Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pesquisadores transformam pele humana em células do fígado

Cientista diz que tecnologia contorna questões éticas criadas pelo uso de células embrionárias

Cientistas britânicos criaram células do fígado em laboratório, pela primeira vez, a partir da reprogramação de células-tronco retiradas da pele humana, abrindo caminho para possíveis novos tratamentos para doenças hepáticas.

Veja também:

link Casa Branca vai insistir para liberar financiamento de células-tronco

Pesquisadores da Universidade Cambridge descrevem seus resultados no periódico Journal of Clinical Investigation, e dizem que sua descoberta pode evitar os problemas éticos trazidos por células-tronco extraídas de embriões humanos.

"Esta tecnologia contorna a necessidade de usar embriões", disse Tamir Rashid, do laboratório de medicina regenerativa de Cambridge. "As células criadas são tão boas quanto seriam se tivéssemos usado células-tronco embrionárias".

Para realizar o estudo, a equipe de Rashid retirou amostras da pele de sete pacientes que sofrem de problemas hepáticos hereditários, e de três pessoas saudáveis.

Eles reprogramaram as células da pele para criar células-tronco de pluripotência induzida (iPS), que então foram programadas para gerar células hepáticas que imitavam as doenças dos pacientes de quem haviam sido extraídas.

A mesma técnica foi usada para criar células hepáticas saudáveis a partir da pele dos voluntários sem doença do fígado.

Nenhum comentário: