Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 2 de junho de 2009

MANUAL MERCK

O Manual Merck de Informação Médica – Saúde para a Família está organizado de forma a facilitar seu uso. Os tópicos de interesse podem ser localizados rapidamente, bastando consultar o o Sumário ou índice, porém só o entendimento da organização das seções e dos capítulos é que ajudará o leitor a navegar pelo livro e a encontrar o máximo de informações.


Seções

O livro está dividido em seções. Algumas seções englobam órgãos pertencentes a sistemas, como o olho, a pele ou o coração e os vasos sangüíneos. A organização por seções significa que as informações relacionadas estão próximas. Por exemplo, na seção sobre Distúrbios do Coração e dos Vasos Sangüíneos, a apresentação da aterosclerose é imediatamente seguida pela da doença da artéria coronária, que é causada pela primeira. Outras seções correspondem a especialidades médicas, como distúrbios hormonais ou doenças infecciosas. Três seções separadas abrangem tópicos da saúde dos homens, das mulheres e das crianças.

A maioria das seções dedicadas a um órgão pertencente a um sistema começam com um capítulo que descreve a estrutura e o funcionamento do órgão. A leitura de como funciona o coração ou o exame das ilustrações do coração, por exemplo, poderão tornar mais compreensível um distúrbio cardíaco específico. Muitas seções também incluem um capítulo que descreve os exames médicos utilizados no diagnóstico das doenças discutidas na seção em questão. A leitura sobre a doença da artéria coronária pode encaminhar o leitor para o capítulo que descreve os exames e os testes, como o cateterismo cardíaco, utilizado no diagnóstico das doenças do coração.

Fonte : MSD

DOSEADOR DE MEDICAMENTOS

(.../...) Quantas vezes nos esquecemos? Pelas mais variadas razões, como por exemplo quando estamos, nem damos pelo tempo passar, mas de repente começamos a ficar "OFF" e...já é tarde de mais! Temos que os tomar e esperar algum tempo...quando se podia ter evitado! Mas há mais razões....

Para a primeira questão, há uma solução fácil. Hoje em dia praticamente toda a gente tem telemóvel, e grande parte dos telemóveis permite gravar alarmes. Uns no local do relógio, ou despertador, ou então no calendário que permite alguns alertas permanentes. Veja com o seu operador como pode fazer. Se por acaso o seu telemovel, não permitir mais que dois ou três alarmes, reserve esses para os horários de que habitualmente se esquece mais (normalmente a meio da manhã e da tarde).

Para a segunda questão, um habitual colaborador do site, fez-nos chegar uma informação que nos pareceu interessante.

A cadeia de supermercados LIDL, a partir do dia 4 de Maio tem em campanha uma vasta gama de produtos para tornar mais fácil o dia a dia, daqueles que lutam com algumas dificuldades.

De entre estes destacamos o Doseador de Medicamentos, por nos parecer algo muito interessante. Este doseador permite guardar os medicamentos correcto para uma semana inteira. São sete caixas com quatro divisões que fazem parte do conjunto.

Fonte : Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson

Epigenética

Crescemos ouvindo que temos os olhos da mãe, o formato da boca do pai, a altura de um, o senso de humor do outro. Mas será que devemos tudo ao patrimônio genético que herdamos?

No Espaço Aberto vamos descobrir que o meio ambiente e o estilo de vida que levamos podem moldar nosso corpo e nossa mente. Esse novo ramo da ciência, a epigenética, promete, no futuro, um tratamento com remédios mais personalizados e que podem alterar o genoma na prevenção de doenças como câncer e o Mal de Alzheimer.

Nos Estados Unidos é cada vez mais frequente fazer uma análise do próprio dna na tentativa de entender um pouco mais do que somos. Esse mapeamento genético pessoal pode trazer algumas surpresas incomuns.

Saiba mais:

- Aqui você pode entrar no site da 23 And Me, que faz o mapeamento genético via internet. Descubra todas as informações sobre seu DNA, quem são seus ancestrais e quais doenças você está propenso a ter. Em inglês.

Fonte : GloboNews