Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O público percebe a ciência e tecnologia como fontes de risco?

“Você acha que a ciência e a tecnologia trazem muitos riscos, alguns riscos, poucos riscos ou nenhum risco?”. Este é um exemplo de pergunta presente em pesquisas de percepção pública da ciência e da tecnologia que procuram avaliar se (e o quanto) o público em geral entende a ciência e a tecnologia como fonte de riscos. Embora ainda recentes no Brasil, os avanços de tais pesquisas são animadores. Saber o que a população pensa ajuda, não apenas, a entender como se dá o complexo processo de formação de opiniões e sua relação com a divulgação das informações, mas também na definição de políticas públicas para, por exemplo, incentivar uma maior participação popular, divulgação científica e criação de fóruns de discussão com a sociedade sobre questões polêmicas e com riscos potenciais da ciência e tecnologia.


Fonte : Com Ciencia

EM QUE VOCÊ ACREDITA?

Natal é para a maioria dos brasileiros a principal data religiosa, mas, diante de uma sociedade cada vez mais materialista, muitos ignoram o lado espiritual dessa festa e a vêem apenas como uma época de trocar presentes. Há quem diga que as questões religiosas já não despertam tanto interesse, mas será que a sociedade não dá mesmo atenção à vida espiritual? Afinal, a fé é coisa do passado ou não?

Uma pesquisa exclusiva de Seleções, realizada também em 14 países da Europa e na Argentina, investiga quais são as crenças do homem moderno no que se refere ao plano invisível e revela que 95,3% dos brasileiros crêem em Deus.

Fonte : Revista Seleções

MEDICINA E BEM ESTAR

A polêmica da próstata
Orientação do governo para que homens sem sintomas não façam o exame de toque irrita médicos

Greice Rodrigues

Uma recomendação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgada na última semana provocou uma polêmica como há tempos não se via na comunidade médica. O órgão publicou nota desaconselhando homens sem sintomas a fazerem o exame clínico (toque retal) e o teste sangüíneo para medir a dosagem do PSA (sigla de antígeno prostático específico) como forma preventiva de diagnóstico de câncer de próstata. Segundo o instituto, as medidas só seriam indicadas nos casos em que há sinais como presença de sangue na urina, dor ou queimação ao urinar.

Fonte : IstoÉ Independente
COMPORTAMENTO

Aproveite, a felicidade é contagiosa!
Pesquisa revela que o sentimento pode ser transmitido de uma pessoa a outra e se espalhar por sua rede de contatos.

Mônica Tarantino

Procurar a felicidade é uma das coisas que o ser humano faz com mais persistência. E o caminho para chegar lá é assunto da literatura às bancadas de pesquisa científica. A última revelação da medicina a esse respeito é que, como um vírus, a felicidade pega. Ela se transmite de uma pessoa a outra e se expande pela rede de relacionamentos. Como uma gripe. A conclusão é de um estudo divulgado este mês pela revista acadêmica British Medical Journal. “A felicidade de uma pessoa é influenciada pela de outros indivíduos a quem ela está conectada de maneira direta ou indireta”, afirmou à ISTOÉ um dos autores do trabalho, o americano James Fowler, professor de ciência política da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Fonte : IstoÉ Independente