Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 10 de março de 2009

Pacientes com câncer ganha aliado para enfrentar a doença

Os pacientes do Instituto do Câncer ganharam um aliado para enfrentar a doença: é o Tsuru. A ave de papel que dá asas à esperança.

É uma conversa íntima, mas transparente. Um encontro delicado entre pacientes com diagnóstico de câncer, familiares deles e uma psicóloga. A compreensão da vida atravessa sinuosos caminhos e vem dar num lugar quieto e claro onde se ajustam as dobras duras da vida. "E o que a gente está querendo aqui no hospital é transmitir a vocês acompanhantes, familiares, amigos, para passarem essa corrente de fé, de esperança, espírito de luta aos pacientes. Então a gente vai fazer um Tsuru para deixar para o hospital e outro pra levar pra casa", explica a Psicóloga Hospitalar, Samanta Moreira.

Fonte : SPTV

Eles latem, lambem e fazem fisioterapia

Fisioterapeutas brasileiros estão levando cachorros às sessões para auxiliar nos exercícios e incentivar os pacientes a continuar o tratamento. Estudos já mostraram que a presença do animal promove sensação de bem-estar e diminui as dores

Thaís Ferreira

Aníbal é um cachorro agitado e inteligente. Obedece a sua dona sempre que ela o manda ficar sentado ou pegar algum objeto, mas é também muito bagunçeiro, como todo bom vira-lata. Uma vez por semana, Aníbal usa sua energia para cumprir uma nobre e importante tarefa: é auxiliar de fisioterapia de um asilo em Cotia, na Grande São Paulo. Lá, o cachorro de 5 anos pega as bolinhas jogadas pelas idosas que se exercitam, obedece quando elas lhe dão ordens e fica quietinho enquanto elas escovam seus pelos (confira no vídeo ao lado). "Ele é um cachorro hiperativo e muito generoso. Sabe que aqui no asilo tem uma função e uma responsabilidade", diz a psicóloga Fátima Maria Cândido, sua dona.


Fonte : Revista ÉPOCA


EUA liberam testes com células-tronco embrionárias

Obama defende as pesquisas com células-tronco criadas a partir de embriões. Durante oito anos George Bush vetou a liberação das verbas.

GIULIANA MORRONE Nova York

Nos Estados Unidos, a comunidade científica comemora. O presidente Barack Obama liberou o financiamento de pesquisas com células-tronco de embriões. Segundo Obama, seu antecessor, o ex-presidente George Bush, forçou uma falsa opção entre ciência e valores morais.


Foi uma decisão política prometida durante a campanha. Barack Obama acabou com a proibição do uso de dinheiro público federal para pesquisas com células-tronco embrionárias.

“Milagres na medicina não acontecem por acaso, mas com muito esforço”, defendeu Obama.


Fonte : Bom Dia Brasil

Neurociências na Web
Neurociências na Web


Neurociências na Web
Neurociências na Web

Neurociências na Web
Neurociências na Web

.

MENSAGEM DO GUERREIRO GENÁRIO

Dia da conscientizaçÃo da doença de parkinson

A DOENÇA de PARKINSON (DP) é neurodegenerativa, progressiva e, até então, incurável. Mesmo sendo acompanhada por equipe multidisciplinar (neurologista, geriatra, urologista, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta etc....) infelizmente ainda não há exame capaz de identificá-la ou que indique sua evolução. Como leigo e portador da DP, digo que a Doença é acompanhada no “OLHÔMETRO”, na base da observação. E ninguém melhor que o CUIDADOR, que convive diariamente com o Portador, observando suas as alterações, variações e os efeitos dos medicamentos, para levar aos diversos profissionais essas informações tão valiosas no acompanhamento da DP.

Os profissionais, que atendem aos portadores da DP, de um modo geral de 4 em 4 meses prescrevem os medicamentos através de informações obtidas com o próprio paciente ou através do cuidador. Como foi dito, o PDP é assistido por um grupo de profissionais de diversas especialidades que precisam trocar informações entre si sobre o paciente. Na prática, isso é muito difícil de acontecer e, eventualmente, muito oneroso. Infelizmente, profissionais médicos em geral, salvo raras e honrosas exceções, não trocam informações sobre pacientes em comum. Entra aí o cuidador, que faz essa ponte entre todos os profissionais envolvidos, podendo dar melhores informações sobre portador. Digo que todo portador precisa de um cuidador independente do estágio da doença, pois ele observa de um plano diferente do próprio paciente.

O dia 11 de abril é dedicado a CONSCIENTIZACÃO DA DOENÇA DE PARKINSON. Quem convive com a DP está sempre na expectativa por dias melhores na sua qualidade de vida. No ano passado, vivemos momentos de tensão, não só a comunidade PARKISONIANA, mas todos aqueles que sofrem de males incuráveis no Brasil. O julgamento histórico que aprovou as pesquisas em Células Tronco Embrionárias, acontecido em 29/05/08, traz esperança para todos nós. Isto, após 3 anos de discussão pondo em lados opostos religiosos e cientistas. A constitucionalidade foi aprovada e os portadores de doenças incuráveis continuam na expectativa quanto ao resultado das pesquisas, que se encontra em andamento no mundo inteiro. Todo dia tem uma noticia. Mesmo sem resultados positivos imediatos, não devemos esmorecer. Devemos continuar com esperança e sempre lutando contra essa doença que é traiçoeira e sutil, nos atacando a todo instante, sem coerência e de forma imprevisível. A DP é personalizada, pois cada paciente é diferente do outro, com sintomas diferentes. Portanto, é difícil seu acompanhamento.

Sabe-se muito pouco sobre essa doença. Sabe-se que não é contagiosa, que ocorre com a perda da maioria dos neurônios da substancia negra do cérebro que produz a dopamina que é o condutor das correntes nervosas ao corpo - faltando dopamina, há reflexo no sistema nervoso, e aparecem os sintomas da DP. Porém, ainda não se sabe o que causa qual o estopim ou como reverter seus efeitos.

Em Salvador, o atendimento ao PDP pode ser considerado satisfatório. Pelo menos, em comparação aos demais estados, pois aqui temos serviço de qualidade na tanto rede pública federal quanto na estadual, com profissionais competentes e especializados em DP. No Hospital das Clínicas, com equipe multidisciplinar, o atendimento é feito às quartas- feiras, no período da tarde no ambulatório Magalhães Neto. O atendimento também é realizado no CREASI, órgão da estrutura da Secretaria de Saúde Estadual, às segundas e quartas-feiras durante todo o dia, com equipe multidisciplinar. Há ainda o serviço do Hospital SARAH, que além de neurologia, oferece excelente atendimento de fisioterapia. Na Universidade Católica do Salvador (Campus de Pituaçu), através da UNAFISIO/ CURSO DE FISIOTERAPIA temos o único serviço no estado de fisioterapia específica para DP. O atendimento ao PDP é garantido através da Portaria 2577/06 do Ministério da Saúde que garante tratamento gratuito, bem como o fornecimento de medicamentos com recursos do SUS, no qual o estado entra com uma pequena contrapartida. Até então os recursos não têm faltado.

Mas os portadores não estão sozinhos. Já existe o GRUPARKINSONBAHIA- Grupo de Apoio a Parkinsonianos e Cuidadores da Bahia, que é especifico para PDP e dirigido por Portadores, que tem como objetivo congregar familiares e cuidadores, orientar, informando sobre a DP, seus direitos, o andamento das pesquisas, promovendo integração social, divulgando e sensibilizando a opinião publica e os meios de comunicação sobre a DP.

No próximo dia 11 de abril, o DIA DE CONSCIENTIZAÇÃODA DOENÇA DE PARKINSON será lembrado e refletido em todo Brasil. Na Bahia, o GRUPARKINSON não ficará ausente, pois estará promovendo evento com uma tarde em que ocorrerão palestras, sorteios de brindes e atividades de lazer. O evento será no dia 6 de abril no auditório da CREASI.

Aguardamos você. CONTE CONOSCO PARKISONIANO.

Genário Lemos Couto

Presidente do GRUPARKINSONBAHIA

Salvador, 9 de março de 2009