Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 5 de junho de 2012

Vacina para mal de Parkinson já está em fase de testes | Jornal Agora MS

Empresa austríaca quer desenvolver tratamento de imunologia para a doença.
A Affiris, empresa austríaca de biotecnologia, divulgou nesta terça-feira, 5, um comunicado anunciando os primeiros testes em pacientes de uma vacina para o mal de Parkinson. A iniciativa é um “pioneirismo mundial”, destacou a companhia na nota em que revela o estudo clínico, de acordo com a agência de notícias AFP.
A vacina, chamada PDO1A, ataca a proteína alfa-sinucleína, que desempenha uma papel importante no desenvolvimento da doença. A vacina deve “educar o sistema imunológico a gerar anticorpos que combaterão a proteína”, explica a empresa. “A vacina oferece pela primeira vez a perspectiva de um tratamento para as causas do mal de Parkinson”, e não só seus sintomas, completa a nota.
Segundo os estudo atuias, o mal de Parkinson é causado por depósitos de alfa-sinucleína no cérebro de forma patológica. A eventual redução dessas reservas pode ter efeitos benéficos, que impediriam o desenvolvimento da doença. “É a imunoterapia aplicada ao tratamento de Parkinson”, afirmou o diretor-geral da empresa, Walter Schmidt, citado no comunicado.

Fonte :  : Vacina para mal de Parkinson já está em fase de testes | Jornal Agora MS

2 comentários:

Unknown disse...

É preciso saber se essa noticia procede,(fundamentada cientificamente)) ultimamente estamos sendo bombardeados com noticias para vender, mas sem nenhum amparo da ciência ou das revistas credenciadas. Estou tentando rastrear lá fora com amigos que participam efetivamente das pesquisas para juntarmos opiniões.
Por tratar-se de vacina isso se aplica como prevenção, a cura estamos esperançosos que chegue num futuro próximo.

Unknown disse...

caro Baldoino,
Isso ainda nao eh a cura, mas um protocolo experimental para ver se a vacina funciona, eh o que chamamos de "clinical trial" e consiste em 3 fases:

1-toxicidade (feita em poucos pacientes, procura as melhores dose/repostas, e avalia a toxicidade no organismo humano)
2-eficicacia (testa-se em dois grupos: alguns pacientes recebem a vacina e outros placebo). O teste eh cego.
3-validacao (repete-se os testes usando um numero grande de pacientes com diversos backgrounds geneticos).

Nao tive tempo de procurar na literatura por trabalhos cientificos dessa empresa, mas acredito que se estao testando em humanos eh porque a fase pre-clinica (em animais) surtiu algum efeito.
Minha cautela vai para o fato de que a alfa-sinucleina ainda nao eh completamente vista como a "causa" de alguns casos de Parkinson, mas pode ser "consequencia" de um processo. Se for isso, a vacina pode nao funcionar.
Abs,
Alysson

Alysson R. Muotri, Ph.D.
Assistant Professor
University of California San Diego
UCSD Stem Cell Program
School of Medicine
Dept. Pediatrics/Rady Children's Hospital
Dept. Cellular & Molecular Medicine
2880 Torrey Pines Scenic Road - Sanford Consortium, Room 3005
La Jolla CA 92093-0695