Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cientistas usam a genética contra o Mal de Parkinson
14 de outubro de 2009 - Uma equipe de médicos franceses conseguiu bons resultados nos testes com um tratamento genético desenvolvido contra o mal de Parkinson. O estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, conseguiu evitar, em macacos, os movimentos involuntários característicos da doença.

Os sintomas do mal de Parkinson aparecem porque a perda de um neurotransmissor chamado dopamina, que tem como função estimular o sistema nervoso central, provoca o descontrole nos movimentos corporais. No tratamento comum, os médicos receitam remédios que aumentam o nível da substância no cérebro dos pacientes.

O tratamento, porém, não é capaz de manter os níveis de dopamina para um funcionamento normal, o que conduz a um transtorno motor chamado discinesia.

O método dos cientistas franceses consiste em inserir no cérebro três genes cruciais na produção da dopamina. Conforme o observado nos macacos, o restabelecimento dos níveis de dopamina corrigiu os transtornos motores e não teve efeitos colaterais.

Para tornar os animais doentes, os cientistas aplicaram neles uma neurotoxina que provoca o Parkinson até que os macacos apresentassem os tremores, a rigidez e a postura instável que são típicos da doença. Após o início do tratamento, as cobaias foram observadas por três anos. Em seu relatório, os cientistas dizem que já há um teste clínico desse tratamento em seres humanos.

Fonte:
Veja.

O poder do paciente

Ele ganha voz na hora de decidir os rumos do tratamento
e começa a dividir com os médicos a responsabilidade
sobre os cuidados com a própria saúde


Cilene Pereira e Mônica Tarantino

SOLUÇÃO DIVIDIDA
Informados, os pacientes questionam as decisões e querem ter a palavra final no tratamento

Há uma revolução nos consultórios e hospitais que mudará para sempre a face da medicina. Os pacientes estão deixando de ter um comportamento passivo para assumir maior controle no gerenciamento de sua saúde. Estão se tornando o que os estudiosos desse novo fenômeno batizaram de "pacientes com poder" ou "empowered patient", na expressão em inglês. Além disso, começam a promover mudanças nas pesquisas, criando, eles mesmos, estudos científicos, assumindo também o papel de geradores de conhecimento sobre as enfermidades.

No Brasil, podem ser vistas manifestações do movimento. A mais recente foi a aprovação do novo Código de Ética Médica pelo Conselho Federal de Medicina. Pelo documento, o médico autoritário cede espaço para o profissional que aceita as decisões do doente. As regras trazem respostas para situações como as que ocorrem com os testemunhas-de-jeová.

Fonte : Revista IstoÈ - Independente

Um brasileiro explica o Nobel de Medicina

A genética ganhou de novo. Desta vez, os laureados no prêmio Nobel de Medicina foram os telômeros, as estruturas que ficam nas extremidades dos cromossomos. Os vencedores foram três americanos: Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak. Entender o papel dos telômeros e da telomerase, a enzima que os regula, vai nos ajudar a compreender mecanismos relacionados com envelhecimento, formação de tumores e algumas doenças genéticas.

Para falar disso, entrevistei o Dr. Rodrigo Calado, um jovem e brilhante pesquisador brasileiro que não conseguiu se “calar” quando soube da notícia. Foi quase “um ganhador”. Ele, que está atualmente no NIH (National Institute of Health, nos Estados Unidos), possui trabalhos importantíssimos relacionados com telômeros e tem colaborado conosco para desvendar essas estruturas nas células-tronco.

Por favor explique em uma linguagem “leiga” o que são os telômeros e qual a sua importância. (...) segue

Veja abaixo no link a entrevista com Dr.Rodrigo Calado

Fonte : Revista Veja - genética Mayana Zatz

DOENÇAS DO INVERNO

É quando a temperatura baixa que diversas doenças passam a atormentar o organismo.

Vírus e bactérias aproveitam os locais fechados, cheios de gente, para se espalhar e provocar de espirros a dores no corpo.

O sistema respiratório é o principal alvo desses problemas, que merecem ser remediados o quanto antes para evitar complicações.

Conheça as doenças mais comuns do inverno e saiba como preveni-las

Fontes: José Dirceu Ribeiro, pneumologista da Unicamp; Elnara Negri, pneumologista do Hospital Sírio-Libanês; Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações; Cleonice Hirata, otorrinolaringologista da Unifesp; Raquel Stucci, infectologista da Unicamp; Elie Fiss, pneumologista do Hospital Oswaldo Cruz; Eduardo Meyer, pneumologista do Hospital Albert Einstein.

Fonte : Site Saúde é vital

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP

CHAT DA APPP


A partir das 20 hs

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO


TEMA DA NOITE


"VOCÊ JÁ SENTIU ALGUMA VEZ DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO ORAL E NA DEGLUTIÇÃO ?


JORGE MAGNO LIMA E DEMAIS AMIGOS

ESPERAM POR VOCÊ


Para participar

CLIQUE AQUI

BOM DIA!



"A SOMBRA DOMINA OS QUE FOGEM Á LUZ."

“EMMANUEL’’