Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Aquecimento e prevenção de lesões



É importante fazer aquecimento para que o corpo se adapte do repouso à atividade intensa, evitando lesões.

O aquecimento antecede qualquer atividade física, assim antes de iniciar um treinamento, é fundamental aquecer o corpo para obter o maior rendimento possível, protegendo as articulações e prevenindo-se contra lesões, além de garantir entusiasmo e concentração. A falta de motivação reduz os efeitos do aquecimento. A duração varia de 15 a 30 minutos.

O aquecimento deve ser planejado de acordo com:
1. a idade (menos idade, menos tempo),
2. o tipo de atividade física (para um esporte ou uma atividade intensa, procure um especialista),
3. o seu condicionamento físico (menos habituado a exercícios, menos intensidade),
4. a hora do dia da atividade (de manhã o aquecimento é mais lento)
a temperatura (se faz frio, precisamos aquecer mais). No frio, os músculos se tornam menos elásticos e o risco de ter uma lesão muscular é 30% maior do que no verão.

Depois do exercício feito, é necessário fazer novamente um bom alongamento para ajudar a relaxar a musculatura. Isto evita lesões, principalmente as mais comuns que são aquelas onde há o rompimento de algumas fibras musculares, mas não há lesão total ou completa do músculo.

O aquecimento e o alongamento dão tempo para que a pessoa se adapte do repouso à atividade intensa. Sem eles, os músculos podem ser exigidos bruscamente resultando em lesões.

As causas de lesões tem motivos variados: desde a falta de aquecimento até o despreparo de condicionamento físico da pessoa. O perigo é ainda maior para aquelas pessoas que não se exercitam regularmente, principalmente para os “atletas de fim de semana”, que não apresentam um bom preparo físico,

incluindo resistência muscular, flexibilidade etc.
Alguns exemplos de aquecimento geral: pular corda, esteira, bicicleta ergométrica.

Os benefícios do aquecimento são muitos. Alguns destes benefícios reduzem o potencial de lesões, já que possuem a capacidade de aumentar a coordenação neuromuscular, retardar a fadiga e tornar os tecidos menos suscetíveis a
danos.

Abaixo deixo alguns links sobre o assunto, que eu considero de grande importância para quem deseja ter um bom aproveitamento em suas atividades físicas. São textos que abordam mais detalhadamente sobre os tipos de aquecimento (com exemplos) e seus benefícios.

De qualquer modo, antes de iniciar uma atividade física, mesmo que seja leve, é importante consultar um profissional, fazer uma avaliação física, para juntos encontrar qual atividade física está mais indicada a cada pessoa. Para quem já pratica algum esporte ou faz algum tipo de treinamento, é sempre bom lembrar de fazer ao menos uma avaliação anual.

http://extremebjj.com/esportes/?p=2774

http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Aquecimento_e_Alongamento

http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/050711_fit_aquecimento.htm

http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=139

http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=146&titulo=Aquecimento+e+ati

http://boaforma.abril.com.br/fitness/40.shtml?sliden=6&pagin=0 [explicando o movimento]


Abraços, e bom treinamento. *TT

Exercício físico pode combater Mal de Parkinson



Exercício físico foi capaz de diminuir a degeneração das células cerebrais em ratos com Mal Parkinson, segundo estudo conduzido por pesquisadores da University of Pittsburgh. A perda de células que produzem o neurotransmissor dopamina causa os tremores e movimentos rígidos e lentos em pessoas com Mal de Parkinson.

Os pesquisadores deram aos ratos uma toxina que induz o Mal de Parkinson e então dividiram os ratos em um grupo que realizou exercícios físicos por sete dias e outro que não. Os ratos que realizaram exercícios perderam significativamente menos neurônios.

Os pesquisadores agora planejam um estudo piloto com voluntários humanos, no qual as pessoas com Mal de Parkinson se exercitariam por 60 minutos três vezes por semana.

Fonte: University of Pittsburgh

http://gostei.abril.com.br/frame/index/exercicio-fisico-pode-combater-mal-de-parkinson

22 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL SEM CARROS

Bastidores de um dia de multas em SP


São Paulo, 9h da manhã. Cruzamento da Av. Rebouças com a Av. Brasil.
O farol fecha. Vou até o meio da faixa de pedestre e subo a placa de “PARE”. Dá pra ver na cara dos motoristas que eles não estão entendendo nada. A placa gira e aparece “PENSE NO CLIMA”. Com um pouquinho de esforço, consigo ler os lábios dos motoristas:
- Ah, é do Greenpeace.

Enquanto isso, nossa guardinha vai entregando uma multa. Primeiro, recebe de volta uma cara de susto. Depois, um sorriso. [Sorriso?! Como assim?!]
É, um enorme sorriso ao receber a nossa multa. Surpreendentemente, a maioria dos motoristas multados por nós sorria.

O farol abre, aquela avalanche de carros, buzina, barulho. É o tempo certo de tomar uma água antes que o farol feche de novo.

Subo a placa PARE. Um motociclista levanta o capacete, saca o celular, tira uma foto. Viro a placa e ele dispara:
- Pensar no clima? É o Lula que tem que pensar no clima, moça, acabar com o desmatamento, diminuir os carros na rua…
- Verdade, tem coisa que é só o Lula que pode fazer. Mas tem coisa que a gente mesmo pode fazer, não tem? E a gente também tem um papel importante de lembrar o Lula todo dia de pensar no clima, né?
- Tem razão, moça. Parabéns pelo trabalho de vocês. Dá um folheto?

11h00
O farol fecha. Vou distribuir os folhetos de carro em carro – para aqueles que não estão sendo multados. É quase impossível convencer os motoristas a abrirem seus vidros numa cidade como São Paulo. Mas, quase sempre, um sorriso e o “SALVAR O PLANETA – É AGORA OU AGORA” estampado na minha camiseta convence.

Paro num carro com os vidros escuros, peço pra abaixar o vidro. Aparece um senhor de seus 60 anos:
- Um minutinho, moça. To pensando no clima, por favor, deixa eu me concentrar.

Caio na risada; é bom ver que ainda há bom humor no trânsito caótico da cidade. Melhor ainda ver que ele, além de bem-humorado é preocupado com o meio ambiente: já sabia que dia 22/set é Dia Mundial sem Carro e já tinha planejado deixar o carro em casa.

13h00
O farol abre, vejo um guarda – de verdade – vindo na nossa direção.
- Oi, bom dia. Posso ganhar uma multa dessas?
[oi?! O guarda de verdade quer a nossa multa de mentira?! Faço cara de espanto, mas entrego uma das nossas multas.]

- Passaram um rádio pra gente ontem, avisando que vocês estavam fazendo esse trabalho. A roupa ficou parecida mesmo, hein?! Legal que vocês não estão atrapalhando o trânsito. E parabéns pela iniciativa. Bom trabalho.

Ele não foi o único. Vários carros e guardas do órgão de trânsito passaram por nós durante o dia, tirando fotos, buzinando, acenando…

15h00
O farol fecha. Nossa guardinha mal sai da calçada em direção a um carro e escutamos alguém gritando pelo vidro:
- Me multa, me multa! Moça, eu sei que eu to errada, to sozinha no carro! Mas dia 22 eu vou deixar o carro em casa, pode deixar.
Fazer o que?! Ela pediu, temos que multar…

Farol abre, farol fecha de novo. Passa um ciclista:
- Aeee, Greenpeace! Dia sem Carro!

17h00
O farol fecha. Vou até o meio da faixa de pedestre e subo a placa de “PARE”. Dá pra ver na cara dos motoristas que eles não estão entendendo nada. A placa gira e aparece “PENSE NO CLIMA”. Com um pouquinho de esforço, consigo ler os lábios dos motoristas:
- Ah, é do Greenpeace.

São tantos, tantos carros na rua que eu podia passar uma semana fazendo a mesma coisa e ia continuar vendo essa mesma cena a cada farol. Carro que ainda não tinha passado por ali. Carro que tinha passado no outro sentido. Carro que tinha passado pela rua paralela. Carro, carro, carro. É carro que não acaba mais…

Quer fazer alguma coisa? É só pensar em outros meios de se locomover.
Parece difícil? É um pouco – porque nos acostumamos mal. Mas não é impossível.

Que tal começar na próxima terça-feira, dia 22?


Fonte : Blog do Greenpeace

BOM DIA!



"O QUE CONHECEMOS É UMA GOTA, O QUE IGNORAMOS
É UM OCEANO"