Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010 CHIP DO MOVIMENTO

Um chip para os músculos

Ingleses criam implante que ajuda a manter as funções musculares de pessoas paralisadas

Cilene Pereira

Um dos desafios para melhorar a qualidade de vida de pessoas que perderam os movimentos de braços e pernas é manter a tonicidade de seus músculos. Sem movimentação, eles podem se atrofiar, afastando ainda mais qualquer possibilidade de recuperação.

Na última semana, pesquisadores ingleses anunciaram a criação de um recurso que ajuda na tarefa de manter os músculos trabalhando mesmo em casos de paralisia. Trata-se do primeiro chip que pode ser implantado na espinha com o objetivo de emitir sinais elétricos aos músculos. O estímulo provoca a contração das fibras musculares, movimento essencial para a preservação de suas funções.(...) segue

Fonte : Blog do Albino Incoerente

'O Brasil quebrou espiral do silêncio sobre a aids', afirma o diretor da Unaids

Para diretor da agência da ONU, país tem atuado de forma exemplar no tratamento a portadores do HIV e no combate ao preconceito

Nana Queiroz
Michel Sidibé, diretor executivo da Unaids, um dos braços da ONU.

Michel Sidibé, diretor executivo da Unaids,

um dos braços da ONU. (Adriano Machado / AFP)

Nomeado há exatos dois anos diretor executivo da Unaids, o programa da ONU de combate à aids, o malinês Michel Sidibé, de 58 anos, tem como principais metas acabar com novas infecções e combater a discriminação a portadores do HIV. Ainda está longe dos objetivos. Mais de cinquenta países sequer aceitam a presença de pessoas com o vírus em seus territórios.

Em outras nações, homossexuais são perseguidos por leis que impõem desde a prisão até a pena de morte. "Esse tipo de lei só impede que as pessoas sejam tratadas", diz Sidibé, que nesta semana visitou o Brasil. Apesar das dificuldades, o diretor da Unaids tem bons números a mostrar, como a queda de novas infecções e de mortes por aids no mundo inteiro, entre 2008 e 2009. Ele aponta ainda o Brasil como país que tem conseguido reduzir o preconceito por meio de campanhas de informação bem sucedidas. “O Brasil quebrou a espiral do silêncio sobre a aids”, afirma.

Na entrevista a seguir, ele fala sobre a situação do HIV no mundo, o avanço do contágio em países desenvolvidos e o papel da moral e da religião na batalha contra o vírus.

Há muito tempo já se sabe que o maior foco de aids no mundo é a África. Mesmo assim, a evolução no quadro do continente tem sido muito lenta. Por quê? Falta vontade política?
Posso dizer que pela primeira vez na história nós quebramos a trajetória do HIV, mesmo na África. Neste ano tivemos 25 dos países mais afetados manifestando um declínio de 25% ou mais em novas infecções. Mas o maior problema que ainda enfrentamos no continente é que muitos desses países estão enfrentando obstáculos econômicos e não tiveram acesso aos tratamentos. A maioria dos países africanos não produz medicamentos contra aids. Por isso, a parceria com o Brasil (que envolve a construção de uma fábrica de medicamentos antirretrovirais em Moçambique e transferência de tecnologia) é uma grande oportunidade de começar a transferir conhecimento e tecnologia e trazer inovação à África nesse quesito. Não é só uma questão de lideranças, mas de tecnologias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um comunicado nesta semana falando sobre os obstáculos que a criminalização da homossexualidade impõe ao combate à aids, o que é o caso de alguns países africanos. Isso é uma realidade que deve agravar a situação do continente? (...) segue

Fonte : Revista Veja - Saúde

Laboratório é autuado após doar produto médico não oferecido pelo Estado de SP

Vigilância Sanitária diz que empresa só poderia usar o composto como matéria-prima

Agência Estado

A doação de um produto indispensável para a vida de um menino de três anos pode custar caro para o laboratório farmacêutico Baldacci. Há pouco mais de um mês, a empresa foi notificada pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo por fornecer citrulina, um aminoácido usado na fabricação do remédio Ornitargim, para o garoto.

A justificativa é de que o laboratório tinha autorização apenas para usar o produto como matéria-prima. Por isso, a venda e até mesmo a doação representariam uma infração sanitária. A empresária Bianca Calumby, mãe do menino, diz que "não se trata de uma questão de saúde pública, mas de formalismo cego".

– Sem o remédio, o Victor teria morrido.

O diretor do laboratório notificado, Ronaldo Leão Abud, diz que "a intenção era ajudar".

– A doação foi feita às claras, documentada, baseada num pedido médico. Nunca pensei que poderíamos ser penalizados por querer socorrer uma criança.(...) segue

Fonte : R7 - Saúde

Médicos usam células-tronco de cordão umbilical para curar leucemia

Entrevista com Oswaldo Keith Okamoto, professor do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva da USP

Substância reduz efeito nocivo de quimioterapia

Descoberta pode permitir aumento das doses de remédio contra tumores gastrointestinais sem prejudicar organismo

- O Estado de S.Paulo

Pesquisadores americanos desenvolveram uma droga capaz de reduzir efeitos colaterais de um quimioterápico usado no tratamento de tumores do sistema gastrointestinal. Se os bons resultados obtidos em testes com ratos se confirmarem em humanos, a descoberta permitirá aumentar as doses de quimioterapia sem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes.

O CPT-11 é um quimioterápico usado principalmente no tratamento do câncer de intestino, mas também tem se mostrado eficaz contra tumores no estômago, pulmão e até no sistema nervoso. O medicamento, no entanto, irrita o sistema digestivo e causa diarreia - que pode ser grave em até 30% dos casos. Isso acaba limitando as doses da quimioterapia e pode comprometer a eficácia do tratamento.

Esse problema ocorre durante o processo de excreção do CPT-11. Após matar as células tumorais, o quimioterápico é transformado em um composto inerte e, assim, deveria ser eliminado do organismo.

No entanto, uma enzima produzida por uma bactéria presente no intestino humano reativa a droga, que passa então a atacar o tecido intestinal.

Em pesquisa divulgada recentemente na revista Science, cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, relatam ter conseguido desenvolver uma nova droga capaz de inibir a produção dessa enzima sem causar prejuízo à flora intestinal.

Fonte : Estadão.com.br

BOM DIA, FELIZ INICIO DE SEMANA!!!



Mais do que acreditar

Se você acredita que algo é possível, tentará realizá-lo. Se você sabe que algo é possível, esse algo acontecerá.

Como alcançar um estado além de apenas acreditar, um estado de saber? Agindo. A maior confiança surge ao fazer uma e outra vez. Não existem atalhos. Não existem truques mentais ou tecnológicos. Arregace as mangas e ponha as mãos na massa. Em breve, você não apenas acreditará como também saberá.

Você pode acreditar que é capaz de correr uma maratona. Mas somente quando você acordar todo dia às cinco da manhã e se exercitar, dia após dia, você saberá que é capaz de correr a maratona.

Como diz o ditado, ver é acreditar. Da mesma forma, fazer é saber. É ótimo acreditar nas possibilidades. Você pode especular a respeito e imaginar toda sorte de coisas maravilhosas. Mas a ação é o que vai tornar todas essas coisas possíveis.

Arregace as mangas e comece a agir. Assim você saberá do que é capaz de conquistar. E, sabendo disso com absoluta certeza, você fará com que as coisas aconteçam.

ATITUDE PALAVRA DE ORDEM!

[Este texto já foi postado aqui no blog em 2008. Relendo matérias antigas achei oportuno postá-lo novamente.]

Quase tudo que já li como descrição do Mal de Parkinson diz: "doença egenerativa, progressiva, incapacitante". Um dia lamentando minhas condições físicas, uma pessoa muito especial, com visão muito além da minha, disse: - "sua alma não tem Parkinson". Então parei de sentir pena de mim mesma e cobrei respeito por mim.

Não cobrei amor e respeito de outras pessoas. Cobrei amor e respeito de mim mesma. ATITUDE, é sim uma alavanca que nos move para o futuro. Temos limitações sim! Aceitar isso é questão de escolha de cada um. Sentir piedade ou não de nossa condição, também é escolha nossa. ATITUDE! E juntos vamos seguir em frente.

Não podemos exigir amor de quem convive conosco se não tivermos amor próprio. Igualmente não nos cabe esperar por respeito, quando nós mesmos não nos respeitamos. Se sofremos preconceito ou omissão por parte de algumas pessoas, não é porque somos pessoas desprezíveis, mas porque essas pessoas não estão capacitadas ao amor verdadeiro, legítimo e incondicional, que nos coloca a todos num mesmo patamar de igualdade, onde as diferenças não devem ser fatores limitantes, mas sim agregadores, somando experiências novas em nossa vivência, onde não separamos o "diferente", mas o acolhemos como "amigo".

Se temos limitações causadas pela doença, e não falo apenas do mal de Parkinson, nossa incapacidade é apenas física. No caso de pessoas preconceituosas e omissas o grau de incapacidade é muito mais grave. E eu volto aqui a falar sobre a "Lei da Atração": se me sinto pequena, só vou atrair coisas pequenas; se tenho medo de tentar só vou obter resultados frustrantes; se lamento minha condição apenas vou receber piedade das pessoas. Mas se tenho por mim mesma uma atitude de respeito, é respeito que vou receber das pessoas.

Não importa se somos advogado, balconista, designer, dona-de-casa, empresário, médico, pedreiro, professor, contador... temos que procurar o melhor naquilo que fazemos. De nada adianta talento sem paixão.

Eu procuro a "excelência" a cada dia, apesar das limitações ou mesmo por causa delas eu procuro fazer o melhor que eu posso, em pequenas ou grandes decisões. Aprendi, nesta minha jornada, que a melhor escolha é a que se faz com o coração.

Sinto que tenho facilidade em me comunicar em palavras escritas, e isso não me faz melhor que ninguém. Isso apenas me dá a oportunidade de compartilhar aqui minhas melhores vivências e as piores também. Sem a intenção de ser "modelo" de nada, meu maior anseio é mostrar que se eu superei, todos são capazes igualmente de superar momentos difíceis.

Um tijolo no alicerce de uma construção tem igual importância ao tijolo que está na cumeeira, com funções diferentes, mas cada um desempenha o seu papel.

Já lamentei inúmeras vezes pela doença, mas agora não mais. Se não fosse pelo Parkinson eu teria deixado de conhecer muitas pessoas especiais, eu teria deixado de fazer coisas que hoje julgo de grande importância no meu aprendizado de vida, porque na realidade cada um de nós é da vida um aprendiz.

Se não fosse pelo Parkinson eu talvez nunca tivesse conhecido a ABP – ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON. Por isso tudo, já valeu toda minha caminhada até aqui talvez nunca tivesse feito um blog, nunca teria me aproximao de vocês.

Como escrevi outro dia eu escolhi ser feliz, mas não tenho o propósito de ir só. Estou esperando cada um de vocês, porque não dá para ser feliz sozinho!

Montanhas de abraços da amiga *TT.