Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Grupo de apoio na baixada santista

Marcelo pergunta sobre Grupo de Apoio

Olá!!!
Alguém conhce algum grupo de apoio na baixada santista?

Obrigado
e-mail: marodrigues_3@yahoo.com.br
msn: marodrigues_1@hotmail.com

SEM AÇÚCAR, MAS COM MUITO SABOR

Escolher opções saudáveis é uma bela jogada contra os problemas da diabete. Então, anote aí: aveia, canela, yacon e levedo de cerveja. Eles ajudam a manter os níveis de glicose equilibrados

por Lúcia Nascimento


http://revistavidanatural.uol.com.br/saude-alimentos/28/artigo147863-1.asp


Os alimentos que você vê nesta página dão um golpe duro na glicose.


Quando comemos um doce ou um prato de macarrão, os carboidratos desses alimentos são transformados em glicose e absorvidos pelo intestino delgado. Então, a glicose é levada ao sangue e, a partir daí, com a ação da insulina, é transportada para dentro das células, onde será convertida em energia. Esse é um processo normal do organismo. Não para os diabéticos. Neles, a insulina deixa de agir e a glicose fica circulando no sangue por muito tempo. Assim, falta energia para as atividades diárias e sobram problemas decorrentes do exagero desse tipo de carboidrato.

E se você é um dos mais de 6 milhões de brasileiros portadores da doença, fique tranquilo. Hoje, sabe-se que uma alimentação equilibrada, aliada à prática de exercícios físicos, pode ser suficiente para estabilizar a situação e evitar qualquer complicação que a diabete possa trazer. Esse é o exemplo da terapeuta ocupacional Sheila Muschellack, que convive com a doença há 14 anos. Ela conta que descobriu o problema aos 10 anos, no dia da Páscoa. “A pediatra ligou avisando e disse que os exames de sangue estavam alterados, logo, não poderia comer ovos de chocolate! Achei que seria passageiro, mas a diabete chegou para ficar e muita coisa mudou.” Aos poucos, ela aprendeu que o principal ingrediente para se manter bem eram as fibras – em todas as refeições.




É de se ressaltar a importância dessa substância para a saúde dos diabéticos. Ela freia a absorção dos carboidratos, evitando os picos de glicose no sangue. Consumir um prato de macarrão ao sugo, por exemplo, elevará mais a glicemia do que se a pessoa comer uma quantidade menor desse alimento com um pedaço de carne grelhada e legumes cozidos. Explicação: “O carboidrato [nutriente em que o macarrão é abundante], quando ingerido sozinho, eleva mais a glicemia do que quando combinado a alimentos ricos em proteínas [como a carne] e ricos em fibras [como os legumes]”, afirma a nutricionista Cíntia Elaine Ramos Trindade, do Total Care da Amil.

“As fibras, quando agregadas aos carboidratos, dificultam a digestão desse nutriente, levando a uma absorção lenta e gradual da glicose”, completa o endocrinologista Ricardo Amim, de Minas Gerais. Isso dá oportunidade ao pâncreas de produzir a quantidade de insulina necessária para compensar o açúcar ingerido na refeição, ou dá tempo para o medicamento contra a diabete agir de forma adequada.

Aveia com Frutas
Desde pequeno somos incentivados a comer vegetais em geral. Como você já percebeu, eles são ricos em fibras e não devem faltar no prato do diabético. A regra também vale para os cereais integrais. Nesse grupo, cevada, quinoa, centeio e aveia são os mais recomendados. E entre todos eles, talvez, o último seja o mais fácil de ser incluído na alimentação.
É que a aveia combina com tudo (ou quase tudo): com frutas, iogurte, ou mesmo no preparo de bolos e biscoitos. Dica: substitua seu café da manhã por um mingau de aveia com passas e amêndoas. “Ela tem altos teores de fibras solúveis, que ajudam a diminuir o risco de diabete e, também, as chances de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer”, diz Cíntia Elaine.

A curmarina, substância encontrada na canela, auxilia a reduzir os níveis glicêmicos, 90% dos casos de diabete têm motivo hereditário.

Canela X Açúcar
De acordo com a nutricionista Lara Natacci, que atua em São Paulo, a canela é outra ótima aliada dos diabéticos. Essa especiaria melhora a sensibilidade das células à insulina – o hormônio responsável pelo transporte da glicose do sangue para dentro das células, facilitando a penetração do nutriente nelas. “Assim, a canela auxilia a reduzir os níveis glicêmicos”, diz a nutricionista.
Esse benefício se deve à cumarina, um princípio ativo volátil encontrado em diversas espécies de plantas, entre elas, o guaco, o agrião e a canela. Quando consumida em excesso, porém, essa substância pode causar danos ao fígado e aos rins. “O ideal é ingerir meia colher de chá por dia e evitar o uso durante a gestação e se estiver com hipertensão”, recomenda Lara Natacci.

[continua amanhã, por ser matéria extensa]

PENSE NISSO!



FAÇA SUA PARTE!

Uma reflexão acerca dos maus hábitos e como isso nos afeta...

A revolução do cérebro

A máquina mais complexa do Universo está na sua cabeça. Agora que começamos a entender como ela funciona, descobrimos capacidades que nem imaginávamos. Saiba quais são esses super poderes - e o que fazer para adquiri-los

por Texto Rafael Kenski
O seu cérebro é capaz de quase qualquer coisa. Ele consegue parar o tempo, ficar vários dias numa boa sem dormir, ler pensamentos, mover objetos a distância e se reconstruir de acordo com a necessidade.

Parecem superpoderes de histórias em quadrinhos, mas são apenas algumas das descobertas que os neurocientistas fizeram ao longo da última década. Algumas dessas façanhas sempre fizeram parte do seu cérebro e só agora conseguimos perceber.

Outras são fruto da
ciência: ao decifrar alguns mecanismos da nossa mente, os pesquisadores estão encontrando maneiras de realizar coisas que antes pareciam impossíveis. O resultado é uma revolução como nenhuma outra, capaz de mudar não só a maneira como entendemos o cérebro, mas também a imagem que fazemos do mundo, da realidade e de quem somos nós.

Siga adiante e entenda o que está acontecendo (e aproveite que, segundo uma das mais recentes descobertas, nenhum exercício para o seu cérebro é tão bom quanto a leitura). (...) segue

Fonte : www.super.abril.com.br

Guia para uso seguro de remédios

Eles aliviam sintomas e curam doenças, mas são substâncias químicas que podem colocar em risco a saúde. Respeitar as indicações médicas é fundamental para evitar reações adversas que afetam você e todos a sua volta

POR CRISTINA ALMEIDA

De médico e de louco todo mundo tem um pouco. Por isso, a maioria das pessoas não hesita em usar o remédio alheio para tratar um problema de saúde. Na teoria, a intenção é combater sintomas ou doenças. Na prática, pode ser um grande risco. Embora todo medicamento seja formulado para trazer benefícios, cada organismo é único e, muitas vezes, reage de maneira inesperada. Somente um profissional habilitado é capaz de avaliar e indicar a melhor forma de tratamento.

Atenta aos perigos da automedicação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu novas regras para a venda de remédios, limitando sua exposição nas farmácias. Desde agosto de 2009, até os produtos que dispensam prescrição médica não estão mais ao alcance do consumidor.

A notícia é bem-vinda e atende às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto ao consumo de remédios, que deve seguir critérios como ser específico, corresponder às necessidades clínicas, ter doses personalizadas, ser utilizado por tempo determinado e pelo menor custo.

Embora a Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma), extinto órgão representante da indústria do setor, afirme que a automedicação não é um problema grave no Brasil, considerando que os 966 casos de intoxicação por remédios registrados em 2007 não resultaram em morte, na opinião do médico Flávio Dantas, professor da disciplina de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o perigo de uso indiscriminado é provocar malefícios.

INFORME-SE ANTES DE USAR

Dantas explica que remédios são concebidos para solução do problema doença, mas podem se tornar um veneno se utilizados de forma diferente da prescrita. "Isso vale também para medicamentos de venda livre", afirma o especialista. A primeira consequência é mascarar ou agravar doenças. "A longo prazo, são capazes até de comprometer a saúde da população como um todo", adverte.

Raquel Rizzi, farmacêutica e presidente do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) esclarece que esse é o caso dos antibióticos, cujo uso inadequado ou abusivo gera resistência bacteriana, ou seja, a diminuição da sensibilidade dos micro- organismos ao remédio.





PÁGINAS ::
1 | 2 | 3 | Próxima >> (...) segue

Fonte : Revista Viva Saúde

Muita ansiedade? Caia na água

Estudos revelam que a prática regular de exercícios aquáticos, como a hidroginástica e a natação, atua no tratamento complementar de pacientes com transtorno de ansiedade

POR ANDRÉ BERNARDO
FUSÃO DE IMAGENS: HELTON GOMES

Não é difícil reconhecer uma pessoa ansiosa. O dicionário Houaiss já dá algumas pistas: é todo indivíduo aflito, ofegante, angustiado. Se alguém o seleciona para uma entrevista de emprego na sexta-feira, por exemplo, pode ter certeza de que, a partir de segunda, o ansioso já começará a passar mal. Na véspera do grande dia, então, será capaz de sentir falta de ar, boca seca e aperto no coração. A sensação de que algo - ou, quem sabe, tudo - pode dar errado é incontrolável para um portador de transtorno de ansiedade.

"A ansiedade que a gente sente no dia a dia é mais do que saudável. Afinal, ela protege o indivíduo contra a própria extinção. Mas, quando alguns sintomas começam a causar um sofrimento muito grande, a ponto de impedir a pessoa de exercer as suas atividades normalmente, ela já pode ser considerada patológica. Nesse caso, convém procurar ajuda médica", alerta o psiquiatra Tito Paes de Barros Neto, do Ambulatório de Ansiedade (Amban) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Se você é do tipo que sofre por antecedência, não esquente a cabeça. Em vez de perder tempo com suposições do tipo "E se?", matriculese num clube de natação ou numa academia de hidroginástica. Quando a ansiedade é leve ou moderada, alguns simples ajustes na rotina, como a prática regular de exercícios aquáticos, são capazes de minimizar os sintomas do transtorno.

MENOS TENSÃO

Um recente estudo da Universidade Estadual de Maringá (PR) mostrou que duas sessões semanais de hidroginástica, cada uma com 50 minutos, durante três meses, são suficientes para reduzir os níveis de ansiedade em mulheres já diagnosticadas. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), esse tipo de transtorno afeta 25% da população mundial. A previsão é que três mulheres para cada homem sofram com o problema.

A pesquisa foi feita em 2008 com 16 voluntárias na faixa dos 36 anos, todas em tratamento medicamentoso aliado à terapia comportamental. Das 16 mulheres estudadas, oito adotaram a prática da hidroginástica como complemento terapêutico enquanto o restante manteve o tratamento convencional. Segundo uma das autoras do trabalho, a professora de Educação Física Viviane Buzzo, da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman), as voluntárias que adotaram a prática da hidroginástica apresentaram queda nos índices de tensão, depressão, fadiga e raiva.

A explicação para tal efeito passa pelos benefícios que todo esporte proporciona. "Qualquer tipo de exercício físico libera endorfina no sistema nervoso central. São essas substâncias que produzem um efeito tranquilizante e analgésico no organismo", explica o psiquiatra Antonio Egídio Nardi, do Laboratório de Pânico e Respiração do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O que esses esportes fazem por você
1. Fortalece a musculatura
2. Aumenta a capacidade respiratória
3. Melhora a eficiência cardíaca
4. Promove relaxamento muscular
5. Reduz a gordura corporal
6. Proporciona bem-estar físico e psicológico
7. Estimula interação social
8. Alivia a tensão e o estresse
9. Combate a insônia e a obesidade
10. Favorece a reeducação postural

UM MERGULHO NO BEM-ESTAR

No entanto, as atividades aquáticas levam certa vantagem sobre as terrestres. "Ao controlar a respiração dentro da água, o aluno aprende também a controlar a ansiedade. Os exercícios respiratórios acontecem de forma natural pelo simples fato de o indivíduo estar imerso no meio líquido", argumenta a coordenadora do departamento Aquático da Companhia Athlética em São Paulo, Fabiana Tassi.

Fonte : Revista Viva Saúde

BOM DIA!



"FAÇA SUA PARTE HOJE"
"Enquanto dispuser de tempo, nesta Terra, dirija seus passos pela senda do bem. Procure agir, fazer sempre alguma coisa em benefício de alguém, embora seja apenas uma palavra de conforto, um gesto de carinho, um sorriso de incentivo"