Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A receita de Michael J. Fox para a felicidade

Por Amy Wallace

O ator de 48 anos conta como conseguiu superar as dificuldades de conviver com a doença de Parkinson.

Michael J. Fox, o ator, escritor e defensor das pesquisas médicas – que recebeu o diagnóstico de doença de Parkinson em 1991 – diz que finalmente chegou ao ponto em que pode
“dar alguns conselhos fazendo cara de sério”. Mais um pouco e ele diz o seguinte sobre o livro: “Nele, não há conhecimentos especializados. É só a minha experiência.”


[Leia aqui, matéria na íntegra...]


Fonte: Seleções e Você

Eureka 2010: bebida láctea funcional

A busca por alimentos saudáveis e ao mesmo tempo saborosos tem se tornado constante na vida de muitas pessoas. Melhor ainda se esse alimento for funcional e promova algum beneficio para a saúde de quem consumi-lo. Pensando nesse tipo de alimentação, um grupo de formandas do curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia, criou uma bebida láctea funcional que auxilia na prevenção de doenças degenerativas, além de manter a boa funcionalidade do intestino.

Benefícios

Com sabor e cor característicos do maracujá, a bebida desenvolvida pelas estudantes possui em sua composição bactérias probióticas, que mantêm o equilíbrio da microbiota intestinal e contêm substâncias como vitaminas A, B2, B6, D, E, colina e inositol, cálcio e ômega-3. Todas essas substâncias possuem propriedades que auxiliam na prevenção de doenças como a Osteoporose, Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer.
Basicamente, a bebida é composta de leite e soro de leite em pó reconstituídos com água, açúcar, estabilizantes, concentrado de fruta e mix de vitaminas, minerais, ômega-3 e fermentos lácteos (microrganismos vivos probióticos). Uma parte dos ingredientes é misturada, depois o preparado é levado para pasteurização, recebendo a adição dos fermentos lácteos e chegando à fermentação, última etapa do preparo.

Por ser um produto que busca auxiliar a prevenção de doenças degenerativas, desenvolvidas geralmente na velhice, a bebida tem como públicos-alvo jovens e adultos que desejam garantir um envelhecimento sadio. Para obter o resultado desejado, o grupo recomenda a ingestão diária de 200 ml da bebida, exercícios físicos e uma boa alimentação.

Mercado

A falta de produtos com esse objetivo motivou o grupo no desenvolvimento da bebida láctea funcional. Segundo as alunas, existem algumas bebidas no mercado que promovem o equilíbrio da microbiota intestinal, porém não possuem a característica de auxílio na prevenção de doenças. Futuramente, as formandas pretendem também lançar uma versão light, sem a adição de açúcar.

O produto é tema do Trabalho de Conclusão de curso (TCC) das estudantes Cinthya Bueno Caretta, Erika de Andrade Parretti, Fabiana Marotti Togneri e Larissa Gonçalez Redigolo e será apresentado durante a EUREKA 2010, mostra anual dos trabalhos de conclusão de curso dos estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia, que acontece de 15 a 17 de outubro no campus de São Caetano do Sul (SP).

Fonte: Blog da Mauá [Instituto Mauá de Tecnologia]

O QUE FALAMOS ONTEM NO ENCONTRO VIRTUAL DOS PRESIDENTES

Abaixo, principais assuntos discutidos no Encontro Virtual dos Presidentes e Grupos de Apoio.

Presentes ao encontro: Magno , Mcelia, Samuel, Badu, Gervasio, Regina, Nemercio
e Silvia.

20:06:10) (samuel_ABP): enquanto os demais não vêm, vou levantar a bandeira de isenção de importação de marca passo. os impostos representam 40 a 50% do preço

(20:06:47) (samuel_ABP): e com isso muitas pessoas poderiam ter acesso a cirurgia

(20:07:28) (samuel_ABP): conversei com o distribuidor da dabasons que fez anuncio na nosa revista

(20:17:05) (samuel_ABP): Magno levantei acima a questão de isençao de impostos para marca passo o que poderia reduzir em 50 por cento e o acesso de mais pessoas

20:20:20) (samuel_ABP): pedi a intervenção da mara gabrilli na falta de remedios nos postos de sao paulo

20:23:26) (MAGNO_APPP): O MEDICO QUE ATENDE NO HOSPITAL DO CAJURU ATENDE OS NOSSOS ASSOCIADOS PARA AS CIRURGIAS COMUNS ATRAVEZ DELE NA SEMANA PASSADA ENCAMIHEI UM OFICIO PARA O DIRETOR JA CONSEGUIRAM O DBS PELA METADE DO PREÇO COMPRANDO DIRETO COM O FABRICANTE SAMUEL A SUA ISEIA É BOA

(20:24:16) (samuel_ABP): Gervasio em conversa com o distribbuidor do marca passo, surgiu a ideia de as associações reivindicarem a reduçãodos impostos na importação do marc passo o que redundaria numa redução de 50%

20:26:27) (GERVASIO-MG): AGORA PODEMOS IR A BBRASILIA

(20:28:10) (samuel_ABP): Gervasio ele vai me fornecer o enquadramento tributario. feita a verificação pelo governo então poderá haver a isenção total o que permitira a muityas pessoas o acesso aa cirurgia

20:29:10) (MAGNO_APPP): ME PARECE QUE ELES FAZEM UM PREÇO MENOR COMPRANDO 10 DE CADA VEZ A DIFICULDADE É QUEM VAI FINANCIAR A COMPRA INVESTIR

20:29:36) (samuel_ABP): Magno é porque é um orgão publico que goza de isenção

(20:30:11) (MAGNO_APPP): ODIRETOR DO HOSPITAL DO CAJURU ESTA MUITO INTERESSADO

20:30:18) (GERVASIO-MG): SAMUEL ISTO É O 1º PASSO E MUITO IMPORTANTE

20:31:15) (samuel_ABP): Gervasio dentrop de alguns dias terei esse levantamento. Depois poderei esboçar um requerimento ao ministro da fazenda pedindo a isenção total

20:33:29) (samuel_ABP): infelizmente só há uma empresa no mundo que faz o marca passo a Medtronic

20:34:02) (samuel_ABP): o distribuidor dessa empresa fez um anuncio em nossa revista

20:35:25) (samuel_ABP): dr edson lopes falou na assembleia de belô sobre um projeto do senador paim de nosso interesse sobre o acresc imo de 25. Conhecem?

(20:36:29) (samuel_ABP): Dr. Enick Fonoff nos disse que o HC e o Sirio fazem o DBS

(20:39:39) (Badu_Cuidador_): acho que o HC via Sus é o melhor caminho

(20:40:55) (samuel_ABP): Badu esse é o caminho que o Gervasio vai trilhar. depois de conseguir o aparelho

20:42:10) (samuel_ABP): Gervasio o Badu vai trazer na ABP a representante do sUS em SPaulo para falar sobre remédios

20:42:47) (samuel_ABP): e ai vou aproveitar a oportunidade para falar sobre o marc passo

(20:43:11) (MAGNO_APPP): O NOSSO PROXIMO ENCONTRO É DIA 4 DE NOVEMBRO ATE LA TEREMOS MUITO TEMPO PARA FAZER O CONVITE PARA NÃO DEIXAREM DE PARTICIPAR ORA ESTAMOS OU NÃO NO MESMO BARCO

(20:48:30) (MAGNO_APPP): VAMOS CORRER ATRAZ DO DBS VAMOS FUNDO TENTAR DESCOBRIR O CANMINHO QUE NOS LEVARA AOS DBS

(20:53:03) (GERVASIO-MG): VOU MARCAR AGENDA COM MINISTROS, SAUDE, FAZENDA, PREVI,CIENCIAS

Novo método para reprogramar células-tronco

Está parecendo modelo de telefone celular. No momento que você adquire um, ele já está obsoleto. Já anunciam outro, mais moderno, com mais funções e com a promessa, é claro, de que vai ser mais eficiente. É o caso do trabalho que acaba de ser publicado por um grupo de pesquisadores americanos, dirigidos por Derrick Rossi: um novo método, mais eficiente, para reprogramar células-tronco adultas e torná-las semelhantes as células-tronco embrionárias (se você quiser ler o artigo no original, clique aqui).

A inovação é que, em lugar de utilizar vírus, esses pesquisadores usam um RNA sintético. Segundo eles, esse método, além de não oferecer riscos e ser mais eficiente, torna as células mais semelhantes às células-tronco embrionárias verdadeiras do que a metodologia que depende do uso de vírus.

CÉLULAS REPROGRAMADAS: AS CÉLULAS IPS
Recordando, as células IPS (do inglês induced pluripotent stem-cells) foram descobertas em 2007 pelo pesquisador japonês Shynia Yamanaka. São células adultas reprogramadas que seriam potencialmente iguais às embrionárias. Falei delas recentemente . Para consegui-las é necessário induzir a célula adulta a expressar fatores que foram denominados fatores de Yamanaka ( KLF4, c-MYC, OCT4 e SOX2) e que são introduzidos na célula com vírus. (...) segue

Fonte : Revista Veja - Mayana Zatz - Genética

Governo lança selo de segurança para remédios

Medida visa identificar medicamentos verdadeiros e diminuir comércio de falsos

Do R7

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançou um selo de segurança que será inserido na embalagem de medicamentos para validar sua procedência. Isso quer dizer que quem comprar um remédio nas farmácias brasileiras poderá conferir se o medicamento é verdadeiro ou falso na própria farmácia. O selo de segurança fornecido pela Casa da Moeda estará disponível a partir de janeiro de 2012. A norma será publicada nesta quinta-feira (7) no Diário Oficial da União.

A medida visa diminuir os riscos causados pelo uso de remédios falsificados, roubados, sem registro ou contrabandeados. Só neste ano, a Anvisa apreendeu 53.575 mil unidades de medicamentos falsificados e contrabandeados e 62,9 toneladas de medicamentos sem registro. A autenticidade do produto será indicada quando o consumidor aproximar a etiqueta de segurança ao visor do terminal ótico.

Cada etiqueta terá, ainda, uma numeração individual não repetitiva (Identificador Único de Medicamento), que será a ferramenta de base para o sistema eletrônico de rastreabilidade.

Não serão produzidas etiquetas diferenciadas por estado ou fabricante de medicamento. Todas as etiquetas autoadesivas, em todo o país, terão o mesmo formato e características físicas.

Cada farmácia terá um equipamento de leitura instalado em área de fácil acesso para uso livre e gratuito dos consumidores de medicamentos. A Casa da Moeda do Brasil efetuará a entrega dos leitores para todas as farmácias regularizadas na Anvisa, sem nenhum ônus para o estabelecimento. Leitores portáteis também serão entregues à agência para serem utilizados nas ações de fiscalização.


Fonte :
R7 Notícias Saúde

BOM DIAaaaaaaaa!!!



Fé e Oração

- Qual a diferença entre fé e oração? Perguntou um discípulo ao seu mestre.

O mestre pediu que o discípulo fosse até uma pequena árvore próxima aos dois, e cortasse um galho. O discípulo obedeceu.
- A árvore continua viva? Perguntou o mestre.
- Claro - respondeu o discípulo, ainda sem entender.
- Por favor, volte lá e desta vez corte a sua raiz.
- Mas mestre, - inquietou-se o discípulo - se eu fizer isto, a árvore vai morrer!
- Muito bem, meu filho. As orações são os galhos da árvore, e a fé a sua raiz - esclareceu o mestre: a fé poder existir sem orações, mas não pode existir oração sem fé.