Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O cronômetro do cérebro | Revista Pesquisa FAPESP


Um grupo de pesquisadores brasileiros parece ter encontrado uma forma simples e pouco invasiva de medir o grau de envelhecimento do cérebro. Em estudos com roedores e com seres humanos, eles observaram que o nível de três compostos encontrados em células do sangue pode refletir a saúde das células cerebrais. 

A expectativa é que, caso os testes que ainda precisam ser realizados sejam bem-sucedidos, se chegue a uma forma de identificar doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson nos estágios bem iniciais, antes de os sinais clínicos surgirem.  

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte : O cronômetro do cérebro | Revista Pesquisa FAPESP

Cirurgia para tratamento de mal de parkinson passa a ser oferecida pelo SUS - G1 São Paulo - Vídeos - Catálogo de Vídeos

Veja um vídeo da cirurgia acessando o link abaixo:

Fonte : Cirurgia para tratamento de mal de parkinson passa a ser oferecida pelo SUS - G1 São Paulo - Vídeos - Catálogo de Vídeos

Estudo mostra como a privação do sono afeta a imunidade - vida - saude - Estadão

A importância do sono para o bom funcionamento do sistema imunológico é conhecida, mas pouco se sabe sobre os mecanismos envolvidos. Uma pesquisa apoiada pela FAPESP e conduzida nos últimos anos tem mostrado como diferentes tipos de privação de sono interferem nas defesas do organismo.
Na primeira fase da pesquisa, para mimetizar situações comuns na sociedade os pesquisadores submeteram voluntários tanto à privação total por 48 horas – similar à que ocorre com pessoas que trabalham em sistema de plantão noturno – como à privação seletiva de sono REM (movimento rápido de olhos, na sigla em inglês), fase do sono em que prevalecem os sonhos, por quatro noites seguidas.

 
Leia mais acessando o link abaixo: 

Fonte : Estudo mostra como a privação do sono afeta a imunidade - vida - saude - Estadão

10 maneiras de evitar brigar com alguém

Discutir, argumentar, “brigar”. Brigar nunca é bom, mas em sua forma primordial – o argumento, ou discussão – é uma forma de arte que, se feita de forma eficiente, pode ser uma maneira útil de entender como as pessoas se sentem, e até fazer mudanças positivas (em um relacionamento, digamos).

Quer saber como conseguir isso? Siga as dicas da terapeuta de relacionamentos Dra. Sheri Jacobson:

1 – Meça suas emoções
Antes de iniciar uma discussão, é fundamental que você verifique o seu estado interno. Examine como você está se sentindo emocionalmente, em uma escala de um a dez: um sendo sereno, e 10 absolutamente furioso.

Leia mais acessando o link abaixo:

Fonte :10 maneiras de evitar brigar com alguém

BOM DIAAAAAAAA! QUE CADA MINUTO DO SEU DIA SEJA CHEIO DE MUITAS ALEGRIAS!!!

  Honrar a si mesmo 
  "De todos os julgamentos pelos quais  passamos na vida,  nenhum é
mais importante do que o que fazemos de nós mesmos, porque  esse  julgamento   toca o centro de  nossa existência.
"Nenhum  aspecto  significativo  de  nosso  pensamento, motivação,
sentimento  ou  comportamento deixa de ser afetado pela nossa auto-avaliação. "O primeiro ato de honrar a  nós mesmos é a  afirmação do consciente:  a escolha  de pensar, de estar consciente, de dirigir a luz da busca da consciência para fora, em direção ao mundo, e para dentro, em direção ao nosso próprio ser. Não fazer esse esforço é errar no nível mais profundo de nós mesmos.

"Honrar a si mesmo é estar disposto  a  pensar  independentemente, viver  de  acordo com nossa  própria  mente, e ter a  coragem  de  assumir nossas próprias percepções e julgamentos. "Honrar  a  si  mesmo  é estar  disposto a  saber  não  somente  o que pensamos, mas também o que sentimos, o que quermos, precisamos, desejamos, o que  nos faz sofrer, do que temos medo ou  raiva e a aceitar nosso direito  de viver essas emoções.

O  oposto dessa atitude é a negação, o repúdio, a repressão  o auto-repúdio. "Honrar a  si  mesmo é  preservar  uma  atitude de auto-aceitação o que  significa aceitar quem somos, sem  opressão ou castigo  próprio, sem  nenhuma pretensão  sobre a verdade de nosso ser, pretensão destinada a enganar aos outros e a nós mesmos. "Honrar a si mesmo é viver  autenticamente, é  falar  e  agir a partir de nossas mais profundas emoções e convicções.

"Honrar a si mesmo é recusar a aceitar culpas não  merecidas,  e a
fazer nosso melhor para corrigir as culpas em que possamos ter incorrido. "Honrar a si mesmo é comprometermo-nos com nosso direito de existir que se origina do conhecimento de que nossa vida não pertence a mais ninguém, e  de que não estamos aqui na terra para viver segundo as expectativa de outras  pessoas. Para muitas pessoas, esta é uma responsabilidade assustadora.

"Honrar   a  si   mesmo é  estar  apaixonado  pela  própria   vida, apaixonado   pelas possibilidades de crescer e sentir alegria, apaixonado pelo processo de descobrir e explorar nossas potencialidades humanas. "Por isso podemos  começar a ver que  honrar a si mesmo  é  praticar o  egoísmo  no sentido mais elevado, mais nobre e menos compreendido dessa palavra. E isso,devo dizer, exige enorme independência, coragem e integridade."

Precisamos amar a nós mesmos e comprometer-nos conosco. "O amor que damos e recebemos será engrandecido pelo amor que damos a nós mesmos."

(Nathaniel Branden)