Visualizações de página do mês passado

sábado, 4 de julho de 2009

Instabilidades motoras e emocionais do paciente de parkinson - II

Tenho 48 anos e sou pk há 11 anos, estive muito mal nos dois primeiros anos de tratamento, pela falta de informação. No início do tratamento os médicos iam aumentando a dosagem de remédios e não davam nenhuma outra informação. Em 2006 iniciei um tratamento com um especialista em nutrologia e medicina biomolecular, e ele me trata como “pessoa”, não como “doente”.

O resgate da minha auto-estima, confiança e dignidade foram determinantes para minha recuperação, aliando saúde com qualidade de vida.

Há oito anos estudo e pesquiso sobre a DP. O tratamento MULTIDISCIPLINAR é fundamental. Cuidados diários são necessários, não se pode desistir. Tem que haver um comprometimento muito grande consigo mesmo e seriedade com o tratamento:

1. Atividades físicas para fortalecer a musculatura do corpo. [natação, hidroginástica, tai-chi-chuan, pilates, teatro, expressão corporal, caminhadas, musculação com carga leve, dança].
2. Alongamento para melhorar a amplitude movimentos.
3. Exercícios de memória são itens fundamentais para manter o cérebro estimulado. [Palavras cruzadas, quebra-cabeças, canto, teatro, jogos de tabuleiro, leitura].
4. Ginástica facial, [para manter uma boa expressão facial e evitar o “olhar parado” que muitas vezes ocorre ao portador de DP].
5. Exercícios de fonoaudiogia para evitar problemas da fala e deglutição, [exercícios específicos, exercícios de respiração, canto, coral, leitura em voz alta].
6. Cuidados com a alimentação, [para manter boa saúde geral].
7. Acompanhamento psicológico, quando necessário, para evitar transtornos emocionais, depressão.
8. Fisioterapia que auxilia a manter o equilíbrio, evitar quedas, melhorar o condicionamento físico.
9. Manter vida social ativa: a inclusão social é importantíssima para manter a dignidade e auto-estima do portador de DP, [atividades em grupo como coral, teatro, caminhadas, atividades manuais, aulas de pintura, artesanato].
Para um tratamento adequado é importante manter a motivação do doente e estabelecer um elo de confiança com o seu médico. Muitas vezes, os sinais são menos graves no consultório que em casa e os familiares do doente não compreendem; ouve-se com frequência dizer que se o paciente estivesse todos os dias em casa, como está no consultório seria muito bom.
Com a ajuda destas informações, é possível aprender a conhecer e a "gerir o seu stress", bem como elaborar plano de controle.

É necessário fazer um plano semanal e organizar todas essas atividades. Entendo que esta tarefa exige muito empenho, mas posso afirmar por experiência própria que o esforço é valido e os resultados são realmente positivos.

Apesar de uma aparente complexidade no tratamento da DP, existem algumas regras:

1. A uma noite mal dormida sucede normalmente um dia ruim.
2. O humor tem um papel importante: em caso de depressão, os sintomas motores da doença podem aumentar entre 20 a 30%.
3. Após uma atividade física excessiva (jardinagem, caminhada muito longa), o doente arrisca-se a sentir no dia seguinte uma acentuação transitória dos sintomas: aumento do tremor, aparecimento de cãibras ou cansaço. Nesta doença é necessário manter atividades ligeiras, sem fixar um objetivo rigoroso, fazer as coisas ao seu ritmo, pois há dias em que é possível caminhar uma hora, outros dias em que meia hora já causa maior cansaço. É IMPORTANTE RECONHECER E ACEITAR OS LIMITES DIÁRIOS.

Aos 46 anos reiniciei minha vida profissional, voltei a estudar e hoje mantenho minha autonomia com algumas limitações físicas [como dirigir, por exemplo], mas tenho uma vida normal, tenho equilíbrio emocional, depois de ter superado depressão e TOC. Faço 15 minutos diários de alongamentos ainda na cama, para aquecer as articulações e evitar câimbras e outras lesões, aliás esta prática é indicada para todas as pessoas, de todas as idades.

Tenho atividades físicas como pilates, tai-chi e dança do ventre, que pratico pela manhã, em casa com orientação de DVD, [o ideal seria manter um fisioterapeuta, personal trainer, ou academia, mas a realidade financeira não me permite essa prática]. Tenho encontros semanais de expressão corporal e coral. Leio muito, canto o dia todo, tomo 2 litros de água por dia, tenho boa alimentação, faço ginástica facial durante o dia enquanto cozinho, arrumo a casa e quando me deito.

Entendo que a realidade financeira da maioria da população é deficiente, mas é possível encontrar uma ou outra associação de apoio à DP ou de 3ª. Idade, serviço social das prefeituras que mantém atividades em grupos, como coral, teatro, em atividades gratuitas, até mesmo medicação grátis ou bem abaixo do custo em postos de saúde ou hospitais da rede pública. Importante é informar-se nas prefeituras de sua cidade, as vezes algumas comunidades cristãs mantém grupos de apoio com atividades que podem ser úteis.

Sempre reforço minha afirmação de que o apoio familiar é imprescindível. As pessoas que rodeiam o doente devem ter interesse em compreender a origem e os efeitos destas variações motoras ou psíquicas.

O médico, com quem me trato, Dr. Abib Maldaun Neto, especialista em nutrologia e medicina biomolecular, afirma que é possível, com medidas preventivas e com um modo mais otimista de encarar a vida, conquistar o equilíbrio físico e emocional em todas as idades. Com relação à DP essa afirmação também é válida.

Os avanços na medicina permitem que os pacientes possam levar uma vida praticamente normal e retardar a progressão da doença, quando tratados e medicados corretamente.

A atitude positiva e aceitação da doença é o primeiro passo para buscar dignidade e boa qualidade de vida.

A NOSSA LUTA CONTINUA!

ingressos do velório de Michael Jackson

Em apenas duas horas, houve mais de 520 milhões de acessos ao site que permite concorrer ao sorteio de entradas para o velório de Michael Jackson, na terça-feira (7). A regra inicial era apenas para residentes no local, mas a procura foi tão grande que os organizadores decidiram abrir as inscrições para todos os países.


Cobertura completa: Jackson morre

E o procedimento para concorrer ao ingresso no Brasil, por exemplo, é o mesmo: as pessoas devem se inscrever na página do ginásio na internet até as 22h deste sábado (4), horário de Brasília e contar com a sorte. Os ganhadores vão receber um e-mail no domingo (5), explicando como deverão pegar o ingresso na segunda-feira.

Fonte : G1- música - Michael Jackson

ESTAMOS EM FESTA MAIS UMA ASSOCIAÇÃO



"Nosso anjinho" esta plantando mais uma semente, mais uma esperança.

Vamos bater palmas foi criada a 29º Associação

29. ASSOCIAÇÃO PARKINSON DE SERGIPE

Presidente; Valquíria Lima

associaçaodosparkinsonianos@hotmail.com

Contato: Selma Peres - selmaperes98@hotmail.com

A família Parkinsoniana de Sergipe esta em festa, nossos parabéns, sejam bem vindos a nossa luta.

Contém sempre conosco pois "Estamos todos no mesmo barco"