Visualizações de página do mês passado

sábado, 24 de julho de 2010

Nova pista para combater Alzheimer

Cientistas norte-americanos acabam de fazer uma descoberta, que, segundo avançaram, pode ajudar a desenvolver um novo medicamento para tratar os doentes com Alzheimer, que em Portugal afecta 90 mil pessoas.

Em causa está um gene, chamado Sirt1, que está relacionado com o envelhecimento e que afinal está também presente no desenvolvimento das placas amilóides que danificam o cérebro dos doentes com Alzheimer. Esta é a primeira vez que os cientistas percebem existir uma ligação entre o processo associado à velhice e aquela doença. A equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, liderada por Leonard Guarente, descobriu que o gene em causa controla a produção dos fragmentos de proteína que formam as tais placas amilóides.

Os cientistas fizeram experiências com ratinhos e conseguiram comprovar que os problemas de memória pioram quando este gene não está presente. Leonard Guarente diz, por isso, acreditar que com esta ligação é possível começar a pensar num medicamento que active aquele gene, tratando as pessoas que estão com Alzheimer.

Ainda no mês passado, uma outra investigação, desta vez do Instituto de Psiquiatria do King's College de Londres, descobriu uma relação entre o Alzheimer e os níveis de clusterina (proteína existente no sangue dos doentes com distúrbios neurológicos). Ou seja, de acordo com os cientistas, a presença de elevados níveis de clusterina no sangue pode indicar a possibilidade de vir a sofrer de Alzheimer, "muitos anos antes de os sintomas surgirem".

Esta investigação aposta assim na prevenção da doença, enquanto a nova descoberta de Massachusetts promete ajudar no tratamento, pois pode permitir a investigação de remédios que tratem os milhares de doentes.

Fonte : DN Ciências

Veja como identificar e prevenir o infarto

Dores no peito, formigamento e dificuldade para respirar são sintomas do problema

Do R7

Má alimentação, consumo de bebida alcoólica e o fumo: esses são os grandes vilões para a saúde do coração. Problemas cardiovasculares, que podem causar efeitos graves como o infarto, podem ser evitados com mudanças na rotina e atitudes de prevenção como fazer atividades físicas.


Fonte : R7 Ciência e Saúde

Saiba como ajudar as crianças a ter uma alimentação mais saudável

Veja uma lista com os 10 erros que não devem ser cometidos na educação alimentar da criança.


bdbr_COMIDA

Segundo a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), atualmente há no Brasil crianças e adolescentes com hipertensão e diabetes tipo 2, problemas inexistentes há uma ou duas gerações. Esta geração está desenvolvendo mais fatores de risco, e um dos mais importantes é o aumento de obesidade e sobrepeso em crianças.

A endocrinologista Lúcia Carraro cita três principais fatores como as causas de obesidade em crianças e adolescentes: estresse, má alimentação e sedentarismo. Cerca de 24% das crianças brasileiras estão acima do peso.

A Abeso destaca que 80% dos obesos têm a síndrome metabólica, conjunto de sintomas que levam ao desenvolvimento de diabetes, hipertensão, colesterol alto. Isso aumenta diretamente o risco de infartos, derrames, tromboses e outras doenças cardiovasculares. Além disso, a obesidade está associada ao aumento do risco para alguns tipos de câncer, como o de mama e o de próstata, e de depressão, entre outros problemas.

Veja, a seguir, os 10 erros que não devem ser cometidos na educação alimentar da criança:

1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais.

2. Lanches Fora de Hora: O ideal são seis refeições diárias. Evitar as beliscadas fora desses horários. (...) segue

Fonte : Bom Dia Brasil

RNA oferece método seguro para reprogramar células, diz estudo

Estado imaturo induzido pode gerar novas células pluripotentes.
técnica com DNA traz risco de alteração no genoma e de câncer.

Do G1, em São Paulo


Pesquisadores do MIT usaram RNA para induzir fibroblastos (células do tecido conjuntivo) a expressarem quatro genes para reprogramá-las em estado imaturo

Pesquisadores do MIT usaram RNA para induzir fibroblastos (células do tecido conjuntivo) a expressarem quatro genes para reprogramá-las em estado imaturo (Foto: Yanik Laboratory / MIT)

Cientistas do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) desenvolveram nova técnica para substituir o DNA na reprogramação de células da pele em estruturas pluripotentes com o uso do RNA, conforme estudo divulgado na edição desta sexta-feira (23) do jornal PLoS ONE.

A equipe composta por Mehmet Fatih Yanik e Matthew Angel demonstrou que os genes necessários para a reformulação podem ser produzidos com o uso de RNA.

O próximo passo é garantir que o método leve à obtenção de células pluripotentes, capazes de gerar novos tecidos. Esta fase da pesquisa já está em desenvolvimento no MIT.

O estado imaturo, propício para gerar novas células, é uma promessa para o tratamento de doenças como diabetes e mal de Parkinson ao alterar geneticamente as estruturas afetadas no corpo dos pacientes.

Estratégias para reprogramação

As técnicas atuais para transformação trazem risco de desenvolvimento de câncer, como no caso do uso de vírus carregando DNA, que se integra ao material genético da célula a ser alterada. Outro método é inserir diretamente as proteínas sintetizadas em células maduras, porém os resultados são menos satisfatórios e o processo leva mais tempo e dinheiro. (...) segue

Fonte : G1 - Ciência e Sáude

BOM DIA!!!




Bom é ser feliz!

Bom, é vivermos em harmonia com aqueles que estão ao nosso lado.

Bom, é estarmos sempre atento às lágrimas alheias.

Bom, é respeitarmos os nossos semelhantes.

Bom, é realizarmos nossos sonhos e continuarmos agradecendo a Deus.

Bom, é vivermos cada momento co
m alegria.

Bom, é trazermos para junto de nós aqueles que precisam de carinho.

Bom, é invadirmos a alma dos amigos com orações e luz.


Bom, é termos sempre a coragem de dizer a verdade.

Bom, é esperarmos que a nossa vida seja sempre boa.

Bom, é não chorarmos por coisas perdidas, só vale o choro quando é de felicidade.


Bom, é acordarmos, olharmos para o espelho é gostarmos do que vemos refletidos.

Bom, é termos um grande amor dentro do nosso coração, mas se este amor não existir, que esteja em nós a procura por ele.

Bom, é fazermos programas simples com a família, mas na simplicidade sentirmos imensa alegria.


Bom, é sermos especial sempre, acreditarmos que existem pessoas que nos querem bem. É sentirmos a maravilhosa vida nos irradiando a cada dia.

Bom mesmo é sermos feliz!!!


(Vilma Galvão)