Visualizações de página do mês passado

domingo, 29 de maio de 2011

PELA SUA LUTA CONTRA PARKINSON...


 Michael J. Fox recebeu a condecoração máxima do governo canadiano

28.05.2011 -  Por PÚBLICO

O actor canadiano, que há muito tempo se retirou das luzes da ribalta, recebeu na sexta-feira a Ordem do Canadá, a condecoração máxima do país, em reconhecimento pela sua luta contra a doença de Parkinson.

Michael J. Fox, de 49 anos, protagonista de filmes como “O Regresso ao Futuro”, anunciou que sofria de Parkinson no início da década de 90 e desde então abandonou a representação, fazendo apenas pequenas colaborações. Na altura, o actor explicou que a doença não o deixava concentrar-se nem responder da forma ideal aos papeis que tinha de representar na televisão e no cinema e por isso a opção certa era abandonar essa carreira.

No entanto, o actor aproveitou o facto de ser uma cara conhecida de Hollywood para lutar contra a doença e angariar dinheiro para a investigação na área, através da sua fundação, a Fundação Michael J. Fox

À CTV TV, o actor mostrou-se muito surpreendido e honrado com esta distinção, recordando que nos últimos dez anos a sua fundação conseguiu arrecadar 225 milhões de dólares (cerca de 157 milhões de euros).

Michael J. Fox que nasceu e viveu no Canadá até se mudara para os Estados Unidos para prosseguir com a sua carreira artística, também participou na série cómica “Quem sai aos Seus”, exibida na televisão portuguesa, e pela qual ganhou um Globo de Ouro e três Emmys.

A doença de Parkinson é uma perturbação degenerativa e lentamente progressiva do sistema nervoso que se caracteriza por tremor em repouso, lentidão na iniciação de movimentos e rigidez muscular.

Leia mais [UOL]

Michael J. Fox posa para foto com o chefe de Estado titular do Canadá, David Johnston.

Michael J. Fox interpreta advogado em que sofre de doença neurológica em "The Good Wife".

Nenhum comentário: