Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MAL DE PARKINSON

Nobel de Física explica ciência por meio de violão para alunos no Brasil

Grünberg ganhou prêmio em 2007 com descoberta envolvendo HDs.
Mesmo sofrendo de Parkinson, físico tocou instrumento em palestra em SP.

Do G1, em São Paulo



Grünberg tocou violão em palestra para alunos
em São Paulo. (Foto: Laura Brentano/G1)

Para tornar uma palestra sobre física mais interessante para adolescentes do ensino médio, o vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2007, Peter Grünberg, usou um violão como objeto de demonstração.

Mesmo sofrendo de Parkinson e Alzheimer, o físico alemão de 71 anos tocou o instrumento diante de estudantes do Colégio Etapa na tarde desta segunda-feira (8) para falar sobre os desafios da ciência.

Grünberg e o francês Albert Fert, da Universidade do Sul de Paris, descobriram em 1988 a magnetorresistência gigante, que deu origem a discos rígidos de dimensões reduzidas e a dispositivos pequenos que possuem grande capacidade de armazenamento. A descoberta não tardou a chegar às tecnologias do dia-a-dia, como o tocador iPod, da Apple. “Eu nunca tive a chance de experimentar um iPod”, admite Grünberg. (...)segue

Fonte : G1 - Tecnologia e Games

Doença de Parkison, Vitamina B2 e Consumo de Carne Vermelha

Em virtude do questionamento de vários de nossos pacientes com doença de Parkinson, seus cuidadores e familiares, e do questionamento feito pela Associação Brasil Parkinson, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), através de seu Departamento Científico de Transtornos do Movimento decidiu emitir uma posição oficial a respeito do assunto “vitamina B2 e consumo de carne vermelha na doença de Parkinson”.

Tem sido colocado na imprensa que o consumo de carne vermelha poderia provocar a doença de Parkinson e que o uso de vitamina B2 em doses elevadas seria capaz de impedir a progressão e mesmo melhorar os sintomas da doença. Inicialmente, houve entrevistas na imprensa (Jornal da Paulista - jornal de circulação interna da Universidade Federal de São Paulo, Jornal Nacional de TV Globo, Revista Saúde da Editora Abril) e posteriormente uma entrevista no Jornal Agora, de São Paulo, onde foi acrescentado que exercícios físicos excessivos também poderiam provocar a doença.

Em outubro último foi publicado um artigo na revista Brazilian Journal of Medical and Biological Research (ano de 2003, volume 36, fascículo 10, páginas 1409 a 1417) dos autores CG Coimbra e VBC Junqueira. Baseado nessa publicação é que nós da ABN e especialistas em transtornos do movimento faremos os comentários.

Os autores Coimbra e Junqueira relatam no artigo, em resumo, que fizeram a medida dos níveis sangüíneos de vitamina B2 em 31 pacientes com doença de Parkinson e em 10 pacientes com o diagnóstico de “demência” não especificando quais causas.

Encontraram níveis baixos de vitamina B2 no sangue de todos os parkinsonianos e em apenas 3 dos pacientes com demência. Em seguida prescreveram vitamina B2 na dose de 90 mg ao dia aos 31 pacientes, mantendo seus medicamentos usuais para a doença de Parkinson, e pediram para que deixassem de consumir carne vermelha (bovina e suína) e os reavaliaram após 6 meses. Dos 31 pacientes, 12 saíram do estudo por razões não reveladas e apenas 19 completaram as avaliações no final do período.

Os autores observaram uma melhora da capacidade motora dos pacientes de um valor inicial de 44% para 71% no final dos 6 meses. Estes valores (44 e 71%) foram obtidos a partir de uma escala de avaliação criada pelos próprios autores.

No final concluem que a vitamina B2 e a abstinência de carne vermelha são benéficas e devem ser recomendadas para os pacientes com doença de Parkinson. (...) segue

... A nosso ver o artigo incorre em vários problemas de metodologia científica que invalidam as conclusões

Matéria comentada no blog Cantinho da Melhor Idade:

http://cantinhodaterceiraidade.blogspot.com/


Fonte : Academia Brasileira de Neurologia

Poesia de cordel presente na cidade

O aposentado, Renato Coutinho, começou a fazer versinhos para presentear amigos e descobriu o talento de rimar as palavras
Publicado no OTEMPO Contagem em 05/11/2010


Talento. Poema foi apresentado em congresso realizado em Timóteo
ARQUIVO PESSOAL

Ultimamente, quase ninguém tem tempo ou mesmo o hábito de se dedicar a leitura. Entre as diversas opções literárias que existem, o cordel pode ser considerado um dos mais importantes e, talvez, nem tão conhecido assim. Quando se fala em poesia de cordel, a maioria das pessoas já pensam no sotaque nordestino e nas rimas feitas pelos cordelistas. O cordel é uma manifestação artística cultural, que acontece por meio da escrita e é transmitido como cantigas, poemas e histórias. O nome de cordel teve origem em Portugal, onde os livretos, antigamente, eram expostos para serem vendidos, em barbantes, como roupas no varal. A literatura brasileira de cordel é caracterizada, principalmente, pela poesia popular. Como é uma manifestação muito mais cultural do que intelectual, destaca-se em regiões onde a cultura é mais valorizada e delineada. Aqui, no Brasil, essas regiões são a Nordeste e a Sul.

Cordelista Contagense Porém, essa arte não está restrita ao nordeste. Em Contagem, o aposentado Renato Tomaz Coutinho, de 54 anos pode ser considerado um cordelista amador. Morador do bairro Eldorado desde 1990, Renato escreve cordéis ecléticos, que podem ser cômicos ou até mesmo em forma de protesto. Tudo começou quando ele decidiu presentear amigos e parentes com versinhos de própria autoria. Depois de se aposentar, procurou uma atividade para ocupar o tempo e, descobriu então, o talento para rimar. E em 2009, o poema "O sábio", foi apresentado no V Congresso das Associações Parkinson, realizado na cidade de Timóteo. Para quem aprecia a poesia de cordel e, também para quem tem interesse em conhecer, segue o poema de autoria de Renato Coutinho.

O sábio Você se julga um sábio? Antes de responder Escute estas palavras Reflita no que vou dizer Talvez o conceito de sábio O possa surpreender Os termos estão escritos Apenas no masculino Mas todo o contexto É também feminino Serve para a senhora Para menina e menino O sábio é uma pessoa Correta e consciente Destaca sobre os demais Não porque é inteligente Ele tem um algo a mais Que o torna diferente.

Fonte : O Tempo Online

SEGUNDA-FEIRA É DIA DO AMIGOGAMP


A partir das 20:30 hs

NOSSO BATE-PAPO AMIGO E FRATERNO

ASSOCIAÇÃO BRASIL PARKINSON


TEMA LIVRE


Samuel, Badu e demais amigos(as) esperam por você

Para participar

CLIQUE AQUI

BOM DIA,FELIZ INICIO DE SEMANA!!!




Real felicidade

Fazer alguém feliz é algo bastante simples, mas o ser humano, como sempre, tem o poder de complicar as coisas. E se enrola de tal forma que sua maior dificuldade é manifestar sua gratidão.

Quando vai fazê-lo sempre pensa numa recompensa material, um presente ou algo no gênero. Mas nem sempre é o que a outra pessoa estava precisando ou querendo.

Quantas vezes não andamos quilômetros de vitrines procurando um presente especial para nossa mãe sendo que aquilo que ela mais queria era a nossa companhia. Ou um abraço forte passando toda nossa energia.

E assim é com os pais, filhos, amigos, chefes, subalternos...

Como somos materialistas sempre pensamos em manifestar o nosso carinho de maneira palpável. E como estamos sempre correndo e ocupados, não temos tempo sequer para perceber as necessidades e desejos das pessoas que estão próximas de nós. Para compensar, compramos alguma coisa.

Afinal é sempre mais barato do que doar-se. É bem mais fácil do que ativar a nossa percepção. Além de ser bem mais cômodo. O ser humano tem o poder (que ele próprio desconhece) de se comunicar através do sentimento, do olhar, do pensamento, do tato. Mas insiste em usar apenas o bolso. É a cultura materialista.

Como se pode ver, para fazer alguém feliz basta ter sensibilidade, percepção, sabedoria e amor sincero. Estas sim, são as maiores riquezas do homem.