logo, é natural que busquemos sempre alguma forma de estimular a liberação de serotonina, neste caso, comer doces.

Já a sua falta tem sido relacionada a doenças graves, como mal de Parkinson, distonia neuromuscular e tremores. Depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, agressividade, problemas afetivos e aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos também foram relacionados a ela.

"Quando você estiver ansioso ou deprimido, observe se recorre a massas ou doces. Se houver falta de autocontrole e você estiver sempre desejando ingerir carboidratos e doces, pode ser uma indicação de um desequilíbrio da taxa de serotonina no cérebro. O desejo por certos tipos de alimentos nem sempre está associado à busca de prazer e saciedade. Poderá evidenciar um desequilíbrio químico e exigir um tratamento", explica a psicóloga Flávia Leão Fernandes.

Com taxas normais de serotonina, a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Medicamentos que aumentam a taxa de serotonina são cada vez mais utilizados para emagrecer. A sibutramina e a fluoxetina, medicamentos antidepressivos, costumam proporcionar maior controle sobre o apetite, especialmente para doces, porque equilibram a produção de serotonina. Alimentos ricos em proteínas, como carne bovina e de peru, peixe, leite e seus derivados, amendoim, tâmara, banana, entre outros, contêm triptofano, um nutriente que ajuda a combater os efeitos da falta de serotonina.


Flávia Fernandes lembra que somente a avaliação de um médico especialista poderá esclarecer a necessidade, ou não, de algum medicamento que equilibre o funcionamento químico do cérebro. "A fome e o prazer de comer podem induzir a erros de nutrição. Devemos nos alimentar conscientes de que podemos beneficiar ou prejudicar nossa saúde e nosso estilo de vida. A química cerebral agradece e contribui quando nossa alimentação é equilibrada e saudável", sentencia.

Fonte: Portal Bonde

Pesquisas com células-tronco entram em novo terreno em 2010

WASHINGTON — Duas companhias americanas fizeram avanços inéditos, este ano, ao conseguir aprovação regulamentar para iniciar os primeiros experimentos com células-tronco embrionárias em humanos com lesão na medula e cegueira.

As poderosas e controversas células-tronco embrionárias são capazes de se especializar e formar qualquer tecido do corpo humano, abrindo um caminho para a cura de doenças como mal de Parkinson, diabetes, paralisia, doenças cardíacas e, quem sabe, reverter os males advindos do envelhecimento.

Outros experimentos em humanos estão a caminho, enquanto os cientistas refinam novos métodos para contornar a controvérsia que cerca as pesquisas com células-tronco embrionárias porque envolvem a destruição de embriões humanos nos primeiros estágios de desenvolvimento.

"Depois de uma década de intensa controvérsia, o campo está finalmente pronto para começar a se abastecer e realmente começar a ajudar os pacientes que padecem de uma série de doenças terríveis", comemorou Bob Lanza, cientista chefe da empresa Advanced Cell Technology.

Em novembro, a companhia recebeu sinal verde da agência que regula os alimentos e os medicamentos nos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA) para começar a testar uma terapia derivada de células-tronco embrionárias para tratar uma forma rara de cegueira que acomete crianças, conhecida como doença de Stargardt. (...) segue

Fonte : Google.com

PALAVRA DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON- ABP


PARA ACESSAR A IMAGEM COM MELHOR RESOLUÇÃO CLIC EM CIMA


















Remédio na hora certa

Sincronizar o horário de um medicamento com o relógio do organismo faz toda a diferença para aumentar sua eficácia e diminuir efeitos colaterais. Essa é a proposta da cronofarmacologia, ciência que cuida da agenda biológica.

por ADRIANA TOLEDO design EDER REDDER fotos DERCÍLIO

Página 1 de 5

Mesmo que um especialista acerte na prescrição de uma droga, o tratamento pode ir por água abaixo sem um cronograma bem definido. Por esse motivo, profissionais do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo estão empenhados em estudar e difundir a disciplina que avalia o melhor momento para consumir cada princípio ativo. “As funções orgânicas vivem oscilando conforme o momento do dia. Conhecer suas fases e adequar os medicamentos a elas é importante para melhorar o aproveitamento e reduzir reações adversas”, aprova o fisiologista Luiz Menna-Barreto, da Universidade de São Paulo.

O planejamento precisa levar em conta tanto aspectos da rotina do indivíduo como certas peculiaridades do funcionamento do organismo. “Isso inclui fatores como sono, alimentação, trabalho, ritmo do sistema digestivo e produção de hormônios”, enumera a farmacêutica Amouni Mourad, assessora técnica do CRF. (...) segue

Fonte : SAÚDE!évital

BOM DIA, MAS BOM DIAAAA MESMO!!!



Você é...

Você é Sino que não retine
Rosa que não perfuma
Árvore que não dá sombra.

Você é Mão que não se espalma
Espelho que não reflete
Semente que não germina.

Você é Caminho que leva ao nada
E também as pedras deste caminho
Que o faz infinitamente sozinho.

Entretanto...
Você “badalou” na minha mente
Você “perfumou” toda a minha vida
Você foi a “sombra” que eu precisava.

Você passou-me vida num simples “toque de mão”
Você “refletiu-me” por um instante como ninguém antes
Você “germinou” no meu coração feito muda de grama.

Você foi o “caminho” que eu gostaria de seguir eternamente
E até mesmo "as pedras" que eu carregaria bem contente.


Fátima Irene Pinto