Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A ERVA-MATE CONTRA O MAL DE PARKINSON

Esse efeito acaba de ser constatado por cientistas da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina. Depois de testar o extrato da planta em ratos induzidos à doença, eles observaram que algumas de suas substâncias mostraram-se capazes de protegê-los. Em outra investigação os animais receberam o f toterápico com a medicação tradicional e os resultados foram ainda mais significativos. Parte das cobaias chegou a recuperar completamente os movimentos. O estudo ainda é preliminar, mas já provou que a erva-mate pode ser utilizada na prevenção desse mal degenerativo e também como coadjuvante no tratamento, conta a farmacêutica Luciane Costa Campos, chefe da pesquisa.

FICHA DA PLANTA
Nome científico: Ilex paraguariensis St. Hilaire
Nomes populares: erva-mate, mate, erva-chimarrão, chá-do-brasil
Formas de consumo:
- na região Sul a bebida, bem concentrada, leva o nome de chimarrão;
- no Sudeste serve-se o chá quente e gelado;
- no Centro-Oeste seu nome é tereré, versão tropical do chimarrão, com gelo e limão
Origem: América do Sul
Características: seu caule, de cor acinzentada, tem em média 30 centímetros de diâmetro. O porte é variável e, dependendo da idade, pode atingir 12 metros de altura. Quando podada não passa dos 7 metros
Parte usada: folhas

FONTE: Saúde Abril

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE18]


Quem cuida precisa de cuidados

A maioria das pessoas que se dedica integralmente a um familiar doente acaba se esquecendo da própria saúde. Mas é preciso (e possível) investir no bem-estar físico e emocional destes cuidadores [POR EULINA OLIVEIRA]

Eles passam boa parte do seu tempo se dedicando a outras pessoas que, sem a ajuda deles, não conseguiriam atender às próprias necessidades básicas, como comer, trocar de roupa, tomar remédios e fazer a higiene pessoal. De tão dedicados, esquecem-se da própria saúde e sofrem desgastes físicos e emocionais. São os chamados cuidadores, que podem ser formais (profissionais remunerados) e informais (geralmente um parente da pessoa a ser cuidada). São estes últimos, aliás, os sujeitos às maiores cargas de estresse, especialmente por causa do vínculo afetivo com o paciente.

“Há cuidadores homens, que em geral são maridos e voluntários, e até mesmo crianças. Mas, em sua grande maioria, os cuidadores informais são mulheres, principalmente esposas e filhas de pacientes com doenças que causam algum grau de dependência em suas atividades diárias”, afirma o geriatra Ciro Augusto Floriani, professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), de Teresópolis (RJ).

Uma característica freqüente é que esses indivíduos quase sempre desempenham sozinhos esta função. Muitos têm de abrir mão do emprego e da própria vida pessoal para se dedicar 24 horas à pessoa que depende totalmente de seus cuidados, e acabam ficando sobrecarregados.

Os problemas mais comuns são os relacionados à exaustão física, emocional, social, financeira, material e existencial”, destaca Floriani. E ele alerta. “Já existem estudos consistentes que mostram um risco aumentado de morte e de eventos cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, entre mulheres cuidadoras de seus maridos, somente pelo fato de exercerem essa tarefa.”

Mesmo no caso dos cuidadores formais é preciso preparo físico e psicológico para exercer esta atividade. “Muitas pessoas simplesmente não aguentam desempenhar esta função, pois o desgaste é muito grande”, diz Regina Célia Popim, doutora em enfermagem e professora da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

De acordo com Regina Célia, coautora do livro O cuidar em oncologia (Ed. Unesp), a pessoa que toma conta de uma outra deve procurar oportunidades para não se exaurir. “É muito importante ter uma atividade paralela que traga prazer e bem-estar, como fazer ginástica, ler livros e ouvir música clássica”, sugere. “Uma outra possibilidade é fazer terapia ou buscar grupos de apoio.”

Alguns indivíduos parecem mais fortes que outros para cuidar integralmente de alguém. Na avaliação do geriatra Ciro Floriani, não se trata de vigor, mas de decisão e disponibilidade. “É importante registrar que esta disponibilidade pode ter um limite, e a família deve oferecer meios de ajuda a este cuidador. Caso contrário, teremos duas pessoas adoecidas: aquela que está dependente de cuidados e o cuidador”, garante o geriatra.

O ideal é que o cuidador divida, na medida do possível, a tarefa com outras pessoas, e busque tempo para se dedicar a si mesmo — o que inclui seu bem-estar e sua saúde.


DICAS VITAIS PARA O CUIDADOR

SER REALISTA CONSIGO MESMO - o cuidador não é o super-homem ou a mulher-maravilha; ele não consegue resolver tudo sozinho e isto precisa ser reconhecido.

ACEITAR SEUS SENTIMENTOS - raiva, culpa, fadiga, falta de esperança e solidão são sentimentos perfeitamente normais e conviver com eles não é sinônimo de ser um mau cuidador. A percepção destes sinais é fundamental, assim como pedir ajuda a parentes e amigos sempre que necessário.

DEMONSTRAR SEUS SENTIMENTOS - uma pessoa não pode ficar bem consigo mesma se esconder seus medos, receios e inseguranças. É preciso ter com quem desabafar: conversar com amigos e familiares ou participar de grupos de apoio ajuda muito.

CULTIVAR UMA RELAÇÃO DE OTIMISMO E O BOM HUMOR – tentar identificar as coisas boas e alegres no relacionamento com o paciente. Sempre que possível, divirta-se e ria com ele, veja filmes de interesse comum, ouça música, dance, pinte…

TER SEU PRÓPRIO TEMPO
- procurar fazer exercícios, ler livros, praticar jardinagem e ir ao cabeleireiro, entre outras atividades simples, levam o cuidador a desempenhar melhor a sua função, ao mesmo tempo em que preservam sua identidade.

PROCURAR SE INFORMAR O MÁXIMO POSSÍVEL - por meio de profissionais, livros, cursos e outras fontes a respeito da doença do paciente. Assim o cuidador poderá explicar a enfermidade aos familiares e amigos. Isso ajuda a ampliar o leque de colaboradores e cuidadores, além de melhorar o zelo pela pessoa dependente.

Fonte: Revista Viva Saúde

Tempero pronto tem excesso de sódio, vilão da hipertensão, diz estudo

SÃO PAULO - A praticidade dos temperos industrializados custa caro para a saúde. Nenhuma das 19 principais variedades do produto vendidas no País tem o consumo recomendado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), em razão da alta concentração de sódio.

Foram investigados itens em pó, pasta e tablete. Entre as amostras analisadas, três delas continham - em uma porção pequena, equivalente a uma colher de chá ou tablete - 70% da quantidade de sódio indicada para um dia inteiro.

Os campeões do sódio, de acordo com a Proteste, são os temperos à base de alho e sal, vendidos sob a forma de pasta, em potes. O primeiro da lista, aliás, traz a inscrição 'sabor natural' na embalagem.

Com a ingestão dos temperos, garante a Proteste, o risco de passar do limite em relação ao sódio aumenta - um perigo sobretudo para hipertensos. "O consumidor ultrapassará a quantidade recomendada porque, além dos temperos, irá ingerir outros alimentos com sódio ao longo do dia", diz a nutricionista da Proteste, Manuela Dias.(...) segue

Fonte : www.estadao.com.br

Nova esperança para a cura da doença de Parkinson

Segundo a Wikipédia, Parkinsonismo, síndrome de Parkinson, parkinsonismo atípico ou parkinsonismo secundário é uma síndrome específica caracterizada por tremor, hipocinesia, rigidez e instabilidade postural. A causa mais comum de parkinsonismo é a condição neurodegenerativa conhecida como doença de Parkinson, entretanto, o parkinsonismo pode ser causado por diversas outras doenças, inclusive algumas toxinas, algumas doenças metabólicas, e outras condições neurológicas.

Vários tratamentos foram e estão sendo propostos para a cura desta doença, porém ainda não foi achado um método eficiente e duradouro.

Muhammad Ali

Vinte anos atrás pesquisadores tentaram injetar no cérebro de doentes de Parkinson, células cerebrais de fetos abortados. Mas os efeitos colaterais devastadores que algumas pessoas apresentaram forçaram os pesquisadores a interromperem os procedimentos. Muitas das cobaias humanas perderam o controle de seus corpos, e adquiriram movimentos espasmódicos para o resto de suas vidas.

Entretanto, o cientista britânico Dr. Marios Politis e sua equipe do MRC Clinical Sciences Centre no Imperial College London descobriram a causa desses movimentos espasmódicos, e se aproximam da interrupção destes efeitos colaterais com o uso de drogas e melhoramentos na técnica. Os grupos contra o aborto já estão de olho, e a polêmica sobre o uso de células de fetos abortados continuará.

Pelo menos é uma esperança para os milhares que sofrem desta doença no mundo todo, inclusive alguns famosos, como o boxeador Muhammad Ali e o astro de Hollywood Michael J Fox.

Fontes:

Traque Atomico

Wikipédia e Daily Mail

Doenças respiratórias requerem cuidado com higiene no inverno

Gripes, resfriados e rinite alérgica são mais comuns na estação.
Recomendações incluem lavar as mãos e evitar compartilhar objetos.

Do G1, em São Paulo

O Ministério da Saúde divulgou informações nesta quinta-feira (15) sobre as principais doenças durante o inverno, para orientar a população sobre sintomas possíveis e métodos de tratamento.

Segundo o órgão, hábitos de higiene simples como evitar compartilhar objetos pessoais com pessoas gripadas e lavar as mãos constantemente são medidas eficazes para restringir as chances de contágio.

Água e sabão são recomendados para realizar a assepsia das mãos e do rosto. Lugares úmidos e frios permitem a multiplicação do vírus, devendo ser ventilados e iluminados pelo sol como formas de prevenção.

Frio
Evitar contato objetos pessoais e pessoas gripadas
são orientações do Ministério

Casos mais frequentes

A gripe é doença respiratória que apresenta sintomas como febre acima de 37 graus, congestão nasal, tosse, dores de garganta, nas articulações e musculares. Transmitida diretamente por meio da saliva expelida no ar ou por meio do contato com mãos contaminadas, quando levadas à boca, nariz e olhos.(...) SEGUE

Fonte : G1 - Ciência e Saúde

BOM DIA , HOJE É SEXTA-FEIRA, BOM FINAL DE SEMANA!!!



Sabedoria Chinesa

1. A verdadeira felicidade está nas pequenas coisas... um pequeno iate, um pequeno Rolex, uma pequena mansão, uma pequena fortuna...

2. O importante não é ganhar. O que importa é competir sem perder nem empatar.

3. Ter a consciência limpa, é ter a memória fraca.

4. Há um mundo bem melhor... só que é caríssimo.

5. Se tu és capaz de sorrir quando tudo deu errado, é porque tu já descobriste em quem pôr a culpa.

6. Se procuras uma mão disposta a te ajudar, tu a encontrarás no final do teu braço.

Bom dia!!!


Maktub