Visualizações de página do mês passado

sábado, 14 de novembro de 2009

Palestra fala sobre Mal de Parkinson em Brasilia

O Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) da Regional de Saúde da Asa Norte (HRAN), em parceria com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Distrito Federal, promove uma palestra sobre “Síndrome de Parkinson”, com a geriatra Andressa Costa de Almeida, neste sábado (14/11), às 10h, no Grande Auditório do Hospital. A palestra é gratuita.

O encontro visa esclarecer as pessoas e cuidadores sobre a doença, diagnóstico e tratamento para que os portadores da Síndrome de Parkinson tenham uma melhor qualidade de vida. Segundo o coordenador do Paisi/Hran, geriatra Sabri Lakdari a doença de Parkinson tem evolução lenta e progressiva e os sintomas se modificam com o passar dos anos. De acordo com o geriatra, sintomas motores, tais como tremor, rigidez e lentidão dos movimentos melhoram com o uso de medicamentos.

O que é
A doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson, é uma doença degenerativa, crônica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas. Ela ocorre pela perda de neurônios do Sistema Nervoso Central (SNC) em uma região conhecida como substância negra. Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmente motores.

Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão, alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervoso autônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios do equilíbrio e da marcha.

Causas
Sabe-se que os sintomas da doença devem-se à degeneração dos neurônios da substância negra, no entanto, na maioria das vezes, é desconhecido o motivo que leva a essa degeneração.

Serviço
Mais informações pelo telefone 3327-8471.

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!



Quando verdadeiramente nos comprometemos com uma decisão, todo o universo conspira para que aquilo dê certo. O momento é de agir, e não aguardar. Pare de pensar e aguardar: simplesmente faça!