Visualizações de página do mês passado

sábado, 31 de julho de 2010

HIPERTENSÃO - O inimigo invisível [2]


Dr. Drauzio Varella - Site Oficial

O portal Dr. Drauzio Varella disponibiliza artigos, entrevistas, diagnósticos, além de conteúdos multimídias como áudios, vídeos e ferramentas interativas.

>[CLIQUE AQUI]<


Especialista esclarece dúvidas sobre o câncer de mama

O médico brasileiro Antônio Wolff, pesquisador da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, é um dos oncologistas mais renomados do mundo. VEJA o convidou para responder, em vídeo, perguntas de leitores, pacientes e até médicos sobre a doença que mata mais de 11.000 mulheres todo ano no Brasil.

(...) segue .... veja video acesando o link abaixo:

Veja - Saúde

Relacionamento social e longevidade

Possuir boas relações sociais tais como amigos, casamento e filhos, pode contribuir importantemente para boa saúde e longevidade , segundo pesquisadores da Brigham Young University de Utah, Estados Unidos.

Segundo conclusões dos estudos a respeito, pessoas que possuem fortes relacionamentos sociais tem 50% de chances a menos de morrerem precocemente se comparadas com as pessoas solitárias.

Infelizmente, nas sociedades modernas, o isolamento pessoal se torna mais freqüente assim como os “descasamentos”, motivos que levam à facilitação do aparecimento de doenças e de precipitação de casos de mortes.


Que sirva de lembrança que a espécie humana foi criada para CONVIVER para poder viver com mais qualidade e isto, certamente, é caminho para se viver mais.

Fonte : Site do Dr.Sérgio Vaismann

Só 1/3 dos centros para idosos atende normas da Saúde

Diante do envelhecimento acelerado da população, área deve ganhar importância no SUS

AE - Agência Estado

Estudo concluído no fim de 2009 pelo Ministério da Saúde aponta que, dos 150 centros de referência para a saúde do idoso existentes no País, apenas 50 estão nos moldes preconizados pela pasta. Segundo Luiza Maia, coordenadora de Saúde do Idoso do ministério, a principal limitação dos centros, cuja criação foi induzida por uma portaria de 2002, é a falta de profissionais capacitados, entre médicos geriatras e gerontologistas (profissionais de diversas áreas habilitados para as questões do idoso).

A situação é mais grave no Norte e no Nordeste, onde a pasta decidiu capacitar 500 profissionais. Atualmente, 70% dos idosos no País - cerca de 14 milhões de pessoas - dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) e 25% deles têm problemas importantes de saúde ou estão acamados.

"Precisamos de pessoal bem formado, que não veja as questões de saúde do idoso como algo normal, coisa da velhice", disse Luiza durante o 17.º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, em Belo Horizonte.(...) segue

Fonte : Estadão.com.br - Saúde

Pesquisadores da Unicamp usam 'cola' para restabelecer conexão entre neurônios

Modelo inovador associa terapia celular ao reimplante de raízes nervosas para recuperar lesões cerebrais

A partir de investigações sobre esses mecanismos de rearranjo dos circuitos nervosos, um grupo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está desenvolvendo um modelo inovador que associa terapia celular ao reimplante das raízes nervosas.

Para restabelecer a conexão entre o sistema nervoso periférico e o central, os pesquisadores utilizam células-tronco mononucleares de medula óssea e uma “cola” desenvolvida a partir do veneno de serpentes.

O projeto é coordenado por Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira, professor do Departamento de Anatomia, Biologia Celular e Fisiologia e Biofísica, e conta com apoio da Fapesp por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular.

Oliveira, que coordena o Laboratório de Regeneração Nervosa da Unicamp, apresentou na última segunda-feira, durante o 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular, em São Paulo, modelos utilizados por sua equipe para investigar os mecanismos de regeneração do sistema nervoso central e periférico.

Este ano, o grupo já publicou artigos sobre o tema nas revistas científicas Neuropathology and Applied Neurobiology, Journal of Comparative Neurology e Journal of Neuroinflammation.

“Após uma lesão no sistema nervoso - periférico ou central -, ocorre um rearranjo considerável dos circuitos neurais e das sinapses. Entender esse rearranjo é importante para determinar a sobrevivência neural e a capacidade regenerativa posterior”, disse Oliveira à Agência Fapesp

SÃO PAULO - A realização de reparos eficientes em lesões do sistema nervoso é um desafio para a medicina. Compreender o rearranjo dos circuitos neurais provocado por essas lesões pode ser um passo fundamental para otimizar a sobrevivência e a capacidade regenerativa de neurônios motores e restabelecer os movimentos de pacientes.(...)segue

Fonte : Estadão.com.br

BOM DIA!!!



Amor de Mãe

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:
- Dizem-me que estarei sendo enviado à terra amanhã...
Como vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso?

E Deus disse:
- Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você.
Estará lhe esperando e tomará conta de você.

Criança:
- Mas diga-me: Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?
Deus:
- Seu anjo cantará e sorrirá para você... a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.
Criança:
- Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?

Deus:
- Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.
Criança:
- E o que farei quando eu quiser Te falar?
Deus:
- Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a rezar.

Criança:
- Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?
Deus:
- Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.
Criança:
- Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais.
Deus:
- Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira
de vir a Mim, e eu estarei sempre dentro de você.

Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas. A criança apressada, pediu suavemente:
Oh Deus se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo.

E Deus respondeu:
- Você chamará seu anjo... MÃE!