Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alguns fármacos para doença de Parkinson associados com comportamento compulsivo

Uma investigação publicada segunda-feira no Archives of Neurology sugere que alguns fármacos usados no tratamento da doença de Parkinson pode, aumentar o risco de transtornos do controle dos impulsos, avança o site FirstWord.

Num estudo envolvendo 3090 doentes em tratamento para a doença de Parkinson, os investigadores determinaram que 13,6% dos doentes tiveram uma desordem do controle dos impulsos, incluindo 17,1% dos doentes tratados com terapias de reposição de dopamina, em comparação com 6,9% que não estavam a tomar esses fármacos. Os investigadores notaram que a frequência de transtornos do controle dos impulsos foi semelhante para o Mirapex® (pramipexol) da Boehringer Ingelheim e para o Requip® (ropinirole) da GlaxoSmithKline, em 17,7% e 15,5%, respectivamente. A investigação detectou também uma associação com os comportamentos impulsivos em doentes a tomar levodopa.

Comentando os dados, o investigador Daniel Weintraub disse que o estudo "confirma que o tratamento com agonistas de dopamina está associado a transtornos do controle de um ou mais impulsos em doentes com doença de Parkinson". No entanto, o investigador destacou que porque tais fármacos são prescritos para indicações off-label, como a síndrome das pernas inquietas e a fibromialgia, são necessários mais estudos para determinar se os mesmos efeitos ocorrem nessas populações de doentes.


Fonte: RCM PHARMA

Como detectar o envelhecimento [parte 1]

Fique atento às mudanças do corpo


Como detectar
Às vezes elas se instalam de forma silenciosa. É fundamental estar atento pois podem ser tratadas e curadas quando detectadas precocemente. De acordo com os Indicadores de Fragilização na Velhice para o Estabelecimento de Medidas Preventivas, da profa. Yeda Aparecida de Oliveira Duarte (2006) devem ser observados cinco pontos:


1: Caminhar mais lento, passos menores, diminuição do equilíbrio
2: Perda do apetite e ou de peso (cerca de 5% em um ano)
3: Fadiga constante, ficar parado a maior parte do tempo
4: Diminuição da força muscular
5: Perda de interesse pelas atividades diárias, humor variável

Vitalidade emocional e mental
A saúde emocional e mental está intimamente relacionada à saúde física, já que a mente tem grande poder sobre o corpo. O estado físico também afeta o modo como nos sentimos e agimos. Por isso, o convívio social pode fazer grande diferença na forma como você se sente. Com o passar dos anos, é natural que você deixe de fazer algumas atividades. O importante é não ficar sem fazer nada e sim substituir as atividades. Se você corria e não tem mais pique para isso, busque outras formas de se exercitar: caminhe, ande de bicicleta, nade.


Atividade física
Proteja e melhore sua saúde emocional e cognitiva através de exercícios físicos regulares. Enquanto a prática de exercícios produz mudanças químicas no corpo que melhoram o humor e o estado geral das pessoas, o sedentarismo pode trazer ou ampliar problemas como depressão, ansiedade e estresse.

Atividade social
Mantenha com tanto com amigos e familiares. Procure sair de casa e fazer programas prazerosos com quem você gosta. Pessoas que têm uma boa rede de amigos e um convívio social ativo têm mais chances de terem sucesso quando passam por um problema de saúde do que aquelas que vivem isoladas.

Atividade mental
Proteja ou melhore sua memória e inteligência
- Desafie sua inteligência diariamente.
Leia, aprenda a tocar um instrumento ou a falar uma nova língua, faça palavras cruzadas, monte quebra-cabeças, jogue jogos de estratégia com seus amigos. Assim como o corpo, o cérebro precisa se manter ativo.

- Ajude sua memória. Escreva datas, nomes e outras informações importantes que você geralmente esquece.

- Coloque seus itens de uso diário, como óculos e chaves, sempre no mesmo local. Quando aprender um novo nome, repita-o para fixá-lo em sua memória.

- Previna o aparecimento da depressão. Faça exercícios físicos e mantenha o convívio social

-Não fume. Evite bebidas alcóolicas. Mantenha uma dieta saudável


Fonte: Minha Vida

Drogas contra o Parkinson podem causar compulsão



11 de maio de 2010

Um estudo coordenado pela Universidade da Pensilvânia sugere que medicamentos usados no tratamento do mal de Parkinson pode deixar os pacientes viciados em jogos e sexo. De acordo com os cientistas, isso acontece porque essas drogas estimulam os receptores de dopamina do cérebro.

A dopamina é um neurotransmissor que auxilia a transmissão de mensagens entre as células do sistema nervoso. Baixos níveis da substância afetam o controle muscular e levam a tremores e à rigidez dos movimentos, sinais típicos do Parkinson. A dopamina está ligada também ao vício e à compulsão. No combate ao Parkinson, são usados os chamados agonistas dopaminérgicos, compostos químicos que ativam os receptores de dopamina no cérebro.

Para a pesquisa, os cientistas analisaram mais de 3.000 pacientes de Parkinson no Canadá e nos Estados Unidos. Entre eles, 13,6% apresentavam algum sinal de compulsão. O vício em apostas foi identificado em 5% dos pacientes, enquanto 5,7% não tinham controle sobre as compras e 4,3% comiam compulsivamente. O vício em sexo foi reportado por 3,5% dos entrevistados.

Daniel Weintraub, autor do estudo, afirma que a relação entre os medicamentos e a compulsão ainda precisa ser melhor compreendida. "Estudos mais abrangentes são necessários para que seja comprovada a relação entre o tratamento a base de agonistas dopaminérgicos e o comportamento compulsivo", disse o pesquisador.

O estudo foi publicado nesta terça-feira na revista especializada Archives of Neurology.

Fonte: Veja.com

Doces que conduzem ao tabagismo?

Preste atenção neste novo absurdo: em breve, as prateleiras de guloseimas para crianças nos Estados Unidos PODERÁ ser invadida por uma verdadeira “armadilha” que tem impressionante SEGUNDA INTENÇÃO.

Imagine que vários tipos de doces poderão ser acondicionados em embalagens coloridas e atraentes ás crianças mas com uma inovação que trará serias conseqüências a longo prazo, interferindo na saúde e podendo, ate, provocar mortes futuras.

Não se trata apenas de um doce mais rico em açúcar ou gordura hidrogenada mas de produtos derivados do TABACO.É isso mesmo! A grande industria do tabaco teve a irresponsabilidade de produzir embalagens de muitos desses produtos para terem aparência e sabor atraentes como se fossem balas ou doces comuns com o firme propósito de atingirem as crianças para que possam se acostumar com os elementos contidos no cigarro, principalmente a NICOTINA.

Todos sabemos que a nicotina pode ser considerado um veneno e que seus efitos dentro de um corpo infantil pode provocar resultados devastadores. Poderá causar náuseas e vômitos alem de situações mais graves como convulsões, falência respiratória e MORTE. Esses produtos do tabaco colocarão muitas crianças a um passo do vicio do tabagismo devido ao “envenenamento” provocado pela nicotina.Os produtos são atraentes pois possuem os sabores procurados normalmente e que são principalmente de menta e outros sabores que se assemelham aos já existentes TIC-TAC, M&M etc.

Com estes conservantes químicos adicionados aos produtos infantis pela CAMEL ORBS (que estão sendo testados em 3 grandes cidades americanas),voce poderá presenciar um aumento espantoso do numero de viciados nos próximos anos. É um seríssimo problema à saúde das crianças.

Aí voce pode perguntar:”como é possível isso acontecer num pais tão desenvolvido como os Estados Unidos?”. É claro que não tem cabimento uma coisa dessas nos Estados Unidos ou em qualquer outro lugar do mundo se considerarmos as boas intenções nas medidas de prevenção de doenças mas, infelizmente, a realidade é outra. O que interessa é a “grana” que isso pode produzir.

Dane-se a saúde!!!O que importa é que a industria do cigarro vai reagir contra todas as campanhas anti-tabagistas do mundo e se sairá muito bem.

Apos alguns gritos da sociedade, o FDA resolveu rever as pesquisas desses produtos (fazendo um grande favor, não é?) e promoveu alguns encontros para limitar, provavelmente, a comercialização dos mesmos que, neste momento está proibida, ate segunda ordem (conforme podemos ver ao visitar o site oficial do FDA na seção TOBACCO PRODUCTS).

Conhecendo este tipo de noticia, como poderemos acreditar nas propagandas de produtos alimentícios, refrigerantes, sucos industrializados e mesmo remédios se tomamos conhecimento de uma situação que só não é rotulada de CRIMINOSA porque está sob a tutela do mais conhecido órgão de liberação de medicamentos e remédios conhecido como F D A?

É complicado ou não é? O que esperar daqui pra frente?
(maio de 2010)

Fonte : site Dr.Sérgio Vaismann

Impulsos elétricos em zona cerebral podem curar depressão

Uma bobina eletromagnética emite 3 mil impulsos em menos de 40 minutos. Com isso, espera-se que circuitos cerebrais que regulam o humor sejam reativados

AFP

DEPRESSAO-XX99.jpg

Impulsos elétricos diários durante um certo período, dirigido a uma zona particular do cérebro, podem curar pessoas que sofrem de depressão, inclusive as que tenham testado sem sucesso vários antidepressivos, confirmou um estudo clínico publicado nesta semana.

A FDA, a agência americana de controle de medicamentos, permitiu a comercialização desse tratatamento denominado "estimulação magnética transcranial" o TMS (sigla em inglês), em 2008, com base em dados proporcionados pela firma que o desenvolveu.
Apesar disso, muitos médicos mantêm-se céticos quanto à verdadeira eficácia da TMS.
"O estudo deverá ajudar a encerrar o debate sobre se a TMS funciona para tratar a depressão", observou o dr. Mark George, do Centro Médico Universitário da Carolina do Sul (sudeste), principal autor do estudo difundido na edição de maio da Archives of General Psychiatry. (...) segue

Fonte : IstoÉ Independente - Medicina&Bem Estar

Elinor Ostrom diz que a cooperação é a chave do sucesso

A cientista política foi a primeira mulher a receber o Nobel de Economia.

Confira a entrevista de Lucia Araújo, diretora do Canal Futura, com a cientista política Elinor Ostrom, primeira mulher a ganhar o Nobel de Economia. Para Ostrom, a cooperação é chave do sucesso para qualquer sociedade. Sem cooperar, o ser humano está fadado ao fracasso. (...) segue

Veja o video com a entrevista

Fonte : Globo News - Milênio

A neurociência do século 21, por Carlos Alexandre Netto

Miguel Nicolelis, brilhante cientista brasileiro em atividade na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, vem desenvolvendo uma das tecnologias portadoras de futuro para a humanidade: a interface cérebro-máquina.

Ele esteve em Porto Alegre para inaugurar o Fronteiras do Pensamento 2010, curso de altos estudos que situa Porto Alegre como um centro de reflexão dos grandes temas científicos e humanos que desafiam o pensar e o viver contemporâneo.

Ao apresentar experimentos complexos, fundados numa área transdisciplinar que navega entre a neurofisiologia e a robótica, com linguagem clara e acessível, Nicolelis cativou e encantou o público que lotava o Salão de Atos da UFRGS.


O ponto de partida de seu trabalho é a sofisticada tecnologia desenvolvida para registrar a atividade de centenas de neurônios (células responsáveis pela geração e transmissão dos impulsos nervosos), bem como para decodificar esses sinais em tempo real.

Os bioengenheiros desenvolveram eletrodos com a capacidade de comunicação de algumas dezenas de telefones celulares numa pequena placa, menor que a unha do dedo indicador. Uma vez implantada no córtex motor, a interface registra as “tempestades elétricas” associadas aos movimentos.


Os indivíduos experimentais são macacos, primatas que têm a organização cortical semelhante àquela dos seres humanos. A questão investigada: é possível controlar, com o uso da interface cérebro-máquina, um dispositivo mecânico – um braço ou um robô – colocado à distância e fora do campo de visão? A partir de um desenho experimental criativo, a macaca Aurora adquiriu excepcional controle de um joystick para resolver um jogo numa tela de computador, ao estilo dos videogames.

Durante o aprendizado, a interface transmitia os sinais cerebrais para um braço mecânico, que acumulou os padrões de comportamento.

Quando o joystick foi retirado, Aurora continuou jogando com o computador sem mexer seus braços, apenas olhando para a tela e controlando o braço mecânico através da imaginação dos movimentos. Já a macaca Idoia foi treinada numa esteira para desenvolver a marcha bipedal. Através de uma conexão extremamente rápida, o sinal foi transmitido para um laboratório em Kyoto, no Japão, onde um robô também aprendeu a caminhar.


São inúmeras as consequências e possibilidades de novos desenvolvimentos. O que mais impressiona é a demonstração de que a atividade cerebral pode controlar o movimento de elementos robóticos, estejam eles próximos do corpo ou à distância. Isto representa a possibilidade de vencer os limites físicos à ação motora, a esperança de devolver os movimentos voluntários para milhares de pacientes portadores de patologias neurológicas, como as resultantes de traumatismos medulares ou da doença de Parkinson.

Também foi marcante a revelação do cientista cidadão, engajado em projetos sociais. Nicolelis criou o Instituto Internacional de Neurociências de Natal – Edmond e Lily Safra, instalado em Macaíba no Rio Grande do Norte, cidade com baixíssimo índice de desenvolvimento humano.

Trata-se de um verdadeiro experimento sociológico com objetivo ambicioso: demonstrar que o uso do método científico pode motivar estudantes e professores, melhorar a educação e, desta forma, mudar o destino daquelas pes-soas, da região e do país. A fundação que administra o instituto, mantido com mais de 70% de recursos privados, leva o nome de Alberto Santos Dumont, o gênio brasileiro que surpreendeu o mundo ao realizar o primeiro voo controlado.

A mensagem é explícita: assim como ele, todos podem realizar seus voos pessoais.

Fonte: Zero Hora

Brasil abre guerra por genéricos na OMC contra Europa

Queixa será apresentada em aliança com a Índia, uma vez que remédios são frequentemente apreendidos na Europa por falta de entendimento sobre patentes

Jamil Chade, de O Estado de S. Paulo


Tópicos: omc; europa; genéricos

GENEBRA - Depois de uma série de consultas fracassadas, o comércio de remédios genéricos levará o Brasil a abrir ainda nesta quarta-feira em Genebra uma disputa legal contra a Europa e o governo da Holanda na Organização Mundial do Comércio (OMC). O Itamaraty apresentará a queixa em uma aliança com a Índia, em um processo que promete se arrastar por meses e voltar a colocar o tema das patentes na agenda internacional.

VEJA TAMBÉM



A decisão ainda é tomada às vésperas da assembleia mundial da Saúde, que ocorre na semana que vem e que deve ser marcada por uma tensão entre países ricos e emergentes em torno do tema de patentes de remédios.

Início da polêmica

A polêmica começou quando, em dezembro, um carregamento de 500 quilos do remédio genérico Losartan foi apreendido em Roterdã, na Holanda. Ele havia saído da Índia, onde foi fabricado, e se direcionava ao Brasil. O governo holandês informou sobre a passagem da carga à empresa que tinha a patente do produto na Europa - a Merck Sharp & Dohme - que entrou com uma liminar para exigir uma ação. A empresa tem a patente do produto na Holanda, mas não no Brasil e nem na Índia.

Os europeus ameaçaram destruir os remédios se eles seguissem viagem ao Brasil. O carregamento acabou liberado, mas foi reenviado ao produtor, na Índia.

O Itamaraty explica que uma missão brasileira foi até Bruxelas há dois meses e tentou encontrar uma explicação para a atitude dos europeus. Mas os diplomatas alertaram que não houve um entendimento. O Brasil queria um compromisso dos europeus de que isso não voltaria a ocorrer. Mas nenhuma garantia foi dada.

Negociação

Num primeiro momento, as partes realizarão consultas. Mas se não houver um entendimento, árbitros da OMC serão chamados para intervir. Dos 15 anos da existência do tribunal da OMC, o Brasil aparece como o quarto maior usuário do sistema de solução de disputas. O governo ainda lembra que outros fóruns também foram usados para tentar obter uma explicação, todos sem sucesso.(...) Segue

Fonte : Estadão.Com. Br - Economia&Negócios

BOM DIA!!!




Ser feliz é Viver Intensamente

Ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações. É ser alegre, mesmo se vier a chorar;
É viver intensamente, mesmo no leito de um hospital;
É nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos;
É dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque;
É sempre ser jovem, mesmo se os cabelos embranquecerem.

É contar histórias para os filhos, mesmo se o tempo for escasso;
É amar os pais, mesmo se eles não compreenderem;
É agradecer muito, mesmo se as coisas derem erradas;
É transformar erros em lições de vida;
Ser feliz é sentir o sabor da água, sentir o frescor de uma brisa a tocar-lhe o rosto, é sentir o cheiro de terra molhada;
É extrair das pequenas coisas, grandes emoções;
É encontrar todos os dias, motivos para sorrir, mesmo que não existam grandes fatos;
É rir de suas próprias tolices;
É não desistir de quem se ama, mesmo se houver decepções;
É ter amigos para pedir consolo e dividir alegrias;
É agradecer a Deus pelo espetáculo da vida...

E perceber o quanto é fácil e simples ser feliz.