Dez recomendações extraidas de painel europeu sobre Parkinson
1 Os tratamentos da DP devem oferecer um controle mais confiável e previsível dos sintomas e devem poder integrar com mais facilidade as vidas diárias dos pacientes.2 Deve haver uma melhor comunicação entre toda equipe sanitária a fim de saber o que importa aos pacientes como indivíduos.
3 Se deve animar aos pacientes que comuniquem suas necessidades e expectativas aos profissionais sanitários.
4 Deve haver uma maior comunicação com as famílias, cônjuges e cuidadores dos pacientes.
5 A complexa natureza da DP deve se mais bem comunicada aos pacientes com DP e ao conjunto da sociedade para garantir um maior conhecimento da enfermidade.
6 Os profissionais sanitários devem conhecer melhor os sintomas não motores da DP.
7 Deve haver uma abordagem multidisciplinar do tratamento da DP com uma integração estreita dos profissionais sanitários nos planos terapêuticos dos pacientes.
8 As enfermeiras devem assumir uma maior importância ajudando os pacientes a explorar suas necessidades individuais.
9 Se deve tratar os pacientes como indivíduos, não só quando se consideram os regimes terapêuticos, mas também quando se analisam suas necessidades ideais de estilo de vida e suas expectativas para viver com a DP.
10 Os grupos de apoio de pacientes e outras organizações afins devem oferecer informação clara e acessível aos pacientes e suas famílias.
Extraido de epda.eu.com. Traduzido do espanhol por Hugo em 02/09/2008.
Um comentário:
Amigo Hugo,
Sabias recomendações, como cuidador sei como é importante estarmos atentos as variantes do tratamento, tudo é importante.
A família tem papel preponderante neste aspecto e deve estar informada das limitações. Apenas devemos ter muito cuidado com os cuidadores diretos (enfermeiras) procuro valorizar e destacar seu papel dentro do tratamento.
Depois de muitos anos consegui formar uma equipe confiável, mas mesmo assim estou sempre atento, conferindo e verificando, como não posso estar presente 24 hs o jeito foi instalar câmeras de observação.
Os próximos temas do Chat irão destacar tudo isso.
Obrigado pela matéria.
Um abraço
Postar um comentário