Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 29 de julho de 2010

AVC - ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (derrame cerebral)

Dr. Drauzio Varella - Site Oficial O portal Dr. Drauzio Varella disponibiliza artigos, entrevistas, diagnósticos, além de conteúdos multimídias como áudios, vídeos e ferramentas interativas.

O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame cerebral, pode ser de dois tipos:

a) acidente vascular isquêmico – falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias por ateromas, trombose ou embolia. Ocorre, em geral, em pessoas mais velhas, com diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, problemas vasculares e fumantes.

b) acidente vascular hemorrágico – sangramento cerebral provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sangüíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue, traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.

SINTOMAS
a)ACIDENTE VASCULAR ISQUÊMICO
•perda repentina da força muscular e/ou da visão
•dificuldade de comunicação oral
•tonturas
•formigamento num dos lados do corpo
•alterações da memória

Algumas vezes, esses sintomas podem ser transitórios – ataque isquêmico transitório (AIT). Nem por isso deixam de exigir cuidados médicos imediatos.

b)ACIDENTE VASCULAR HEMORRÁGICO
•dor de cabeça
•edema cerebral
•aumento da pressão intracraniana
•náuseas e vômitos
•déficits neurológicos semelhantes aos provocados pelo acidente vascular isquêmico.

FATORES DE RISCO
Os fatores de risco para AVC são os mesmos que provocam ataques cardíacos:
•hipertensão arterial
•colesterol elevado
•fumo
•diabetes
•histórico familiar
•ingestão de álcool
•vida sedentária
•excesso de peso
•estresse


TRATAMENTO
Acidente vascular cerebral é uma emergência médica. O paciente deve ser encaminhado imediatamente para atendimento hospitalar. Trombolíticos e anticoagulantes podem diminuir a extensão dos danos no caso de acidentes isquêmicos. A cirurgia pode estar indicada para a retirada de coágulos nos acidentes hemorrágicos ou para a retirada de embolos obstrutivos (endarterectomia) nos acidentes isquêmicos. Existem recursos terapêuticos capazes de ajudar a restaurar funções, movimentos e fala e, quanto antes começarem a ser aplicados, melhores serão os resultados.


RECOMENDAÇÕES
•Controle a pressão arterial e o nível de açúcar no sangue. Hipertensos e diabéticos exigem tratamento e precisam de acompanhamento médico permanente. Pessoas com pressão e glicemia normais raramente têm derrames;

•Procure manter abaixo de 200 o índice do colesterol total. Às vezes, só se consegue esse equilíbrio com medicamentos. Não os tome nem deixe de tomá-los por conta própria. Ouça sempre a orientação de um médico;

•Adote uma dieta equilibrada, reduzindo a quantidade de açúcar, gordura, sal e bebidas alcoólicas;

•Não fume. Está provado que o cigarro é um fator de alto risco para acidentes vasculares;

•Estabeleça um programa regular de exercícios físicos. Faça caminhadas de 30 minutos diariamente;

•Informe seu médico se em sua família houver casos doenças cardíacas e neurológicas como o AVC;

•Procure distrair-se para reduzir o nível de estresse. Encontre os amigos, participe de atividades culturais, comunitárias, etc.

>[CLIQUE AQUI]<
e veja vídeo com informações relevantes sobre o DERRAME CEREBRAL.

QUINTA-FEIRA É DIA DO CHAT DA APPP

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO











A partir das 20:00 hs










TEMA

" VOCÊ TEM PESADELOS , MOVIMENTOS INVOLUNTÁRIOS DAS PERNAS ,
CÃIBRAS , DIFICULDADE EM SE VIRAR NA CAMA?"

Magno e Demais amigos (as)
ESPERAM POR VOCÊ

Para participar
CLIQUE AQUI

Felicidade 100% natural

“O que me faz feliz é estar com a família, receber e dar amor, música, gente bacana ao meu redor, tranquilidade e harmonia.
Entendo também que, muitas vezes, temos de provocá-la! É algo que se busca, em que se acredita, e pode estar nas coisas mais simples. Posso dizer com alegria que a felicidade está em mim e, na maior parte do tempo, sou feliz, muito feliz!”, Paula Lima, cantora
Felicidade 100% natural Livre de estímulos artificiais e desmedidos, tais como remédios, comida, festas e compras, a alegria de viver volta a ser um sentimento morno que aquece o peito e embala a existência.

Mas, para resgatarmos esse tesouro, precisamos, antes, fazer as pazes com a tristeza, injustamente eleita a grande vilã da atualidade.


Texto • Raphaela de Campos Mello
Fotos • Divulgação e Gustavo Ferrari

Se um dia um mago bater à sua porta e oferecer-lhe uma poção mágica que, uma vez dissolvida em água, lhe trará felicidade instantânea, desconfie.

Melhor ainda, fuja na direção oposta. Assim, aumentará centenas de vezes as chances de encontrar a felicidade possível, aquela que se basta sem qualquer tipo de suporte artificial. Um sentimento discreto, quase singelo, que comporta alegrias e tristezas e mais se parece com uma chuva de confetes do que com uma apoteose de carnaval (...) segue

Fonte : Bons Fluidos

Sensor inserido na pele ajuda diabético a medir glicose sem picadas nos dedos

Do R7

Sistema manda informações para receptor do tamanho de um celular






Foto Reprodução
Sensor (à esq.) pode ficar
implantado por mais de um ano,
diabético de medidor convencional

PublicidadeEngenheiros da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, criaram um sensor que é inserido na pele para medir o nível de glicose de sangue, o que pode ajudar portadores de diabetes a controlar a doença sem o incômodo de aparelhos que exigem picadas nos dedos para fazer esse registro. O implante funciona por mais de um ano e pode ser substituído.

Diabetes é uma doença em que a insulina do corpo ou é destruída ou não age de forma adequada. Sem esse hormônio, a glicose não chega até as células, que precisam dela para transformá-la em energia. Por isso, são necessárias medições constantes nos níveis de glicose, para manter o problema sob controle. O diabetes é uma das doenças crônicas que mais atingem os brasileiros, chegando a 3,6% da população em geral.

O aparelho tem cerca de 3,8 cm de diâmetro e 1,5 cm de espessura e poderia ser implantado em um procedimento de ambulatório, sem necessidade de internação. As informações sobre a glicose são enviadas para um receptor de dados do tamanho de um celular – as informações poderiam inclusive para um programa instalado nesse tipo de telefone.

O sensor pode ser usado para alertar os pais se o nível de glicose dos filhos caíssem para níveis perigosos durante a noite, diz David Gough, principal autor de um estudo sobre o assunto, publicado pela revista científica Science Translational Medicine.

– Há pais com filhos diabéticos que perdem as noites de sono pela preocupação de que as crianças tenham hipoglicemia à noite.

Gough diz que a vantagem é que o monitoramento do problema passaria a ser constante.

– Hoje, o tratamento exige quatro picadas por dia nos dedos para medir os níveis de glicose, mas essas taxas podem variam bastante entre cada análise. Nós estamos indo na direção de algo é que é automático e bastante discreto.

O sistema já foi testado em animais e agora deve ser analisado em humanos.

Veja Relacionados: Diabetes
Diabetes

BOM DIA!!!



A Vida

Por muito tempo eu pensei que a minha vida fosse se tornar uma vida de verdade. Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga... Aí sim... a vida de verdade começaria.

Por fim, cheguei a conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade. Essa perspectiva tem me ajudado a ver que não existe um caminho, para a felicidade. A felicidade é o caminho! Assim, aproveite todos os momentos que você tem.

E aproveite-os mais, se você tem alguém especial para compartilhar. Especial o suficiente para passar seu tempo; e lembre-se que o tempo não espera ninguém. Pare de esperar até que você termine a faculdade;

Até que você volte para a faculdade;
até que você perca 5 quilos;
até que você ganhe 5 quilos;
até que você tenha tido filhos;
até que seus filhos tenham saído de casa;
até que você se case;
até que você se divorcie;
até sexta à noite;
até segunda de manhã;
até que você tenha comprado um carro ou uma casa nova;
até que seu carro ou sua casa tenham sido pagos;
até o próximo verão, outono, inverno;
até que você esteja aposentado;
até que a sua música toque;
até que você tenha terminado seu drink;
até que você esteja sóbrio de novo;
até que você morra;

E decida que não há hora melhor para ser feliz do que AGORA MESMO... Lembre-se: Felicidade é uma viagem, não um destino.

(Helfil)