
ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DOS PORTADORES DE PARKINSONISMO
Seja bem vindo ao nosso blog esperamos contribuir para esclarecer duvidas e minimizar os aspectos stressantes da Doença de Parkinson. Nossa meta é agregar valores e integrar a família parkinsoniana do Brasil criando um grupo (chat) de amigos com problemas afins.Sabemos que a doença ainda não tem cura, mas a troca de informações ajuda no combate ao Mr. Parkinson e seguimos firme para uma Qualidade de Vida.
Por Marcus Assunção e Rafael Honório Rio de Janeiro
Batimentos cardíacos acelerados, transpiração excessiva e tremedeiras são sintomas de transtorno de ansiedade generalizada e também de vários outros distúrbios, como fobias e síndrome do pânico.
Mas, a partir do próximo ano, os médicos vão ter uma ferramenta mais concreta para ajudar no diagnóstico preciso do problema: as manifestações cerebrais provocadas pelos transtornos ansiosos passarão ser consideradas nesse processo, segundo a World Psychiatric Association p(WPA).
O novo critério, segundo o psiquiatra Márcio Bernik, coordenador do Programa de Ansiedade do Instituto de Psiquiatria, do Hospital das Clínicas (IPq- HC), avaliará os “circuitos cerebrais que estão funcionando de maneira errada no paciente”. A medida vai guiar também profissionais brasileiros.
Transtornos de ansiedade é um termo usado para designar um grupo formado por várias patologias – entre elas fobias, transtorno obsessivo-compulsivo e a própria ansiedade generalizada. Cada um dos distúrbios atua de forma diferente no cérebro. “O diagnóstico levará em conta a fisiopatologia das doenças mentais (ligadas ao medo e à ansiedade)”, completa. (...) segue
Fonte : Jornal da Tarde
Regiões da Índia e da África devem ser as mais afetadas, segundo estudo
A escassez ameaça o saneamento em algumas das cidades de mais rápido crescimento no mundo, particularmente na Índia, mas também representa riscos para a vida silvestre caso as cidades bombeiem água de fora, afirma o artigo publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciências (PNAS). (,,,) segue
Fonte : R7 Notícia -Tecnologia e Ciência
Equipamento inédito está sendo desenvolvido na PUC de Minas Gerais
Pesquisadores da PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) estão desenvolvendo um aparelho que mede o nível de açúcar no sangue sem a necessidade de o paciente furar o dedo. A técnica promete ajudar as pessoas que precisam conferir o nível de glicemia por até três vezes ao dia. Atualmente, essa medição é feita com a incômoda picadinha no dedo.
O aparelho está sendo desenvolvido por professores e alunos do curso de Engenharia Eletrônica da universidade. De acordo com o professor Flávio Maurício de Souza, o equipamento é capaz de medir sinais do organismo que identificam o nível de glicemia no sangue.
- Muitas vezes, o paciente já está hospitalizado e com a saúde debilitada. O grande mérito desse aparelho é evitar a coleta de amostras de sangue nesse paciente.(...) segueEntenda o funcionamento do seu cérebro quando falamos em memória
By Seleções Reader`s DigestAo contrário do que se acreditou por muito tempo, a memória não está localizada numa única área do cérebro. Na verdade, a memória funciona por meio de redes de neurônios que processam e preservam diferentes tipos de informação, amplamente distribuídos entre diversas zonas do cérebro. Tão logo uma informação tem de ser registrada na memória, numerosas conexões são ativadas simultaneamente e uma grande parte do cérebro é envolvida no processamento das lembranças.
Portanto, é incorreto falar em centro de memória. A memorização e a recuperação de informações dependem de diferentes sistemas de memória e de diferentes modalidades sensoriais (auditiva, visual, etc.). Assim, em vez de dizermos que a memória está localizada numa área específica do cérebro, poderíamos dizer que ela está "dispersa" no cérebro.
Como resultado de experimentos científicos e do avanço da tecnologia de imagens do cérebro, agora os cientistas estão começando a entender quais zonas do cérebro tomam parte no processo de memorização. Em resumo: (...) segue
Fonte: Revista Seleções
Reajuste dos medicamentos será a partir do próximo mês
A partir desta sexta-feira (1º), cerca de 24 mil tipos de medicamentos sofrerão reajuste, segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas é possível gastar menos na compra de remédios. A população tem à sua disposição opções de descontos como farmácia popular, genéricos e similares.
Na farmácia popular, os medicamentos podem sair até 90% mais baratos, principalmente os que tratam diabete e hipertensão. Basta levar a receita, CPF e identidade.
Os genéricos são uma oportunidade de obter até 65% de desconto em qualquer farmácia, e os similares são licenciados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e podem ser uma opção. (...) segue
Fonte : R7 -notícias saúde
SÃO PAULO - As reguadas nas mãos e as aulas sentado sozinho, no canto da sala, são algumas das lembranças escolares de Dorival Câmara Leme, de 51 anos. Seus professores nunca conseguiram perceber que ele, em vez de preguiçoso, era disléxico. Essa dificuldade para identificar o transtorno atinge 70% dos profissionais de saúde e educação envolvidos diretamente no diagnóstico do problema, segundo um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Leme só descobriu que tinha dislexia aos 49 anos. O distúrbio compromete a aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração. Em geral, a criança é bastante inteligente, mas seu desempenho escolar é fraco. Até descobrir o transtorno, Leme conta que viveu com a sensação de que tinha "alguma coisa errada" com ele. "Mas não sabia o que era.
Quando descobri que era disléxico foi um alívio saber que eu não era um óvni, um estranho no ninho", brinca ele, que é engenheiro. "Se eu tivesse descoberto antes, acho que teria sido muito bom para a minha autoestima, eu cresceria ainda mais bem resolvido." (...) segue
Fonte : Estadão.com
Passamos uma vida presos, qual pássaros em gaiolas! Medo de amar, de olhar a vida de frente... E, naquele pequeno espaço, cantamos nossas dores e sonhos!
Muitas vezes, as portas de nossas gaiolas se abrem... Mas permanecemos ali, acostumados, encolhidos às nossas vontades e sonhos!
Não tenhamos dúvidas. Na primeira oportunidade, alcemos o vôo dos falcões: calmo, confiante, determinado!
Amemos sem medo, brinquemos um pouco com a vida!
Não tenhamos medo dos rochedos e, sobre eles, estendamos nossas asas corajosas de falcão! Soltemo-nos ao vento e deixemo-nos levar ao sonho!
Como o condor, tentemos enxergar as pequeninas coisas à nossa volta e saibamos apreciá-las, dando um sentido novo às nossas vidas!
Não sejamos passarinhos de gaiola, mas falcões e condores do céu!
A cada dia existe uma renovação constante, e nunca um dia será como o outro... Não há dores eternas, lágrimas eternas, perdas eternas!
Há sorrisos, dias de sol, o abraço dos amigos e filhos e tantos sonhos lindos! Um amor nos espera, para conosco voar, voar... Porque a vida é um recomeçar diário de um vôo! E gaiolas não foram feitas para pássaros...
Pesquisadores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, descobriram que uma classe de droga usada no tratamento da doença de Parkinson aumenta os riscos de desenvolvimento de transtornos do impulso em até 22 % dos pacientes.
Os agonistas da dopamina, que incluem o pramipexol (Mirapex) e ropinirole (Requip), são comumente utilizados para tratar a doença de Parkinson. As drogas estimulam o circuito límbico do cérebro que os pesquisadores acreditam ser o caminho para os comportamentos hedonistas e de recompensa.
Os medicamentos têm sido associados a transtornos de impulsos, tais como controle de jogo patológico, hipersexualidade e comportamentos compulsivos, como compulsão alimentar, os gastos ou o uso do computador.
Os pesquisadores, liderados por Anhar Hassan, revisaram registros de pacientes com doença de Parkinson por um período de dois anos. (...) segue
Veja vídeo no link abaixo:
Fonte : Saúde Net
Descoberta pode ser nova esperança para pessoas com lesões na coluna vertebral ao recuperar as conexões entre as células nervosas ( Comstock Images)
Cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, obtiveram sucesso em uma experiência em que células nervosas de camundongos foram cultivadas em microtubos. O experimento renova a esperança na regeneração de células nervosas danificadas por conta de doenças ou lesões na coluna vertebral, o que poderia fazer com que pessoas com esses problemas voltassem a andar.
Liderados por Madison Yu, os pesquisadores criaram uma estrutura com microtubos de vários tamanhos, pequenos o suficiente para que as células nervosas aderissem a suas paredes. A equipe revestiu, então, os tubos com as células nervosas e depois observou a reação. (...) segue
Fonte : Veja.com - Saúde/pesquisa
As medicinas alternativas têm alguma influência no aumento da eficácia da medicação e no atrasar de sintomas mais incapacitantes.
O stress exacerba a doença de Parkinson, pelo que a meditação e outras terapias de relaxamento podem ajudar. Combinar a meditação com ioga ou t’ai chi também pode melhorar o controle muscular.
Os investigadores revelaram que a terapia pela música pode ajudar alguns doentes a melhorarem a marcha. Não se sabe exactamente como funciona, mas há algumas provas de que a música pode afectar a função nervosa cerebral. (...) segue
Fonte : Vida de Qualidade
Os anjos não têm sexo,
Por isso, despiu-se de todas as convenções.
Esperou pela chuva, dali…
Do seu parapeito de vigília,
é dali que ele vê o mundo, mas está cansado …
Está cansado, do mundo cinzento, mergulhou em si
e deixou que a chuva lhe lave a alma e o espírito.
Vai desistir?
Não, ficou só por ali a meditar a retemperar as forças ,
pois continua de asas alerta e não se descalçou,
dentro em breve está pronto para voar ,
pois até um anjo tem que ter o seu momento.
Por isso não desesperem, tenham paciência,
tende fé, ele não se esquece de ninguém.
Olivia Marinho
AMIGO
Amigo é aquele que não tem rosto, tem sentimento...
Amigo é aquele que não tem raça, tem coração...
Amigo é aquele que não tem preconceito e, sim, mãos estendidas...
Amigo é aquele que chora sorrindo na lágrima de nossa alegria...
Amigo é aquele que não tem hora pois toda hora é hora...
Amigo é aquele que comemora, mesmo por dentro estando triste...
Amigo não tem sorriso, tem expressão...
Amigo é aquele que telefona a você, pois sabe o quanto precisa escutá-lo... Amigo não tem beleza, tem perfeição...
Amigo não é visita, pois é sempre bem-vindo...
Amigo é aquele que não tem palavras, tem o abraço...
Amigo não tem alma, tem elevação...
Amigo não aponta seus defeitos, evidencia suas qualidades...
Amigo é aquele que nunca o esquece e sempre se alegra ao vê-lo... Amigo sempre lhe dá seu ombro [amigo] mesmo estando precisando de um...
Amigo é também o virtual que fica teclando com você...
Amigo virtual não vê a hora passar enquanto não o vê sorrindo... Amigo virtual sempre lhe manda um e-mail mesmo estando com pressa e atrasado...
Amigo virtual é aquele que vai mandar esta mensagem para você... Amigo é sempre amigo... Real, Virtual... Amigo é você!!!
GUILHERME GENESTRETI
DE SÃO PAULO
Mapeamento mundial sobre transtorno bipolar mostra que menos da metade dos doentes recebe tratamento.
Bipolar pode ter problemas com drogas e álcool
A pesquisa avaliou mais de 60 mil pessoas em 11 países como Brasil, EUA e China, das quais 2,4% apresentavam o transtorno. O resultado foi publicado no "Archives of General Psychiatry".
Os pesquisadores escolheram amostras aleatórias em suas regiões e fizeram entrevistas com base em critérios da Organização Mundial da Saúde para o diagnóstico.
O transtorno bipolar é caracterizado por oscilações de humor entre euforia (ou mania) e depressão. Pode causar irritabilidade, agressividade e ideias suicidas.
BRASIL
Apesar da gravidade dos sintomas, só 42,7% das pessoas diagnosticadas no mapeamento estavam sendo tratadas por um especialista. No grupo de países que incluía o Brasil, esse índice era ainda menor: 33,9%.
"A pessoa não tem acesso ao sistema de saúde, ou acha que os sintomas são resultado do uso de drogas", diz a psiquiatra Laura Helena de Andrade, coordenadora de epidemiologia do Instituto de Psiquiatria da USP e responsável pela coleta de dados na Grande São Paulo.
Segundo ela, é comum um bipolar receber diagnóstico de depressão, porque a manifestação de euforia pode ser mais leve. "E é muito mais comum a pessoa só ir buscar tratar a depressão, porque ela incomoda mais. Mas, se o médico ministrar antidepressivos, pode desencadear episódios de mania, com aumento da irritabilidade", diz.
Segundo o estudo, esse transtorno é mais incapacitante do que cada um dos tipos de câncer, e mais até que Alzheimer. Bipolares sofrem por mais anos com os prejuízos do transtorno, em comparação aos outros doentes.(...) segue
Fonte : Folha.com - Equilíobrio e Saúde
Tadeu Meniconi Do G1, em São Paulo
Estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico estão apresentando nesta semana, em São Paulo, projetos de ciência e tecnologia que desenvolveram em suas escolas. A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela USP, é a maior do país. Esta edição conta com 301 projetos de 670 estudantes de todo o país – e um da Colômbia.
O principal objetivo da feira é incentivar a ciência desde cedo e estimular os jovens a seguir carreira científica. Contudo, mostra resultados práticos com projetos que revelam a criatividade dos alunos e professores que os conduzem.
Em geral, os projetos selecionados apontam soluções de baixo custo, tendo em vista o cuidado com o meio ambiente e a acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, entre outros temas. (...) segue
Fonte : G1 - Ciência e Saúde
JULIANA VINES
DE SÃO PAULO
O excesso de informações confunde o cérebro e dificulta a memorização, comprovaram pesquisadores das universidades Stanford e Yale, nos EUA.
Lembretes e tecnologia ajudam a ampliar capacidade de memória
"Descobrimos que a concorrência entre lembranças resulta em memória pior", disse à Folha o psicólogo Brice Kuhl, pesquisador de Yale e principal autor do trabalho.
Diariamente e o tempo todo, o cérebro é exposto a toneladas de informações. Umas são mais lembradas do que outras.
Pesquisa mostra de que forma o estresse desregula a defesa do corpo
O estresse é capaz de modificar o equilíbrio das bactérias que vivem no intestino humano e, com isso, diminuir a defesa do organismo. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista científica Brain, Behavior and Immunity.
De acordo com Michael Bailey, pesquisador da Universidade Estadual de Ohio e coordenador do estudo, a exposição ao estresse modifica a composição, a diversidade e o número dos microorganismos naturais do intestino.
- Essas bactérias afetam a função imunológica (defesa do organismo), o que ajuda a explicar porque o estresse desregula a resposta imunológica.
O que ocorre, segundo Bailey, é que as comunidades de bactérias no intestino se tornam menos diversificadas, abrindo espaço para os microorganismos prejudiciais à saúde.
De acordo com Bailey, ao utilizar antibióticos, o paciente reduz o número de bactérias no organismo. Nessa situação, o estudo mostrou que os efeitos do estresse sobre a imunidade são bloqueados.
- A pesquisa indica que, além do estresse modificar os níveis de bactérias, essas alterações atingem nossa imunidade.
Daniela Golfieri São José do Rio Preto, SP
O problema é na cabeça, mas é da boca que é retirada uma amostra de saliva do paciente. O material, enviado para análise nos Estados Unidos, indica se o paciente tem risco baixo ou alto de ficar careca.
“O paciente pode iniciar o tratamento precocemente e pode evitar alguns riscos que normalmente geram a queda de cabelo, como uso de boné constante, que muitos adolescentes usam, usar gel, usar cremes no cabelo”, alerta Carlos Roberto Antonio, dermatologista. (...) segue
Veja o vídeo no link abaixo:
Fonte : Jornal Hoje da Globo
ORAÇÃO DA MANHÃ
Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.
Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente; ver além das aparências teus filhos como tu mesmo os vê, e assim não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos os que se aproximarem de mim sintam tua presença.
Reveste-me de tua beleza , Senhor, e que no decurso deste dia, eu te revele a todos.
Do tremor á Deus
Que tremor é este
que afeta todo o meu corpo
paralisando-o por inteiro?
Que me deixa abatido,deprimido,
impotente, mas consciente?
Que doença é esta
que não me faz perder a razão
mas subtrai-me a ação?
Que me causa ansiedade,
rigidez, desequilíbrio e dor?
Que doença é essa
que jogou no chão
a minha prepotência,
fazendo-me entender
que não sou dono de nada,
nem mesmo das minhas vontades?
Que me fez compreender
que o corpo no qual meu espírito vive
é emprestado por Deus
para que eu possa evoluir.
Que doença danada!
Faz-me reavaliar,
todos os meus conceitos
materiais e espirituais.
Mostrando-me que somente
nas adversidades da vida,
procuramos ficar mais perto de Deus.
Que força estranha é esta
que me carrega e me conduz?
Que luz é esta que me ilumina
e me dá a sabedoria para seguir em frente?
Que energia é esta que invade meu corpo
me faz ser forte, nunca desistir de lutar?
Que força é esta que me levanta,
não me deixa desesperar
e me dá o equilíbrio emocional
para cumprir a minha jornada?
A doença é Parkinson.
A força, a energia, a luz é Deus.
Gê Pierre
A Brain Awareness Week (Semana da Consciência do Cérebro) promovida pela Dana Foundation é uma campanha global para aumentar a consciência da população sobre o progresso e benefício das pesquisas sobre o cérebro.
É uma demonstração da importância do tema para o cotidiano das pessoas e um grande estímulo para que todos cuidem bem do seu cérebro. Todo ano no mês de março, diversas organizações ao redor do mundo, inclusive no Brasil, unem esforços durante uma semana inteira para celebrar o cérebro.
Durante essa semana, que neste ano começou no dia 14 de março e segue até o dia 20, parceiros da campanha, como o Cérebro Melhor, organizam eventos e atividades para educar pessoas de todas as idades sobre o cérebro e estimular mais pesquisas.
Essas atividades incluem visitação a laboratórios de neurociência, exposições em museus, palestras, quiosques em shoppings, bibliotecas e centros comunitários, e debates em salas de aula.
Como já salientamos em artigos anteriores, é importante que todos conheçam alguns fatos sobre o cérebro: (...) segue
Fonte : Cérebro Melhor
Hospitais beneficiados com a medida deverão oferecer cotas de exames para o SUS