Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Doença de Parkinson

entrevistas>parkinson

Dr. João Carlos Papaterra Limongi é médico neurologista, professor na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Drauzio – Com que idade as pessoas costumam manifestar a doença?

João Carlos Papaterra Limongi – Quanto maior a faixa etária, maior a incidência da doença de Parkinson. De acordo com as estatísticas, na grande maioria dos pacientes, ela surge a partir dos 55, 60 anos e sua prevalência aumenta aos 70, 75 anos. Se considerarmos a população de uma cidade grande, desde a infância até os idosos, veremos que existem de 150 a 200 doentes com Parkinson em cada 100 mil habitantes, ou seja, um em cada mil habitantes tem a doença. No entanto, se estratificarmos as faixas etárias, a conclusão será que 80% dos casos ocorrem entre os 65 e 75 anos e que 10% deles aparecem antes dos 45 anos. Portanto, Parkinson não é uma doença exclusivamente dos velhos. Por outro lado, se lembrarmos que não só no nosso país, mas no mundo inteiro as pessoas estão vivendo mais, é grande a probabilidade de aumentar a incidência dessa doença e de outras doenças degenerativas.

  • Principais sintomas
  • Alterações na caligrafia
  • Percepção dos sintomas
  • Substância negra e produção de dopamina
  • Faixa etária mais vulnerável
  • Opções de tratamento
  • Evolução da doença
  • Estilo de vida
  • Fonte : Drauzio Varella.com.br

O poeta que mais sabia viver à margem


Piva, contra a cultura oficial. "A maioria dos mandarins bem-pensantes não passa de um bando de galinhas assustadas"

"E para que ser poeta em tempos de penúria?", perguntava Roberto Piva em um de seus mais recentes poemas. Mais do que seus contemporâneos, o poeta sabia o que era viver à margem: de opiniões firmes, visionário, feroz contra as unanimidades de laboratório, Piva também bradou orgulhosamente seu homossexualismo por becos e praças de São Paulo. Diagnosticado com o mal de Parkinson há cerca de uma década, viveu modestamente nos últimos anos, sendo evitado por quem o bajulava e pelos círculos literários bem postos do País.

Internado desde maio no Hospital das Clínicas, Piva morreu anteontem, aos 72 anos, em São Paulo, com falência múltipla dos órgãos decorrente de uma insuficiência renal. Ele chegara ao hospital com uma infecção na próstata, logo diagnosticada como um câncer - que posteriormente se espalhou pelos ossos, agravando seu estado. Não era a primeira internação neste ano. Em janeiro, havia sido hospitalizado com infecções urinária e cardíaca; dois meses depois, voltou ao hospital para uma cirurgia no coração. O corpo foi velado no sábado, no Cemitério do Araçá, e cremado na manhã de ontem na Vila Alpina.(...) segue

Fonte : Estadão com.br

DOENÇAS DE INVERNO

Doenças de Inverno

BOM DIA , FELIZ INICIO DE SEMANA!!!




Falta de você

Eu realmente sinto falta de você. Meu Amigo...

Eu não o vejo todos os dias mas imagino freqüentemente todas suas expressões.

Eu não falei com você recentemente mas muitas vezes eu ouço seus pensamentos.

Nem sempre caminhamos juntos, e este sentimento de vazio quando estamos distantes prova uma amizade duradoura.

Eu tenho outros amigos mas não é o mesmo.

Eu realmente sinto falta de você e eu quero que você saiba que não importa onde eu vou, com quem eu me encontro ou o que eu faço, eu nunca encontrarei uma amizade como a que eu tenho por você, pois você é único !

Bom dia
!!