Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Quando a próstata engorda

Entre 80 e 90% dos homens com mais de 50 anos deparam ou vão deparar com o crescimento dessa glândula, cujo formato lembra uma noz. É a hiperplasia benigna, condição que pode atrapalhar, e muito, o dia a dia

por DIOGO SPONCHIATO | design ANA PAULA MEGDA | foto DERCÍLIO

Página 1 de 2

Há fenômenos que ocorrem no corpo humano que são tão comuns quanto desconhecidos à maioria das pessoas. Ora, se um médico desse a você (ou ao seu pai ou marido) o diagnóstico de hiperplasia da próstata, não seria um disparate pensar, por causa do nome pomposo, em uma doença grave. Mas, para aplacar de imediato o susto, sobretudo à nação masculina, convém esclarecer: o termo se refere ao crescimento benigno da glândula, que geralmente se acentua após a quinta década de vida. A próstata, que antes se orgulhava dos seus 15 gramas, engorda com a idade a ponto de pesar de 30 a 120 gramas. Pois é, não apenas a barriga costuma se avolumar com o avançar dos anos.(...) segue

Fonte : SAÚDEévital

ESQUELETO HUMANO

Ficar de mau humor por muito tempo é sinal de doença

Postura pessimista diante da vida deve ser tratada com psicoterapia e antidepressivos

Camila Neumam, do R7

GettyImagesGettyImages
A fama de chato, mal-humorado ou reclamão pode indicar mais do que um aspecto de comportamento, são sintomas de uma doença cada vez mais estudada por psiquiatras: a distimia.

Quiz: você exagera no mau humor?

Mais conhecida como a doença do mau humor, a medicina a classifica como um transtorno com sintomas muito parecidos com os da depressão, só que mais prolongados.

O distímico geralmente é aquela pessoa que vive mal humorada, reclamando da vida, sempre com uma postura muito pessimista e crítica sobre tudo. É comum ela ter picos de irritabilidade, tristeza, desânimo e uma falta de energia fora do normal, explica o psiquiatra Taki Cordás, do Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), autor de um livro sobre o assunto.

O comportamento arredio do distímico tende a aumentar com o tempo, já que seu mau humor afasta as pessoas, tornando-o um ser isolado e cada vez mais negativo.

- A distimia é uma depressão crônica e pode ser muito precoce. As pessoas confundem com personalidade depressiva, quando na verdade não é um transtorno de personalidade. Ela está atrelada a vida, não a situações de momento.

Não se sabe ao certo o que a desencadeia a doença. Ela pode ter início na infância ou na adolescência, como boa parte dos quadros psiquiátricos, e se agravar na idade adulta. Mas não deve ser confundida com sensações de mau humor repentinas, que são baseadas em situações, reforça o especialista. A doença tende a acometer mais as mulheres, que também sofrem mais de depressão do que os homens, mas não há números que comprovem.

Parentesco com a depressão

Para se chegar a esse diagnóstico, a pessoa deve ser avaliada por um psiquiatra, pois assim como na depressão, não é possível detectá-lo por meio de exames.

Em anos de estudos, os médicos descobriram um parentesco entre as duas doenças, desde genética similar, alterações de sono, tristeza e apatia, com a diferença de o distímico sofrer por mais tempo com os sintomas.

O que diferencia as doenças de fato são a gravidade desses sintomas e o tempo em que eles persistem na vida do doente, explica o psiquiatra Raphael Boechat, professor de psiquiatria da Faculdade de Medicina da UnB (Universidade de Brasília).

- A depressão vem de forma mais rápida, brava, pode ter ápice suicida, enquanto a distimia tem sintomas mais leves e é uma doença menos incapacitante do que a depressão.

Tratamento

Confira também

Diante das semelhanças entre distimia e depressão, a medicina concluiu que boa parte dos mau humorados crônicos podem se beneficiar do tratamento dado aos depressivos. Após a confirmação do diagnóstico, o distímico deve ser tratado com remédios antidepressivos aliados a sessões de psicoterapia por um longo período de tempo, informa Boechat. (...) segue

Fonte : R7 Saúde

FESTA DE CONGRAÇAMENTO DA ABP

A nossa festa de final de ano será no próximo sábado, dia 18/12, a partir das 14:00hs, neste ano temos um motivo especial a comemorar, nosso jubileu de prata dos 25 anos.


Como em anos anteriores a festa é muito alegre, em especial a apresentação do nosso coral com lindas musicas natalinas e o já tradicional bingo com muitas prendas.

BOM DIA, FELIZ INICIO DE SEMANA!!!



INDICAÇÕES DO CAMINHO

Nas horas difíceis, procuremos sorrir
e saibamos caminhar.

Na frente, a Divina Bondade nos espera
e não faltará combustível do socorro
Divino à lâmpada de nossas necessidades,
a fim de que haja bastante luz em nosso roteiro.

Quanto mais intenso se nos fizer o
trabalho com Jesus, mais ampla
assistência de Jesus receberemos.

Francisco Cândido Xavier
Carlos Augusto