Visualizações de página do mês passado

domingo, 20 de junho de 2010

Preserve seu cérebro com nutrientes [1]

Página 1 de 3

Alimente o SEU CÉREBRO!
Use os alimentos em benefício de seu cérebro e garanta suas saúde, memória e vitalidade.

Em vez de pratos e talheres, tubos de ensaio e microscópios, o apetite fica aguçado, mas por experiências e novas observações. E a cozinha cede espaço ao laboratório, onde cabeças investigam substâncias encontradas nos alimentos capazes de beneficiar nossa massa cinzenta. Como entrada, nesse menu de novidades, é bom lembrar que, nos anos 1990, os cientistas descobriram que, diferentemente do que se imaginava, os neurônios se reproduzem ao longo da vida toda. O nascimento de células nervosas novinhas em folha é chamado de neurogênese. E deguste esta informação, caro leitor as refeições podem estimular esse fenômeno, assegurando funções nobres, como a nossa capacidade de memorizar e raciocinar.

No Brasil, talvez ninguém entenda mais desse elo entre nutrição e cérebro do que o professor Cícero Galli Coimbra, neurologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Uma dieta rica em colina, nutriente que aparece sobretudo na gema do ovo, contribui para a neurogênese, exemplifica o especialista. Nosso organismo, diga-se, depende totalmente dos alimentos para obter a substância, já que não consegue sintetizá-la. E, sem ela, as lembranças não se fixam direito. Se não ingerimos boas fontes de colina, não há produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina, envolvido na formação da memória, completa a nutricionista Luciana Ayer, co-autora do livro Nutrição Cerebral (Editora Objetiva).

Outra substância pede a atenção dos que querem conservar a mente: a glutamina. Ela é fundamental para compor o DNA, isto é, o material genético de novas células na massa cinzenta. O organismo até consegue fabricar esse aminoácido. Mas não basta. Para mantê-lo em níveis ideais, precisamos de alimentos protéicos. Aí a melhor fornecedora é a clara de novo, o ovo!

E, assim como quem deixa para saborear a melhor parte da refeição por último, falta apontar o mais aplaudido dos ingredientes para preservar a atividade cerebral: o ômega-3. Esse ácido graxo não só favorece o nascimento de neurônios como protege os já existentes. Ele se incorpora às membranas das células nervosas que formam os circuitos responsáveis por funções como a memória, explica o neurologista Greg Cole, diretor do Centro de Estudos sobre Mal de Alzheimer da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Fonte: Revista Saúde - Ed. Abril

Libros y otras hierbas: MIEDO

Libros y otras hierbas: MIEDO

Variante genética de Mal de Alzheimer e Parkinson elucida a descoberta de um tratamento

Pesquisadores encontram a combinação que acelera a demência neurodegenerativa

Em modelos de ratos transgênicos, variante de corpos de Lewy dão  pistas para tratamento da doença de Alzheimer e do Mal de Parkinson

Em modelos de ratos transgênicos, variante de corpos de Lewy dão pistas para tratamento da doença de Alzheimer e do Mal de Parkinson

A doença de Alzheimer e a doença de Parkinson causam a regressão lenta das habilidades mentais e físicas. Mas quando as proteínas por trás desses distúrbios neurodegenerativos juntam forças, os pesquisadores do Instituto UC Irvine encontraram um declínio dramático na cognição resulta muitas vezes em perda de memória e em distúrbios neurológicos.

Pouco se sabe sobre como essas doenças induzindo proteínas interagem e influenciam os processos mentais, mas um grupo liderado por Frank LaFerla, professor de neurobiologia e chanceler do comportamento e da mente director da UCI, está começando a mudar isso.

Seu trabalho é gerar esperança para as pessoas com a variante de corpos de Lewy de Alzheimer, em que os sintomas de Parkinson, também estão presentes. Quase metade dos doentes de Alzheimer têm esta variante, e cerca de 1,3 milhões deles nos EUA sofrem de demência de Lewy.

Para saber mais sobre este fenómeno Alzheimer-Parkinson, o grupo LaFerla criou o primeiro modelo de rato geneticamente modificado, ou transgênico, que contém esta variante da doença de Alzheimer. Tal como acontece com os pacientes afetados, o modelo desenvolve as placas de proteína beta-amilóide e emaranhados da proteína tau, típicos de quando a doença de Alzheimer também acumula proteínas relacionadas com Parkinson alfa-sinucleína. Estas proteínas agregadas são chamados de corpos de Lewy, em homenagem a Friedrich H. Lewy, o cientista que as descobriu. (...) segue

Fonte : www. i.saude.net/

SEGUNDA-FEIRA É DIA DE CHAT DO AMIGOGAMP

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON - ABP

A partir das 20:30 hs
NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

TEMA DA NOITE:

"O QUE MAIS LHE DISTRAI, TEM ALGUM PASSATEMPO FAVORITO?"


Samuel, Badu e demais amigos(as) esperam por você

Para participar
CLIQUE AQUI

BOA TARDE, PRA FRENTE BRASIL!!!




TODOS JUNTOS NA MAIOR TORCIDA