Visualizações de página do mês passado

sábado, 17 de novembro de 2012

Folha de S.Paulo - Ciência - Primeiro sinal de vida alienígena pode surgir em 20 anos, diz cientista - 17/11/2012

Para quem acha que tentar encontrar vida fora da Terra é coisa de maluco, o astrônomo americano Edwin Bergin se arrisca até a dar uma data para quando os primeiros indícios dela devem aparecer: daqui a 20 anos. 

Um dos maiores especialistas em astrobiologia --ramo da ciência que busca vida extraterrestre--, o professor da Universidade de Michigan esteve no Brasil para participar de um curso do Observatório Nacional, no Rio, que teve a disciplina como tema.

Ele diz que a chave para a detecção da vida em outros mundos deve vir do oxigênio molecular, o qual, pelo menos aqui na Terra, só é produzido pela vida. E aposta que os aparelhos que conseguirão encontrar essas pistas já estão para ser construídos.
Nessa busca, o astrobiólogo diz que a química e as formas de vida ultrarresistentes aqui da Terra é que devem servir de referência. 

Leia trechos da entrevista que ele concedeu à Folha 
Folha - O sr. acredita que nós estamos próximos de encontrar o primeiro sinal de vida fora da Terra?
Edwin Bergin -
A inferência de biologia em outro planeta irá levar algum tempo.


Leia mais acessando o link abaixo:

Folha : Folha de S.Paulo - Ciência - Primeiro sinal de vida alienígena pode surgir em 20 anos, diz cientista - 17/11/2012

Bem Estar - Mutação genética triplica risco de desenvolver Alzheimer, sugere estudo

Um grupo de cientistas descobriu uma estranha mutação genética que parece triplicar o risco de desenvolver Alzheimer e proporciona importantes pistas sobre como funciona esta enfermidade, incurável até o momento.
 
Cientistas de duas equipes independentes chegaram ao mesmo resultado, publicado nesta semana em dois estudos da revista médica semanal "New England Journal of Medicine".
De acordo com as investigações, uma mutação do gene Trem2, que ajuda a controlar as respostas do sistema imunológico, é de três a quatro vezes mais frequente nos pacientes idosos com Alzheimer que nos que não sofrem a doença.

A característica do Alzheimer é a acumulação de placas e emaranhados no tecido cerebral. Nos corpos normais, sem a doença, as moléculas inflamatórias do sistema imunológico ajudam a limpar esta acumulação antes de ela se converter em um problema.

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : Bem Estar - Mutação genética triplica risco de desenvolver Alzheimer, sugere estudo

BOM DIA MUITA PAZ E HARMONIA!



Eu converso comigo 
Tenho conversado muito comigo ultimamente sobre as coisas que faço. Volta e meia preciso seriamente de uma conversa.

"Endireite a coluna", eu digo para mim mesma quando chego à beira da escada. Jogo os ombros para trás e começo a jornada. Só espero não cair.

Quando eu acordo e a dor está pior, eu falo: "Lembre-se de que no mundo sempre existe uma dor maior. E essa aqui vai passar."

É realmente um problema não ouvir o que estão falando. Eu me preocupo pensando se não respondi alguma bobagem.

Mas aí eu digo para mim mesma Que resposta boba não é nenhuma novidade. Quantas vezes, enquanto ainda escutava bem, eu não disse bobagem também?

Sei que hoje preciso de óculos para leitura e por isso converso comigo: "Agradeça por poder ler. Muitos não podem nem ver."

Eu me mando levantar e andar, embora preferisse apenas sentar e ler. Mas, se quero um corpo ágil, devo obedecer.

Posso andar, ver e ouvir. Não tão bem, mas ainda consigo. Acho que me fazem bem as conversas que tenho comigo.