Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Bom dia



Ardi: a descoberta mais impressionante de 2009

Postado por Alysson Muotri em 21 de dezembro de 2009 às 13:00

HUMAN-EARLY/

Qual seria a aparência do ancestral mais antigo do homem? Chimpanzé, a maioria diria. Pois bem, parece que nosso ancestral não era bem assim…

Ardipithecus ramidus (ou “Ardi”, para os íntimos) é considerado por muitos cientistas o mais antigo fóssil hominídeo já encontrado, datado de 4,4 milhões de anos atrás! Seu esqueleto foi exposto ao mundo em outubro, numa edição especial da prestigiosa revista cientifica Science e está sendo considerada a descoberta do ano. Tim White, da Universidade de Berkley, e 47 outros pesquisadores demoraram mais de 15 anos para publicar esses achados. Mas por que Ardi é tão especial?

Ardi é um dos pouquíssimos esqueletos bem conservados de hominídeos. Cientistas acreditam que Ardi pode ser um dos nossos ancestrais mais antigos, após nossa divergência com chimpanzés.

capa_192_253

Acredita-se que hominídeos e chimpanzés tenham divergido há aproximadamente 7 milhões de anos. Até a descoberta do esqueleto de Ardi, muitos paleontólogos acreditavam que nosso ancestral comum com chimpanzés seria mais parecido com chimpanzé do que com humano (análises de DNA indicam que atualmente o nosso parente vivo mais próximo é o chimpanzé, pois tem mais de 98% de similaridade como nosso genoma).

Realmente Ardi não se parece nada com Lucy, o ancestral humano mais antigo e mais estudado até então, com 3,2 milhões de anos. A surpresa é que Ardi também não se parece com chimpanzés. Ardi está mais para um tipo de hibrido com características bastante peculiares… Eu explico, mas antes vamos discutir um pouco sobre a história (ou melhor, pré-história) dos hominídeos e sua importância na árvore evolutiva humana. (...) segue

Fonte : G1 -Espiral Alysson Muotri

FELIZ NATAL AMIGOS

FESTA DE CONGRAÇAMENTO NA ABP

BOM DIA, MAS BOM DIA MESMO!

Na catedral de Londres, há um quadro artístico em que você vê o Cristo batendo na porta, esperando que seja aberta para auxiliar alguém ali dentro que está em extrema penúria. Por fora, onde se acha o Cristo, não existe maçaneta. A porta só pode ser aberta pelo lado de dentro.




Este quadro representa a sua decisão de ser feliz.
Só você pode abrir a sua porta