Visualizações de página do mês passado

sábado, 3 de julho de 2010

Parkinson: diagóstico, tratamento, cuidados. [PARTE10]



VII -1-
NUTRICIONISTA


Sobre a dieta alimentar o neurologista Dr. José Renato Guimarães Grisolia assim comenta: "Em fases iniciais não há restrições (a não ser que tenha outras patologias como diabete, hipertensão), mas nas fases mais avançadas é necessário uma adaptação, devido a dificuldade de deglutição que ocorre (necessitando de alimentos mais líquidos e/ou pastosos)".

Dieta Alimentar

A alimentação é uma das maiores preocupações dos familiares do doente de DP. Há uma grande procura por informações por parte dos familiares quando a qualidade e a quantidade dos alimentos que podem ser consumidos pelos pacientes.

A nutrição humana tem muitos componentes. Os macronutrientes são as proteínas,os carboidratos e as gorduras. Os micronutrientes são todos os demais componentes, inclusive vitaminas, minerais e eletrólitos (sódio, potássio, ácido básico, cálcio, magnésio, fósforo); oligoelementos (ferro, iodo, zinco, selênio, cobre, flúor, cobalto, cromo, manganês, molibdênio). Todos eles são vitais, sendo assim a ausência de qualquer um dos nutrientes será prejudicial e pode até mesmo causar grandes problemas.

Alguns estudos tentam mostrar a função antioxidante da vitamina C para diminuir da progressão da doença de Parkinson. Porém, a eficácia deste tratamento ainda não foi comprovada. A vitamina C pode ser encontrada nas frutas cítricas.

Outra vitamina que também possui função antioxidante é a vitamina E sendo que sua carência provoca efeito negativo na formação dos vasos sangüíneos e sistema cardiovascular. Ela é encontrada em óleos vegetais de soja, girassol, milho, azeite de oliva, gema de ovo, fígado, frutas como avelã, castanhas, nozes e amendoim.

A vitamina D tem como principal função à absorção do cálcio, sendo essencial na formação da estrutura óssea. Encontramos vitamina D na gema de ovo, fígado, leite integral. O sol é outra ótima fonte de vitamina D, por que converte em forma ativa de vitamina na pele. A orientação médica é para que paciente de Parkinson tome sol diariamente, por pelo menos 20 minutos, pela parte da manhã até as 10 horas ou à tarde, depois das 16 horas.

As vitaminas do complexo B. B1, B2,B6 e B12 são encontradas em alimentos de origem animal, cereais integrais, leguminosas, hortaliças. A função dessas vitaminas é de regular a coagulação sangüínea e sua carência provoca hemorragias. Com relação á vitaminaB6 chamada de Piridoxina participa da conversão da levadopa em dopamina antes que ela chegue ao cérebro. Por isso quando a levadopa é administrada ao doente, não deve ser prescrito suplemento de vitamina B6, pois o efeito do medicamento vai se perder.

As proteínas são materiais de construção da estrutura corpórea, ou seja, formam os ossos, músculos, pele e o cérebro. São responsáveis também pelo nosso código genético,basicamente somos feitos de proteínas. As fontes de proteínas mais conhecidas são as carnes, peixes, ovos, leite e queijo. As melhores fontes vegetais são as leguminosas como feijão, amendoim, ervilhas e derivados de soja.

Um fato muito crítico é a questão da ingestão da proteína na alimentação do portador da DP. A proteína e a medicação do levadopa são absorvidas no mesmo lugar e ao mesmo tempo. Se as duas estão juntas, uma prejudica a outra. Entram em competição e quem sai perdendo e geralmente é a levadopa, que acaba não produzindo o efeito terapêutico desejado. Por esse motivo é aconselhável a ingestão do medicamento em horários distanciados da alimentação.

Fonte:
proavirtualg15/equipe multidisciplinar

Nenhum comentário: