Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Um Especial Sobre Remédios Caseiros

Por Claudia Rodrigues

Lembra daquela colher de mel que a sua avó lhe dava para acalmar a tosse? Com alguns ingredientes simples do armário da cozinha, ela conseguia preparar remedinhos eficazes para todo tipo de indisposição, não é verdade?

E a maioria dos brasileiros – estima-se que 70% da população – ainda recorre a fórmulas de família. Isso não quer dizer que essas substâncias naturais deixem de ter efeitos colaterais, por isso tome cuidado ao usá-las e escolha o remédio tradicional adequado. Até a Organização Mundial da Saúde estimula a integração dos tratamentos tradicionais à medicina convencional, desde que sua eficácia e segurança sejam comprovadas. Eis o que aprendemos com alguns médicos que costumam complementar suas receitas com tratamentos caseiros:
Resfriados, tosse e congestão nasal

Para quem vive resfriado, o Dr. Geraldo Agusto Gomes, otorrinolaringologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, indica um chá de limão, mel e gengibre. “Já foi constatado cientificamente que soluções feitas com esses componentes associados causam alívio significativo dos sintomas”, afirma. O suco de limão, rico em vitamina C, estimula o sistema imunológico. Mas o Dr. Geraldo adverte que crianças com menos de 2 anos, pessoas com mais de 65, portadores de HIV ou aqueles que sofrem de doenças pulmonares crônicas ou cardiopatias não devem fazer uso de remédios caseiros sem orientação médica prévia.

“O tomate, assim como a laranja, é rico em vitamina C”, diz a nutricionista Marina Poletti Romano, da Associação Brasileira de Nutrição. “Tomar suco de um ou de outro ajuda no fortalecimento da imunidade. A vitamina C é um importante micronutriente; ela atua como antioxidante e reduz a suscetibilidade a infecções.” E fazer uma infusão com folhas de manjericão santo também funciona contra resfriados e gripes, além de combater a febre. Este chá tem ação anti-inflamatória e propriedades antialérgicas, que combatem a asma também. “Coloque as folhas na água fervida e abafe por 15 minutos”, explica ela. (...) segue

Fonte : Revista Seleções

Nenhum comentário: