Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 29 de julho de 2009

QUINTA-FEIRA É DIA DE CHAT DA APPP

CHAT DA APPP

"Aceitação não é submissão e resignação mas sim coragem e demonstração de amor pela vida. Esqueça sua doença"

1ª parte Horário das 20:00 h ás 20:40 h
TEMA : "
VOCÊ ADAPTOU-SE À DOENÇA OU TORNOU-SE VÍTIMA DELA??"

TODOS NO MESMO BARCO

2º parte Das 20:40 h em diante livre para colocar o papo em dia: É MUITO BOM ENCONTRAR OS AMIGOS E BATER AQUELE PAPO, MAS ENTENDEMOS QUE ESTE ESPAÇO FOI CRIADO PARA TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS, VAMOS CONHECER MELHOR A DOENÇA DE PARKINSON

SOB O COMANDO DO AMIGO MAGNO

PARA PARTICIPAR
CLIQUE AQUI

Conversa ao Vivo

Nesta semana o quadro esclarece dúvidas sobre o melhor momento para mulheres e homens realizarem exames de saúde. Deixe sua pergunta em nosso painel com nome, cidade e estado onde mora.


Não perca tempo e seja o primeiro a comentar esta notícia.

Veja as respostas Amanhã no Jornal Hoje da Globo.

Fonte : Globo.Com - Jornal Hoje/Painel do Internauta.

Convívio com cães ajuda na recuperação de doenças

A proximidade com os animais estimula a interação social, além de trazer benefícios físicos e psicológicos


Por Priscila Moreira

Quando se fala em tratamentos para melhorar a saúde humana, logo se pensa em medicamentos ou exames de última geração. Mas para a surpresa de muita gente, existe uma terapia diferente da convencional, e também eficaz: a "cão-terapia". Sua função é ajudar na recuperação de pacientes com problemas neurológicos por meio de atividades feitas na companhia dos cães.

Ela é usada com sucesso no Canadá, EUA, na Europa, e aqui no Brasil vem recebendo adeptos a cada ano. Em São Paulo, a ong INATAA (Instituto Nacional de Ações e Terapias Assistidas por animais), faz um trabalho em que o cachorro é um mediador de atividades conduzidas por psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. "O nosso objetivo é proporcionar uma maior interação entre o individuo e o animal, para que o tratamento tenha maior sucesso", diz a psicanalista e presidente do INATAA, Silvana Fideli Prado.

O trabalho da ong é feito também com idosos que moram em casas de respouso. "Esse tipo de terapia contribui para melhorar a qualidade de vida dos assistidos, oferecendo benefícios físicos, mentais, emocionais e sociais" diz o fisioterapeuta e diretor da ONG, Vinicius Favo Ribeiro. (...)

Fonte : Revista VivaSaúde

O amor é genético

Com o progresso científico, encontrar a parceria amorosa dependerá apenas da compatibilidade entre os genes

POR CRISTINA ALMEIDA
FUSÃO DE IMAGENS: HELTON GOMES

Durante muito tempo, na noite de 12 de junho, jovens adormeciam com a chave de casa debaixo do travesseiro. A esperança era de que sonhassem com o pretendente. Os anos passaram, os caminhos para encontrar o amor se modificaram, mas alcançar esse objetivo ainda é o desejo de muitas pessoas. Embora a busca seja árdua, a ciência descobriu que os genes podem ajudar na procura pela alma gêmea. O termo, aliás, remonta à mitologia grega. O fundamento para a atração entre os casais seria o fato de que, no princípio, havia três sexos: o masculino, o feminino e o andrógino,representado por seres duplos, cuja força e inteligência eram notáveis. Julgando-se perfeitos, ameaçavam os deuses. Para ensinar-lhes a humildade, Zeus decidiu dividi-los. Daí em diante, as metades separadas foram condenadas a vagar em busca da outra parte.

MANUTENÇÃO DA ESPÉCIE

Mesmo que a história nos remeta à procura da parte que nos completa, Claus Wedekind, professor de Biologia da Universidade de Lausanne, na Suíça, explica que os critérios para a determinação do parceiro ideal estão no âmbito da Psicologia da Evolução Humana. No passado, acreditava-se que a escolha refletia apenas a necessidade da manutenção da espécie, mas, com o passar do tempo, "a questão se revelou mais complexa, pois o encontro de um homem e uma mulher foi interpretado como consequência da agressividade masculina, comportamento também ligado à garantia da reprodução", diz Wedekind.

Segundo o biólogo, uma outra teoria evidencia os cuidados com o bebê. Os seres humanos precisam de mais tempo para zelar pela prole: "Promover a sobrevivência da linha descendente, a longo prazo, parece não corresponder à ideia de que o homem tivesse que se concentrar na alta reprodução, num curto período de tempo". (...)

Fonte Revista Viva Saúde

Nanopartículas afetam desenvolvimento cerebral de camundongos

Pesquisadores japoneses detectaram disfunções neurológicas.
Doenças associadas a genes afetados incluem autismo e Alzheimer.

Do G1, em São Paulo

Seis pesquisadores da Universidade de Ciência de Tóquio demonstraram que a exposição de camundongos fêmeas a nanopartículas de dióxido de titânio prejudicou a expressão de centenas de genes relacionados ao sistema nervoso central de suas crias. As checagens foram realizadas no 16º dia de gestação e em diversos momentos após o nascimento.

  • O dióxido de titânio, em sua forma nanoparticulada, pode ser usado para a purificação do ar e da água e em superfícies auto-limpantes"

Os rebentos das cobaias que receberam injeções das nanopartículas apresentaram disfunções neurológicas. “A produção de novas nanopartículas está avançando em todo o mundo”, afirmou Ken Takeda, coordenador do estudo. “O dióxido de titânio, em sua forma nanoparticulada, pode ser usado para a purificação do ar e da água e em superfícies auto-limpantes”, explica. “Nossas descobertas, no entanto, reforçam as apreensões atuais de que este nanomaterial, especificamente, pode ter o potencial de afetar a saúde humana.” (...)

Fonte : Globo.com - G1 Ciência e Saúde/medicina

Leia mais notícias de Ciência e Saúde

EDITORIAL PALAVRA DO PRESIDENTE