Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Existe ciência na arte divinatória?

 
Atendendo, mais uma vez ao questionamento dos leitores, retorno ao tema da futurologia x arte divinatória, em virtude de alguns e-mails, de leitores que são astrólogos, reclamando de meu artigo anterior – afinal astrologia é ciência ou não? E nas demais artes divinatórias – não existe nem um pouco de ciência?
Recordando que em nosso artigo da semana passada discorremos sobre as principais diferenças entre futurologia e arte divinatória:
1. Futurologia é uma ciência cujo foco de estudo é o futuro. Busca antecipar-se ao que pode acontecer no futuro usando para isso a observação, a lógica – e consequentemente – a razão. Vale-se de uma linguagem clara e objetiva sendo geralmente apoiada por índices de probabilidade.
2. As artes divinatórias buscam prever o futuro valendo-se de forças ou poderes sobrenaturais, tendo como base um oráculo e/ou recursos “místicos”, tais como bolas de cristal, cartas de tarô, búzios, tábuas ouija, pêndulos, etc. Sua linguagem é geralmente simbólica, cifrada ou hermética e fundamenta-se na fé de seus praticantes pela respectiva arte.
Tendo o intuito aqui de efetuar as devidas diferenciações, inicio com um conceito bastante elementar de ciência (existe muito mais nessa cornucópia):
Ciência é o conjunto do conhecimento humano dotado de objetividade e universalidade, socialmente adquirido, historicamente acumulado sujeito à comprovação feita pela observação e/ou experimentação e/ou pela evidenciação lógica (leia-se aqui o uso do rigor matemático) – não se admitindo, portanto, argumentos de autoridade.
 

RAPIDINHA!!!

Avance sempre
Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios. Continue andando e fazendo.

O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente. A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.

Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo. Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.

Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo. Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado. Mas, seja, lá o que for, continue. O importante é não parar!!!

BOM DIAAA, VIM DEIXAR UM OIÊEEE PARA VOCÊ!!

A amizade

Crianças, vou lhes contar, um caso que aconteceu entre o cavalo e o burro: Um vive, o outro morreu!

Eles eram dois amigos que tinham um só patrão, e carregavam de tudo, de pedras a algodão! O cavalo era meigo, de tocar o coração, já o burro, veja só! É que era espertalhão.

Um belo dia seu dono sem dó e nem piedade, pôs-lhes carga bem pesada e os levou à cidade.
Mas o dono, estranhamente, fez o que não se deve. Pôs no cavalo o pesado, e pôs no burro o mais leve. E lá se foram os dois num passo bem apertado, quando o cavalo parou bem suarento e cansado.
- "amigo" - disse ao burro, "Pela nossa amizade gostaria que levasses da nossa carga a metade!"
- "E tu pensas que eu sou burro?" - disse o burro espertalhão "Não tenho culpa de nada, A culpa é do patrão!"

- "Mas não estou suportando! Não sei se vou agüentar! E dividindo a carga, nenhum de nós vai cansar!"
- "E tu pensas que sou louco de carregar tua carga?"

O cavalo então, chorou uma lágrima amarga.
E seguiram seu caminho. O burro ia lá na frente, e o cavalo cá atrás, quase já inconsciente.
E depois de muitas horas forçando a caminhada chegaram ao pé de um morro onde subia a estrada.

O burro cantarolava. Enquanto o cavalo infeliz suando resfolegava, o burro estava feliz. Mas, quando o burro já ia a bom trecho da subida, o cavalo, num relincho, tombou e rolou, sem vida!

O dono, ao ver aquilo, soltou um tremendo urro, e transferiu toda a carga para o lombo do burro.

Por isso, minhas crianças, cuidem bem do amiguinho, pois quem cuida dos amigos jamais acaba sozinho! 

 
(J.B.Xavier)