Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 29 de maio de 2009

ABORRECIMENTO, EMOÇÃO FORTE PODEM SER CAUSAS DA DP?

Navego sempre que posso pelas comunidades relacionadas com a doença de Parkinson (DP) e aprendo e reflito o que leio nas diversas opiniões de portadores, cuidadores e profissionais envolvidos e interessados no assunto.

Uma indagação de um cuida dor feita em uma das comunidades, foi: ESTRESSE, SUSTO, ABORRECIMENTO, EMOÇÃO FORTE PODEM SER CAUSAS DA DP?

Muitos fazem relação ao período do diagnóstico a um dos fatos indagados. Nunca tinha analisado o meu caso aos fatos em questão. Mas, refletindo e retroagindo a memória, (que não é afetada pela DP) relacionei o momento do meu diagnóstico ao assunto. Na época, vivia uma fase muito estressante em minha vida profissional. Trabalhava de 12 a 14 horas por dia, sempre sob uma enorme pressão.

Era uma obra que tinha que ser inaugurada com data marcada, E FOI. Não tinha tempo para nada, nem para mim nem para minha família. Dois meses após conclusão da referida obra, veio o diagnóstico. DOENÇA DE PARKINSON. Não quero, relatando o fato que ocorreu comigo, dizer que o estresse foi o causador da DP. Porém advogo como a causa da explosão da mesma. Após ter lido a indagação que motiva o assunto, passei a pergunta aos portadores com quem convivo: Na época do seu diagnóstico, houve alguns dos fatos relacionados?

PARA VER A MATÉRIA COMPLETA CLIQUE NA FONTE:


Fonte : Genário Couto
Folha fará sabatina com o cientista Miguel Nicolelis
29/05/2009 - A Folha sabatina no dia 8 de junho (segunda-feira) o neurocientista Miguel Nicolelis, um dos 20 maiores cientistas da atualidade, segundo a revista "Scientific American".

A sabatina será realizada no Teatro Folha (no shopping Pátio Higienópolis, que fica na av. Higienópolis, 618, 2º piso, em São Paulo), das 19h às 21h.

As inscrições para participar são gratuitas e estão abertas para os assinantes do jornal. Os interessados devem mandar e-mail para eventofolha@grupofolha.com.br, informando nome completo, RG e código de assinante, ou ligar para 0/XX/ 11/3224-3473, de segunda a sexta, das 14h às 19h.

Durante duas horas, Nicolelis responderá a perguntas da plateia e dos sabatinadores. Ele será entrevistado por Claudio Angelo, editor de Ciência, Gilberto Dimenstein, membro do Conselho Editorial da Folha, Hélio Schwartsman, articulista do jornal, e Suzana Herculano-Houzel, neurocientista e colunista do caderno Equilíbrio.

Mundo do futuro
O paulistano Miguel Ângelo Laporta Nicolelis chefia um grupo de 30 pesquisadores no Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke (EUA).

Nicolelis, 48, pesquisa as possibilidades de integrar o cérebro às máquinas. Ele busca o desenvolvimento de próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia. Recentemente, o escopo do estudo foi ampliado para buscar uma cura para o Parkinson. Fonte: Folha Online.