Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Resolvendo os Problemas de Fala de Pessoas com Parkinson

A Parkinson’s Uk é uma associação no Reino Unido que trabalha arrecadando fundos para pesquisas a fim de melhorar as condições de vida das Pessoas que tem a Doença de Parkinson.
O artigo que se segue foi publicado dia 12/12/2011 e fala sobre pesquisas na área.

Resolvendo os problemas de fala de pessoas com Parkinson através de aplicativos de smartphones.

Nova pesquisa financiada pelo Parkinson’s UK visa desenvolver novos aplicativos para telefones celulares que podem resolver o problema de fala vivido por muitas pessoas que tem Parkinson.
Nós demos ao Dr. Roger Eglin da Universidade de Portsmouth uma “bolsa de inovação” de 35 mil libras.
O projeto do Dr. Roger será de 12 meses e o principal objetivo é desenvolver novos aplicativos para telefones celulares para que as pessoas com Parkinson tenham uma melhoria na capacidade de falar e de se fazer entender por familiares, amigos e cuidadores.

Por que usar telefones celulares?

Muitas pessoas com Parkinson já tem e utilizam smartphones , pois é uma maneira efetiva, simples e barato de ajudar pessoas a melhorar a sua própria fala, ou seja,sua comunicação.
Um grupo da Universidade de Portsmouth já desenvolveu um aplicativo básico para telefone celular que melhora a fala. Mas este precisa ser melhorado e adaptado para pessoas com Parkinson.
Desenvolvendo um novo Aplicativo
O grupo de pesquisadores inclui Peter Nolan, Julia Johnson e Lee Prior. Eles colaborarão com Professor Ray Chaudhuri do King’s College.
O objetivo é desenvolver duas funções-chave para ajudar na fala das pessoas com Parkinson:  
1. Um “medidor de feedback” para mostrar as pessoas qual a altura de sua voz enquanto estão falando comparado com o ruído de fundo e ajudá-los a aumentar o volume de suas vozes a fim de que possam ser ouvidos claramente.
2. A função de “treinamento de voz” para encorajar as pessoas a falarem mais alto , o  que pode melhorar  a recepção da voz de quem está ouvindo.
Eles também irão testar esses aplicativos em pessoas com Parkinson em estágios inicias da pesquisa, para assegurar que eles sejam efetivos e fáceis de serem utilizados.

Resolvendo os problemas de fala com tecnologia

Problemas de fala afetam cerca de 70% de pessoas com Parkinson. Isso pode dificultar imensamente o dia-a-dia das pessoas e ter um impacto profundo em suas vidas. A fonoaudiologia ajuda muito, mas os profissionais têm um tempo limitado com as pessoas, pois em muitos momentos as pessoas não têm um terapeuta à disposição. O Dr. Roger que coordena as pesquisas disse:
“Se nós obtivermos o sucesso esperado poderemos ajudar as pessoas com Parkinson que tem dificuldade de fala, ajudando-as a se comunicarem melhor com os seus familiares e amigos, e também, aumentando a sua confiança em situações sócias.
Nós estamos muito satisfeitos pelo financiamento desse estudo que tem uma visão voltada para o futuro e que está usando os novos avanços da tecnologia para resolver problemas de fala.
Nós estamos comprometidos em financiar projetos de pesquisa inovadores como este que demonstram um grande potencial de fazer uma grande diferença entre as pessoas com Parkinson.

Artigo: Tackling Parkinson's speech problems with smartphone apps
Tradução: Renata Trugillo

UMA MENSAGEM PARA QUEM PASSA POR AQUI...

OXIDANTES E ANTIOXIDANTES

Esqueça (quase) tudo que você sabe sobre oxidantes e antioxidantes
Estresse oxidativo
O chamado "estresse oxidativo" tem sido apontado em inúmeras pesquisas como o vilão de inúmeros processos danosos à saúde.
Entre eles estão a calcificação arterial, o câncer e doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.
O próprio processo de envelhecimento tem sido creditado ao estresse oxidativo, que ocorre quando há nos tecidos um excesso das chamadas espécies reativas de oxigênio (ou ROS, do inglês Reactive Oxygen Species).
Esses compostos são oxidantes - é daí que se tem dado tanta importância aos antioxidantes, que combateriam processos patogênicos ou o envelhecimento, embora haja muita controvérsia na área.
 

Como uma pessoa com Parkinson pode evitar quedas?

  • Pisos. Remova todos os cabos e cordas soltas. Mantenha os tapetes bem grudados e macios. Evite trocar os móveis de lugar. 
  • Banheiro. Instale barras para segurar e tapetes antiderrapantes, dentro e fora do box.
  • Iluminação. Todos os cômodos, escadas e entradas devem estar bem iluminadas. Instale luz noturna no banheiro e nos corredores. Acenda as luzes se acordar no meio da noite. Os interruptores do seu quarto devem estar ao seu alcance mesmo quando estiver deitado.
  • Cozinha. Instale tapete antiderrapante próximo da pia e do fogão. Seque imediatamente o chão caso derrame algum líquido.
  • Escadas. Instale corrimões em ambos os lados e certifique-se de que eles estão bem firmes. Se as escadas apresentarem riscos, evite-as. Organize suas atividades para que as use o menor número de vezes ao dia.
  • Entradas e portas. Instale barras metálicas nas paredes próximas às maçanetas para tornar a passagem pelas portas mais seguras.
Seguem algumas dicas para que o paciente possa caminhar com maior segurança.
  • Matenha uma mão livre o tempo todo. Se necessário, use mochila para carregar as coisas.
  • Tente balançar ambos os braços, para frente e para trás, enquanto estiver caminhando.
  • Levante sempre os pés ao caminhar. Não arraste os pés ao andar.
  • Quando mudar de direção, não faça de maneira drástica. Mude de direção cuidadosamente.
  • Mantenha os pés distantes na mesma medida que seus ombros são. Quandos os pés estão juntos, aumenta-se a chance de perder o equilíbrio.
  • Faça uma coisa de cada vez. Não ande e realize outra tarefa ao mesmo tempo.
  • Não use calçados com solas emborrachados porque elas podem grudar no chão e fazer você cair.
  • Faça com calma as alterações de posição. Ao se levantar, espere alguns segundos para ganhar equilíbrio antes de caminhar.
  • Se você "travar" enquanto anda, imagine que está passando por cima de um objeto imaginário. Não deixe que outra pessoa a empurre para fazê-lo andar, pois isso pode desequilibrá-lo ou prolongar o episódio.
  • Se equilíbrio é um problema contínuo, utilize uma bengala ou um andador.
  • escrita por Leide A

Rapidinha!!!

PASSE PELO BLOG E VEJA O QUE FALAMOS NO CHAT DA ULTIMA SEGUNDA-FEIRA:
http://parkinsonchat.blogspot.com/

APAZ FELIZ NATAL E UM 2012 COM MUITA COISA!!!

FONTE : SITE DA APAZ

Arnaldo Jabor: 'estranho acharmos que o Universo é alguma outra coisa que não ele mesmo'

A dificuldade é que somos humanos e precisamos da ideia de tempo e de espaço, de inicio e de fim. Jabor ressalta que também precisamos de uma partícula de Deus aqui em baixo, para salvar o mundo da estupidez, da violência e da miséria.

Fonte : Jornal da Globo

BOM DIAAAA!QUE CADA MINUTO DO SEU DIA SEJA DE MUITAS ALEGRIAS!!!





Bonsai

HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo. O bom proceder consiste em sermos em tudo sinceros e conformarmos a alma com a vontade universal, isto é, fazer aos outros aquilo que desejamos que nos façam.

O homem de bem exige tudo de si próprio; o homem medíocre espera tudo dos outros. A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai. Só os grandes sábios e os grandes ignorantes são imutáveis. Não são as ervas daninhas que matam a boa semente, mas sim a negligência do camponês.

Para onde quer que tu vás, vai todo, leva junto teu coração; Transportai um punhado de terra todos os dias, e fareis uma montanha; Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros. Escolha um trabalho que tu ames, e não terás que trabalhar um único dia em tua vida

Não te suponhas tão grande a ponto de pensar e ver os outros menores do que tu. Aquele que mais estima o ouro do que a virtude há de perder a ambos. Muito sabe quem conhece a própria ignorância.

Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem Deves ter a cabeça sempre fria, o coração sempre quente e a mão sempre larga. Deixa o caráter ser formado pela poesia, fixado pelas leis do bom comportamento, e aperfeiçoado pela música.

Nunca faças aposta. Se sabes que vais ganhar és um patife, e se não sabes és um tolo. Até que o sol brilhe, acendamos uma vela na escuridão Onde há justiça não há pobreza Pagai o bem com o bem e o mal com a justiça. Algum dinheiro evita preocupações; muito, as atrai

Conte-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu vou lembrar. Envolva-me, e eu vou entender. Quando nasceste, ao teu redor todos riam, só tu choravas. Faze por viver de tal modo que, à hora de tua morte, todos chorem, só tu rias. Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinhos. Outras há que gargalham de alegria por saber que os espinhos têm rosas.

A ignorância é a noite da mente, mas uma noite sem lua nem estrelas. Exige muito de ti e espera pouco dos outros.