Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Informação...


UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA INAUGURA NOVOS LABORATÓRIOS

A Universidade Estadual da Paraíba inaugurou, na manhã desta segunda-feira (22), nas dependências do Departamento de Fisioterapia, situado no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, dois laboratórios, sendo um destinado à pesquisa e outro de caráter multifuncional.

[Saiba mais...]

Fonte:
ClickPB


DANÇA PODE PREVENIR E AUXILIAR NO TRATAMENTO DE DOENÇAS FÍSICAS E PSICOLÓGICAS

Movimentar o corpo ao som de uma música não é prerrogativa dos jovens, nem dos bailarinos profissionais.

Movimentar o corpo ao som de uma música não é prerrogativa dos jovens, nem dos bailarinos profissionais. Cada corpo possui sua própria dança. E os gestos e ritmos cardíaco e biológico são um exemplo disso. Quando esses movimentos são orientados por meio de uma técnica denominada Dança Movimento Terapia (DMT), eles promovem a integração física, emocional, cognitiva e social, e ainda podem auxiliar no tratamento e prevenção da ansiedade, fibromialgia, depressão, estresse, distúrbios alimentares, mal de Parkinson e até câncer. Entre os idosos, ela também aprimora as funções físicas e cognitivas.


[Saiba mais...]
Fonte: Expresso MT, a notícia em primeira mão


FISIOTERAPIA DA UNIVIÇOSA ESTUDA MAL DE PARKINSON

Os sintomas do Parkinson variam de pessoa para pessoa e têm início de modo quase imperceptível, progredindo lentamente. O sintoma mais conhecido é o tremor nas mãos, quando estas estão em repouso. Em geral, quando a pessoa inicia um movimento, o tremor desaparece. Podem ocorrer tremores também nos pés, queixo e mandíbula. O simples ato de segurar objetos ou ler jornais pode ser uma atividade árdua. Outros sintomas são cansaço ou mal-estar no fim do dia, rigidez muscular, lentidão de movimentos, alteração de postura e distúrbios do equilíbrio. A rigidez dos músculos da face pode ocasionar inexpressividade do rosto, que fica sem vida, além de alterações na fala.

[Saiba mais...]

Fonte: FACISA Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - UNIVIÇOSA União de Ensino Superior de Viçosa


PESQUISA FEITA NA USP INDICA QUE O MAL DE PARKINSON PODE NÃO SE INICIAR NO CÉREBRO

Causas do Mal de Parkinson

As causas da doença de Parkinson ainda não são completamente conhecidas. Sabe-se que essa desordem degenerativa é caracterizada pela disfunção dos neurônios secretores do hormônio dopamina.

A desregulação desse mediador químico, importante para a atividade normal do cérebro, afeta regiões cerebrais responsáveis pelo controle muscular, provocando tremores, rigidez nos músculos e diminuição de mobilidade.

Novos estudos têm indicado também a associação da doença com problemas no coração, como se viu no 18th WFN World Congress on Parkinson's Disease and Related Disorders, realizado em Miami, nos Estados Unidos, em dezembro último.

[Saiba mais...]
Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário: