Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 5 de março de 2010

Conheça nove problemas de saúde ‘exclusivos’ das mulheres

Gravidez e menopausa exigem atenção redobrada.
Câncer de mama afeta dezenas de milhares de pessoas.

Iberê Thenório Do G1, em São Paulo

A gravidez, a menopausa e a existência de órgãos especializados para a reprodução, como as mamas e o ovário, fazem com que as mulheres tenham problemas de saúde que só ocorrem com elas. Essas doenças são tão comuns e importantes na vida que alguns estados têm hospitais exclusivos para a saúde da mulher, com o Pérola Byington, em São Paulo.

O G1 conversou com médicos especializados em complicações de saúde femininas e elaborou uma lista com nove doenças que toda mulher precisa conhecer. Confira, abaixo, como elas ocorrem e o que fazer para preveni-las.

Foto: Femama/Divulgação

A mamografia, um tipo especial de radiografia, é o exame mais importante para a prevenção do câncer de mama e deve sei feito a partir dos 40 anos (Foto: Femama/Divulgação)

Câncer de mama
Das doenças ligadas à mulher, o câncer de mama é o que mais mata. Em 2010, o Instituto do Câncer estima que 49.240 brasileiras tenham esse problema, das quais 12 mil tendem a morrer por causa da doença.

Saiba mais sobre a ocorrência do câncer de mama no Brasil

“A mamografia [um tipo especial de raio X] é o exame mais importante, que descobre o câncer mais cedo”, explica o médico Luiz Henrique Gebrim, diretor do Hospital Pérola Byington (São Paulo), instituição especializada em saúde da mulher. O exame, oferecido gratuitamente pela rede pública, deve ser feito a partir dos 40 anos. (...) segue

Fonte : G1 - globo.com

Um comentário:

Baldoino disse...

Dia 08 de março Dia Internacional da Mulher.

A essas grandes e valorosas guerreiras, esteio e sustentação das nossas famílias a homenagem do nosso blog.

Salve! Salve! A mulher Brasileira.