Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O perigo do Glutamato Monossódico (GMS)

Glutamato Monossódico (GMS): É este o assassino que se esconde em nossos armários de cozinha?
Dr. Mercola

Um silencioso e difundido assassino que é pior à sua saúde que álcool, nicotina e muitas outras drogas está provavelmente escondido em seu armário de cozinha neste exato momento. [1]. "Ele" é o glutamato monossódico ou GMS (MSG, Monossodium Glutamate do nome original em inglês), um realçador de sabor que é conhecido amplamente como um aditivo na comida chinesa, mas que na verdade é adicionado a milhares de alimentos que você e sua família regularmente comem, especialmente se você é como a maior parte dos norte-americanos e come a maioria de sua comida como alimento processado ou em restaurantes.

Glutamato monossódico é um dos piores aditivos alimentares no mercado e é usado em sopas enlatadas, biscoitos, carnes, saladas, refeições congeladas e muito mais. É encontrado em restaurantes e supermercados locais, na lanchonete da escola das crianças, e incrivelmente, mesmo na comida de bebê e em fórmulas infantis.

O GMS é mais do que somente um tempero como o sal e pimenta, ele realça o sabor dos alimentos, fazendo o gosto de carnes processadas e refeições congeladas ficar melhor e cheirar melhor, as saladas ficarem mais saborosas e comidas enlatadas com gosto menos metálico.

Enquanto os benefícios do GMS à indústria de alimentos está bem clara, este aditivo alimentar pode estar lentamente e silenciosamente fazendo grandes danos para sua saúde.
• O que exatamente é o Glutamato Monossódico?

Você pode lembrar quando o pó de GMS chamado "Accent" primeiramente veio aos mercados norte-americanos. Bem foi há muitas décadas anterior a este, em 1908, que o glutamato foi inventado. O inventor foi Kikunae Ikeda, um japonês que identificou a substância natural que incrementava o sabor, provinda da alga marinha.

Tomando como base esta substância, eles foram capazes de criar um aditivo criado pelo homem, o glutamato monossódico, e ele e seu parceiro criaram a Ajinomoto, que é hoje o maior produtor deste produto (e, interessante, também um produtor de remédios).
Quimicamente falando, o GMS é aproximadamente 78% de ácido glutâmico livre, 21% de sódio, e até 1% composto de contaminantes. [3].

É uma ideia errada que o glutamato monossódico é um condimento ou um amaciador de carne. Na realidade, ele tem um sabor fraco, além do que, quando você ingere GMS, você pensa que o alimento que está comendo tem mais proteína e tem um melhor sabor. Ele faz isso enganando sua língua, usando um pouco conhecido quinto estado de sabor: umami.

Umami é o gosto do glutamato, que é um saboroso gosto encontrado em muitas comidas japonesas, bacon e também no aditivo alimentar tóxico glutamato monossódico. É por causa do umami que o alimento com GMS tem sabor mais forte, robusto, e geralmente melhor, para muitas pessoas, do que o alimento sem ele.

O ingrediente não se tornou amplamente divulgado nos Estados Unidos até a Segunda Guerra Mundial, quando os militares americanos perceberam que a ração dos soldados japoneses era muito mais saborosa que as versões americanas por causa do GMS.

Em 1959, a FDA (Food and Drug Administration, ou Agência Norte-Americana de Controle de Alimentos e Medicamentos), classificou o glutamato monossódico como "ordinariamente conhecido como seguro (Generally Recognized as Safe ou GRAS)" e assim se manteve desde então. Ainda assim foi um sinal de alerta quando apenas 10 anos depois uma condição conhecida como a "Síndrome do restaurante chinês" apareceu na literatura médica, descrevendo os numerosos efeitos colaterais, desde falta de sensação, até palpitações cardíacas que a pessoas experienciavam depois de comer glutamato.

Hoje esta síndrome é mais apropriadamente chamada "complexo dos sintomas do GMS" (termo original do inglês: MSG Symptom Complex), que a FDA identifica como "reações de curto-prazo" do glutamato. Mais destas "reações" ainda virão à tona.

[CONTINUA]...
http://www.anovaordemmundial.com/2009/10/glutamato-monossodico-gms-o-sabor-que.html

SUGESTÕES DE LINKS INTERESSANTES

http://www.eco1.com.br/
Primeiro site de vídeos da internet brasileira dedicado exclusivamente a ecologia e sustentabilidade.

http://www.setorreciclagem.com.br/

Arte Reciclada - Reciclagem e coleta seletiva - Meio Ambiente

http://www.akatu.org.br/
Conscientizar e mobilizar o cidadão brasileiro para seu papel de agente transformador, enquanto consumidor, na construção da sustentabilidade da vida no planeta.

http://www.planetasustentavel.com.br/
Traz textos reflexivos e orientações práticas para o nosso dia-a-dia.

COP 15 – Conferência das Partes

r

Hoje, dia 03/11, o programa Ação Planeta falou um pouco sobre a tão importante conferência mundial, que tomará importantes decisões sobre as mudanças climáticas.

Em dezembro agora, do dia 07 ao dia 18, acontecerá a 15ª Conferência das Partes, mais conhecida como COP 15, que será realizada em Copenhagen, na Dinamarca e está sendo desenvolvida pela UNFCCC – Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança de Clima. A conferência vem sendo esperada com enorme expectativa por diversos governos, OnGs e empresas.

Cidadãos do mundo também estão muito ansiosos, pois será discutida a questão de como iremos resolver a ameaça do aquecimento global à sobrevivência da civilização humana. De acordo com o 4º relatório do IPCC o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, que é o órgão que reúne os mais renomados cientistas especializados em clima do mundo, a temperatura da Terra não pode aumentar mais do que 2º C

Reciclagem de Coco Verde

O verão está chegando e não há nada mais gostoso do que tomar água de coco verde beeem gelada! Por ser um consumo sazonal, imaginem que a venda dos cocos triplicam nesta época do ano… E a pergunta que não quer calar é: para onde é que vão todos esses cocos? (...) segue

Fonte : Rádio Boa Nova - Ação Planeta

Seja otimista e viva mais

Tudo é uma questão de ponto de vista. O fato é que encarar a vida de maneira positiva e enxergar as dificuldades como desafios garante mais saúde e longevidade, segundo novas evidências científicas

por Adriana Toledo
design Thiago Lyra
fotos Dercílio

Ser otimista é acreditar que o futuro reserva boas perspectivas e que é sempre possível encontrar uma solução para as adversidades. Na literatura, esse comportamento é representado — embora de maneira um tanto caricata — por célebres personagens, como Pollyanna, da escritora americana Eleanor Porter (1868-1920), e Cândido, do filósofo francês Voltaire (1694-1778). Eles têm em comum uma trajetória marcada por dificuldades e acontecimentos trágicos, que ambos enfrentam sem nunca perder a esperança de dias melhores. (...) segue

Fonte : Revista Saúde É Vital

TOCANDO EM FRENTE


PARA AMPLIAR A IMAGEM BASTA CLICAR EM CIMA

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP




A partir das 20 hs
ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO

TEMA DA NOITE
"INSÔNIA E DIFICULDADE DE DORMIR DE UM PORTADOR"

JORGE MAGNO LIMA E DEMAIS AMIGOS

ESPERAM POR VOCÊ

Para participar
CLIQUE AQUI

bom dia !

Adicione toques especiais às fotos
Viver é a coisa mais rara do mundo.
A Maioria das pessoas apenas existe.


Oscar Wilde