Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Acervo da biblioteca britânica disponível na internet

É só clicar e conhecer. A segunda maior biblioteca do mundo caiu na rede de computadores.

Marcos Losekan - Londres

Mais uma fonte de informação confiável na internet. É a biblioteca britânica que disponibilizou na web um acervo gigante de livros, jornais, artigos.

Não é à toa que o prédio, no centro de Londres, ficou conhecido como ''a catedral do conhecimento''. A famosa biblioteca britânica, a segunda maior do planeta só é menor do que a biblioteca do congresso americano. São nove andares num edifício do tamanho de quatro campos de futebol, três andares para cima e seis para baixo.

No subterrâneo, protegido de radiação, de umidade e de vandalismo, está guardado o tesouro que ocupa nada menos que 630 km de prateleiras, o equivalente a distância entre Salvador e Maceió.

Livros, mapas, jornais... Tudo catalogado, organizado, fácil de ser encontrado pelos bibliotecários que trabalham no acervo.

Os leitores escolhem os livros num menu, no computador. Os bibliotecários recebem o pedido na hora e enviam os livros para o andar de cima, por meio de um sistema mecânico. É a tecnologia transportando cultura.

São aproximadamente 150 milhões de fontes de informação. Imagina ter acesso a tudo isso instantaneamente e sem ter que viajar à Londres. Afinal, a segunda maior biblioteca do mundo está acessível pela internet.(...)

Fonte :
Jornal Hoje da Globo

Google lançará sistema operacional para PCs

(Crédito: AFP)

Em uma nova batalha de gigantes, o Google decidiu avançar um pouco mais em território inimigo. Na noite desta terça-feira, a empresa revelou em seu blog que está desenvolvendo um sistema operacional para PCs. O anúncio pode ser visto como uma cutucada direta na Microsoft, que detém 90% do mercado com o Windows.

Inicialmente, o sistema operacional do Google será voltado sobretudo a netbooks, mas, no futuro, poderá ser usado também em PCs, informou a companhia. "Velocidade, simplicidade e segurança são os aspectos-chave do Google Chrome OS", diz o post assinado por Sundar Pichai, vice-presidente de produtos do Google, e Linus Upson, diretor-engenheiro da empresa.

Segundo o texto publicado no blog, o Chrome OS será leve, rápido e terá código aberto. A companhia justificou o novo produto como uma forma de "repensar" como devem ser os sistemas operacionais, "criados em uma era em que não havia internet". "Estamos desenvolvendo o OS para ser rápido e leve, para iniciar e entrar na web em poucos segundos".

Com o lançamento, a empresa passa a ter dois sistemas operacionais próprios. O primeiro foi o Android, designado para celulares, mas que também roda em netbooks. Agora, a ideia é que o próximo sistema, que deverá estar disponível no segundo semestre do ano que vem, possa ser usado fundamentalmente em computadores de mesa.

O Chrome OS deverá ser mais um desafio para a Microsoft, que recentemente lançou o Windows 7, a nova versão de seu sistema operacional. Mas também não será o primeiro ataque do Google contra a empresa de Redmond. No ano passado, o Google lançou o Chrome, entrando em um mercado dominado pelo Internet Explorer. A Microsoft não deixou barato e, no início do mês passado, lançou seu buscador próprio, o Bing. Não precisa dizer com quem pretende concorrer.(...)

Fonte : Veja.com - Ciência e Tecnologia/Notícias