Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 8 de março de 2010

Primeiro contato

Parkinson é uma doença degenerativa que acarreta problemas físicos, principalmente motores. Por vezes, surgem também problemas psicológicos.

Normalmente, a doença tem incidência em uma parcela da população com idade superior a sessenta anos, embora existam casos de pessoas mais jovens portadoras da sua sintomatologia.

A atuação persistente e meticulosa de profissionais da área da saúde viabiliza o fortalecimento dos músculos, bem como a coordenação motora e o equilíbrio dos pacientes, que são capazes de visualizar uma melhora efetiva no seu quadro clínico.

Essas informações, embora importantes, não parecem novidade.

Isso porque um dos principais componentes do tratamento dos portadores de Parkinson nem sempre é localizado nas estantes das farmácias ou nos receituários médicos. Falo da solidariedade.

Trata-se de um ingrediente que, embora não raro, é extremamente precioso e de difícil armazenamento. Uma vez empregado, no entanto, dissemina-se mais facilmente, graças aos sentimentos despertados em cada pessoa que lida direta ou indiretamente com esse problema.

Sendo inquestionável a importância da humanização do tratamento destinado ao Parkinsoniano, o Grupo Lótus (www.grupolotus.org.br), ao lado da Associação Brasil Parkinson, reforçando valores de solidariedade, busca a inserção social do portador de Parkinson, quer seja por meio do oferecimento de oficinas que propiciam, paralelamente aos cuidados de saúde, momentos de interação de grupos, quer seja por meio do simples bate-papo, da troca de experiências ou de informações relativas à doença, ao preconceito, às dificuldades, às metas atingidas ou, simplesmente, às diferentes visões de mundo.

Colocamo-nos, assim, à disposição para o compartilhamento das experiências de cada um de vocês, ou melhor, de cada um de NÓS, que somos igualmente seres humanos, merecedores de respeito e de uma vida digna, sadia, plena e feliz.

E obrigada à família da Associação Brasil Parkinson por nos receber de braços abertos, abrindo caminhos para um diálogo sem fronteiras na questão do Parkinson.

Danielle Barbosa.

2 comentários:

Baldoino disse...

Danielle/Grupo Lótus, boa tarde,
Sejam bem vindos a nossa comunidade.
Estamos juntando forças para consolidarmos nossos direitos, uma cruzada teve início com o nosso primeiro encontro virtual com a reunião de varias associações do nosso Brasil, muitas idéias estão surgindo é muito importante estarmos TODOS NO MESMO BARCO, pois sabemos que a união faz a força e uma andorinha só não faz verão.

Contamos com vcs nessa jornada.

Grupo Lótus - Associação Parkinson da Baixada Santista disse...

Perfeitamente.
E certamente nosso barco fará uma viagem longa e muito bem sucedida.