Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

RUN FOR PARKINSON'S – BRASIL


Run for Parkinson's – Brasil          Facebook          Website 


Encontrei este relato hoje no Facebook:
“Pequenas histórias
Senhor Antônio vende côco na praia, pela fustigada pelo sol, aparenta mais idade do que realmente tem. Seu braço esquerdo junto ao corpo, quase imóvel, empresta-lhe um ar sombrio e incômodo. Quando se movimenta, o braço teima em ficar quieto. ao pegar o facão, o braço treme e teima em não lhe emprestar a serventia necessária ao ofício. No silêncio, na observação, volto-me as reflexões de uma parkinsoniana que medicada, instruída vivencio os sintomas e aprendo a me adaptar as minhas dificuldades, me encontro em uma posição confortável. Ao conversar com ele, descubro que ele não está diagnosticado, mesmo acompanhado por clínicos. Os problemas de sono, depressão, cansaço e isolamento pesam sobre seus ombros e ele continua sem saber o que está acontecendo...
Até quando???”

Meu comentário:
Eu mesma, tendo condições de ser atendida por um sistema de saúde particular além do público, esperei por dois anos, consultando além de neurologistas, outras especialidades médicas, para ter um diagnóstico correto. Ainda hoje conheço neurologistas clínicos que são sabem bem como tratar a DP. Uma médica que consultei ano passado falou muito friamente: - “Parkinson? não há nada a ser feito. É daqui pra pior”.
Mas sempre estou buscando informação e já consegui um grande passo, (à espera da cura que não tarde demais), ao menos estou estabilizada. Sei que sem recursos não há mesmo muito a ser feito. Orientação é fundamental.
O tratamento da DP não é só medicamentoso. Exige sim acompanhamento em outras áreas como prioridade à fisioterapia e nutrição. Mas não dá para descartar o acompanhamento psicológico, principalmente no início, logo após o diagnóstico, (que não raro nos cai como uma bomba).
A depressão, que para a maioria dos diagnosticados acontece, deve ser tratada logo no início. Ao paciente parkinsoniano deve ser dadas informação, orientação e condição para encaminhar sua vida a partir do diagnóstico.
Eu infelizmente não tive nada disso no início. Penei um bocado até compreender a dinâmica desta doença e suas implicações. Hoje, vencida a depressão, sinto que estou bem estruturada, e a DP não tem mais o peso de antes. Sinto que com exercícios físicos diários e dieta mais bem cuidada estou fisicamente mais disposta que no início.
Mais que preciso é precioso dizer que aprendi a conviver com o Parkinson muito mais "virtualmente", com a vivência e experiências de amigos dos blogs, chats e face, que nos próprios consultórios médicos.
E relembrando o que aprendi com minha convivência com Sr. Parkinson: - "Ele é só um vizinho chato que um dia fará suas malas e irá embora... NOSSO CORPPO TEM PARKINSON, NOSSA ALMA NÃO".

Abraços fraternos, *TT


Nenhum comentário: