Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 8 de março de 2010

Primeiro contato

Parkinson é uma doença degenerativa que acarreta problemas físicos, principalmente motores. Por vezes, surgem também problemas psicológicos.

Normalmente, a doença tem incidência em uma parcela da população com idade superior a sessenta anos, embora existam casos de pessoas mais jovens portadoras da sua sintomatologia.

A atuação persistente e meticulosa de profissionais da área da saúde viabiliza o fortalecimento dos músculos, bem como a coordenação motora e o equilíbrio dos pacientes, que são capazes de visualizar uma melhora efetiva no seu quadro clínico.

Essas informações, embora importantes, não parecem novidade.

Isso porque um dos principais componentes do tratamento dos portadores de Parkinson nem sempre é localizado nas estantes das farmácias ou nos receituários médicos. Falo da solidariedade.

Trata-se de um ingrediente que, embora não raro, é extremamente precioso e de difícil armazenamento. Uma vez empregado, no entanto, dissemina-se mais facilmente, graças aos sentimentos despertados em cada pessoa que lida direta ou indiretamente com esse problema.

Sendo inquestionável a importância da humanização do tratamento destinado ao Parkinsoniano, o Grupo Lótus (www.grupolotus.org.br), ao lado da Associação Brasil Parkinson, reforçando valores de solidariedade, busca a inserção social do portador de Parkinson, quer seja por meio do oferecimento de oficinas que propiciam, paralelamente aos cuidados de saúde, momentos de interação de grupos, quer seja por meio do simples bate-papo, da troca de experiências ou de informações relativas à doença, ao preconceito, às dificuldades, às metas atingidas ou, simplesmente, às diferentes visões de mundo.

Colocamo-nos, assim, à disposição para o compartilhamento das experiências de cada um de vocês, ou melhor, de cada um de NÓS, que somos igualmente seres humanos, merecedores de respeito e de uma vida digna, sadia, plena e feliz.

E obrigada à família da Associação Brasil Parkinson por nos receber de braços abertos, abrindo caminhos para um diálogo sem fronteiras na questão do Parkinson.

Danielle Barbosa.

Brasil começa a vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe suína

Data da imunização é diferente para cada grupo da população

Felipe Maia, do R7
Começa nesta segunda-feira (8) em todos os Estados do país a campanha de vacinação contra o vírus da gripe A (H1N1), popularmente conhecida como suína. A meta do governo, que vai gastar R$ 2,4 bilhões na ação, é imunizar 91 milhões de pessoas de diferentes grupos da população.

O pavor causado pela doença no ano passado já passou, mas é bom lembrar que o Brasil se encaminha para uma temporada de frio, o que fatalmente faz com que aumentem os casos de gripe (tanto da convencional quanto da suína). Entre 25 de abril e 31 de dezembro de 2009 o vírus A (H1N1) provocou 39.679 casos graves e 1.705 mortes pela influenza pandêmica, segundo dados do Ministério da Saúde.

A estratégia do governo é vacinar os grupos considerados prioritários, que são mais suscetíveis a formas mais graves da doença. Enquadram-se nesses casos indígenas, crianças entre seis meses e dois anos de idade, adultos de 20 a 39 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse ao R7 que o país não tem vacinas disponíveis para toda a população e que ele não vê grandes vantagens em imunizar todo mundo. (...) segue

Fonte : K7 - noticias/saúde

Cronobiologia, a ciência de cada hora

Seu relógio biológico ajuda você a viver mais e melhor

por Ivan alves

O funcionamento do ritmo biológico do ser humano começou a ser analisado por pesquisadores ainda no período da Grécia clássica. Mas foi apenas no fim da década de 1950 que a ciência que estudava esse mecanismo tornou-se uma disciplina científica reconhecida internacionalmente. Surgia, então, a Cronobiologia, ramo dedicado ao estudo da biologia em função do tempo.

Todos os seres vivos, até mesmo os humanos, desenvolveram ritmos de expressão funcional para adaptarse à alternância entre o dia (luz) e a noite (escuridão). A grande contribuição da Cronobiologia, então, é a de fornecer diretrizes de como nosso organismo se comporta em determinados períodos. Assim como há um ciclo de batidas do coração, existe um conjunto de ritmos que variam ao longo do dia, os chamados ritmos circadianos (circa="próximo", diano ="dia"). A partir dessas descobertas, a medicina pode potencializar o uso de tratamentos e medicamentos e também fornecer orientações de comportamentos individuais, colaborando para que as pessoas sejam mais ativas no trabalho ou na escola. "Somos produto de uma história natural de interação com o ambiente terrestre. Dessa forma, só se pode entender o estado de saúde de um indivíduo se seus ritmos biológicos puderem se expressar de forma adequada", explica José Cipolla Neto, professor de Fisiologia do departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade de São Paulo (USP). (...) segue

Fonte : Viva Saúde

Guia dos rins saudáveis

é possível proteger este importante órgão e garantir mais saúde.

POR ANDRÉ BERNARDO
FOTOS: SHUTTERSTOCK / ILUSRTRAÇÃO: SANDRA TIR

Silenciosa, desleal e traiçoeira. Esses são apenas alguns dos adjetivos normalmente associados às doenças renais. E com razão. Os males do rim não apresentam sintomas. Ninguém reclama de falta de ar, dor no peito ou queimação no estômago, por exemplo, quando os rins deixam de funcionar. Quando o indivíduo começa a sentir os primeiros sinais, como dificuldade para urinar, inchaço nas pernas e dor lombar, já pode ser tarde demais. Em outras palavras: neste estágio da doença, os rins já podem estar irremediavelmente paralisados. Daí em diante, há muito pouco a fazer.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 87 mil pacientes fizeram diálise no País em 2008. Este número cresceu 84% se comparado ao ano de 2000, quando 42,7 mil brasileiros foram submetidos à técnica, que visa a reproduzir uma das principais funções renais: a de eliminar substâncias tóxicas do organismo através da urina. Nos casos mais graves, a insuficiência renal pode levar à perda do órgão e à morte do paciente.

Em 2008, segundo informações do Ministério da Saúde, foram realizados no Brasil 3.154 transplantes de rins e, em 2007, 3.040. Só no primeiro semestre de 2009, foram realizados 1.237 em todo o País. Atualmente, 31.270 pacientes aguardam na fila por um transplante do órgão. Os Estados com mais pessoas na fila do transplante são: São Paulo (10.176), Rio de Janeiro (3.566) e Minas Gerais (2.994). Ao todo, a SBN calcula que o Brasil já tenha realizado cerca de 25 mil transplantes de rins. (...) segue

Fonte : VivaSaúde

PARABÉNS PARA TODAS AS MULHERES, BOM DIA!!!