Visualizações de página do mês passado

sábado, 5 de dezembro de 2009

Lidando com as Incertezas do Futuro

Pensamento da Semana - N°. 302 - Lidando com as Incertezas do Futuro | 05/12/2009

Estimados Amigos,

Por mais que o ser humano tente, o futuro pessoal, ainda que próximo, sem mencionar o remoto, permanece sólido em sua característica de imprevisibilidade, pois o futuro é uma caixa de surpresas que parece abrir-se segundo as possibilidades predispostas pelo destino de cada ser humano e que são corroboradas por ações realizadas em concordância com o seu caminho.

No entanto, o desconhecimento de qual jornada deve ser perseguida em determinados momentos da vida, somado por algumas imposições externas como pressões familiares, necessidades econômicas ou ansiedades emocionais, frequentemente preenche o quotidiano das pessoas com uma avalanche de questionamentos que, apesar de possuirem seu lado benéfico, às vezes, mais atrapalham do que auxiliam, pois tais dúvidas geram angústias, aflições e medos que, em sua forma bruta e intensa, tem o poder de estagnar, ou distorcer, o pensamento, a criatividade e as ações de um ser humano.

Além disso, é importante entender o mecanismo psicológico humano que flutua sobre o rio do desconhecimento, isto é, o desconhecido é a fonte que alimenta a incerteza e, a incerteza carinhosamente alimenta o riacho da insegurança e, neste riacho correm, juntamente com muitos outros, todos os sentimentos de inanição e aflição acima mencionados.

Então, se o futuro é imprevisível e sua imprevisibilidade é causa de perturbações na congênita harmonia que forma a manifestação humana, qual seria a possibilidade de mudança cognitiva que auxiliaria uma pessoa a sair deste, aparente e perigoso, labirinto?

Um dos importantes princípios que auxilia o processo evolutivo humano é o prático discernimento de que se uma fórmula, ou ferramenta, está sendo insatisfatória no encontro para a solução de uma determinada dúvida, é imperativo que se busquem alternativas, pois para os mesmos procedimentos, as respostas serão sempre as mesmas.

Assim sendo, se as angústias causadas pela apreensão do incógnito futuro estão paralisando as ações atuais, quem sabe seria relevante, assim como proativo, deixar o futuro um pouco de lado e, ao mesmo tempo, utilizar tais momentos para exercer, da melhor maneira possível, as atividades, pensamentos e criações necessárias a cada momento.

Isto não significa que o indivíduo esteja ignorando o futuro, muito pelo contrário, ele está tão consciente do futuro que, ao invés de esperá-lo com suas imprevistas respostas, tal pessoa está, a cada segundo, a cada minuto, a cada hora, utilizando todo o seu conhecimento, todas as suas habilidades e atitudes para construir o futuro que ela anseia, pois aquele que vive e atua no presente, indubitavelmente, está arquitetando o seu futuro e, ao mesmo tempo, ele também está evitando o desperdício de energias causados pelas lucubrações sobre o desconhecido.

Ademais, ao atuar constantemente nas ações quotidianas, o ser humano vai, paulatinamente, modificando-se como resultado de seus êxitos e insucessos e, nesta caminhada, provavelmente, ele encontrará a trilha que mais se encaixa com os conhecimentos e as dádivas que ele veio à este mundo para aprender e para compartilhar.

Desta maneira, desejo-vos uma semana repleta de vivências no presente, de construção da ponte entre os objetivos futuros e as necessárias ações atuais e graça para caminhar na fascinante senda da vida.

Com amor e carpe diem,

Tadany
PS: Para citar este Pensamento da Semana:
Cargnin dos Santos, Tadany. Lidando com as Incertezas do Futuro. www.tadany.com

Coma peixe e melhore sua saúde

Coma peixe e melhore sua saúde

Além do saboroso, o consumo de peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação. Para começar, o peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.

E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.

E peixe é ótimo para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue! Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde.

O ômega 3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.

E, por agir nas células nervosas, o ômega-3, encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono.

Esse tipo de gordura auxilia, ainda, no tratamento da pressão alta, na coagulação do sangue, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide, na proteção da pele contra raios ultravioleta e inflamações. (...) segue

Fonte : Magraemergente.com

A forma certa de tratar a Psoríase

Banhos de sol podem reduzir as inflamações e ajudar na cicatrização das feridas na pele e nas articulações

Por Cristina Almeida / Ilustração Tato Araújo

Era março de 2008. Emily, de 6 anos, reclamou que estava sentindo uma coceira estranha, mas sua mãe não deu muita importância. A solução imediata foi aplicar um creme no local e as duas esqueceram o assunto. Nos dias seguintes, algumas lesões cutâneas apareceram, aumentaram e cobriram partes do corpo da menina. Pensando ser varicela, a mãe de Emily procurou um pediatra. O diagnóstico foi eczema. Entretanto, o remédio prescrito não resolveu o problema e as lesões se multiplicaram. Uma segunda opinião foi solicitada e a resposta foi pele seca. Os sintomas evoluíram. Os pais da menina, preocupados, decidiram empreender uma pesquisa na internet. Descobriram que ela fazia parte dos 10% a 15% de pessoas que são acometidas, antes dos 10 anos de idade, por uma doença inflamatória crônica da pele, a psoríase. Com a ajuda da National Psoriasis Foundation, Emily finalmente pôde ser tratada por um especialista.*(...) segue

Fonte : Revista VivaSaúde

Mantenha o colesterol sobre controle

Quase metade dos brasileiros já ultrapassou os limites saudáveis e boa parte nem sabe disso. Os desatentos correm sério risco: o acúmulo de gordura nas artérias predispõe ao infarto cardíaco

POR Rita Trevisan / ILUSTRAÇÃO Tato Araújo

Imagine dois personagens: um deles é um homem obeso, fumante, que não pratica qualquer tipo de esporte e ainda se submete a uma rotina estressante no dia a dia. O segundo é outro homem, exatamente da mesma idade e que adota um estilo de vida saudável: faz caminhadas regulares, vive controlando o peso, não fuma e tem lá suas estratégias para relaxar. Qual dos dois apresenta as taxas mais elevadas de colesterol? Se você apostou no primeiro, é sinal de que precisa mesmo ler esta matéria até o final. (...) segue

Fonte : Revista VivaSaúde

Células tronco e o espiritismo


Células Tronco

O que é célula-tronco?

É um tipo de célula que pode se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Esta é uma capacidade especial, porque as demais células geralmente só podem fazer parte de um tecido específico (por exemplo: células da pele só podem constituir a pele). Outra capacidade especial das células-tronco é a auto-replicação, ou seja, elas podem gerar cópias idênticas de si mesmo.

"A clonagem ("broto", em grego) é um método de reprodução normal para muitos seres, mas não para o resto do organismo. Por que essa diferença? As bactérias, por exemplo, que têm uma célula só, se reproduzem por meio da clonagem. Toda bactéria nasce como um clone, ou seja, as filhas são cópias genéticas perfeitas das mães, que simplesmente duplicam o seu "corpo" e depois se dividem em duas.

No resto dos organismos nenhuma célula do corpo é capaz de gerar um novo ser. A reprodução tem que ser feita por meio da fecundação, o que exige células muito especiais - o óvulo e o espermatozóide. Inexistentes nos microorganismos ou nas plantas muito primitivas, essa dupla se distingue por ter apenas um conjunto de genes, enquanto todas as outras células carregam dois conjuntos iguais. Durante a fecundação, o óvulo e o espermatozóide se unem e somam os seus genes, de modo que a célula resultante passa a ter dois conjuntos de DNA. Daí para a frente, ela se multiplica, dividindo-se sucessivamente, e se transforma num embrião.(...) segue

Fonte : http://irmaosdeluz.blogspot.com/

BOM DIA!



O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas.

Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio.