Visualizações de página do mês passado

sábado, 12 de setembro de 2009

Envelhecimento e Nutrição

A melhor conduta “anti-envelhecimento” é a nutricional -

O processo do envelhecimento e como desacelera-lo tem sido frequente assunto nas imprensas leigas e científicas.Apesar de décadas de pesquisas, até agora, os cientistas não tem uma clara resposta do porque as pessoas envelhecerem.


De qualquer forma, a melhor maneira de “adiar” o envelhecimento em animais experimentais é com a restrição dietética, isto é, reduzindo o número de calorias na dieta sem diminuir a ingestão de nutrientes essenciais.Numerosos estudos mostram que a restrição calórica pode retardar a deterioração funcional assim como o aparecimento de processos degenerativos relacionados ao envelhecimento.


Recente pesquisa sugere que o efeito “anti-envelhecimento” da restrição alimentar é atribuído à redução do dano oxidativo às células e tecidos.Em outras palavras, reduzindo-se o número de calorias na dieta, consegue-se diminuir a formação dos radicais livres e seu potencial destrutivo sobre as células.


Sabemos que, apesar do oxigenio ser essencial à vida, pode também ser nocivo ao organismo atavés da formação de radicais fortemente reativos.Há grande evidências de que o dano oxidativo é um dos principais fatores causadores do envelhecimento.Sendo este o argumento, inibindo-se esse dano, imagina-se uma desaceleração no processo de envelhecer.Há, ainda, grandes evidências de que o uso de certos nutrientes ,tais como vit. E e C,carotenóides e selenio podem ajudar no controle desse processo prolongando a vida além de auxiliar na melhora da qualidade de vida.


Como continuamos na busca do “elixir da longa vida”, talvez devessemos atentar mais para o elixir que sempre esteve ao nosso alcance: frutas, verduras, legumes e cereais integrais.Uma dieta contendo esses elementos diàriamente é pobre em calorias e rica em nutrientes anti-oxidantes,podendo mostrar-se eficaz no processo anti-envelhecimento.


Fonte : Site Dr.Sérgio Vaisman

Nenhum comentário: